Existem duas épocas de avaliação de conhecimentos: a época normal e a época de recurso.

A avaliação na época normal é composta pela avaliação ao longo do semestre, que consiste na resposta a questões breves em espaço de aula e na realização de um teste intercalar, e pelo exame de época normal.

Ao longo do semestre existirão 4 oportunidades de resposta a questões breves para cada turno teórico/prático. Cada questão será apresentada de surpresa, durante uma aula teórica ou prática, com um tempo máximo de 15 minutos para resposta.

O teste intercalar realiza-se na semana de 2 a 6 de Novembro (data exata a anunciar) e tem uma duração de 1 hora e 30 minutos.

A realização do teste intercalar é obrigatória para ter acesso ao exame da época normal e, portanto, poder obter aprovação à unidade curricular de Microeconomia I nesta época. Cumprindo-se este requisito, a classificação final obtida na época normal é a melhor das duas seguintes:

1.     Média ponderada das 3 melhores notas obtidas nas questões breves (com ponderação total de 20%), da nota obtida no teste intercalar (com ponderação de 30%) e no exame de época normal (com ponderação de 50%). No caso de serem realizadas menos do que 3 questões breves, atribui-se a classificação de 0 valores a cada questão não realizada.

2. Média ponderada da nota obtida no teste intercalar (com ponderação de 50%) e no exame de época normal (com ponderação de 50%).

A avaliação na época de recurso considera a classificação da componente de avaliação ao longo do semestre, bem como a classificação obtida no exame de época de recurso, com os pesos definidos para a época normal, desde que a classificação da avaliação ao longo do semestre beneficie o aluno (isto é, desde que esta seja superior à classificação obtida no exame de época de recurso). Caso contrário, a classificação obtida na época de recurso iguala a classificação obtida no exame de época de recurso. 

Quem obtiver aprovação na época normal, pode ainda fazer o exame da época de recurso para melhoria de nota (é necessário inscrever-se para o exame na Secretaria da Licenciaturas nesse caso, mas não no caso de ainda não ter passado). As nota da componente de avaliação ao longo do semestre, mesmo que as haja, não contam para melhorias.

O que se pode e não pode utilizar nos momentos de avaliação 

Na resposta à questões breves, no teste intercalar e nos exames são autorizadas apenas máquinas de calcular não gráficas. É da responsabilidade de cada estudante trazer uma máquina não gráfica; nenhum estudante poderá utilizar máquina de calcular gráfica, mesmo que não tenha consigo mais nenhuma máquina e que tenha uma máquina gráfica sem nada na memória. Não é permitido qualquer tipo de consulta. Todas as máquinas de calcular gráficas, telemóveis, tablets, e computadores têm de estar desligados e arrumados fora da mesa.

Fraude  

Fraude em qualquer teste ou exame é punível de acordo com o Artigo 12 do RGAC (Regulamento Geral da Avaliação de Conhecimentos), Regulamento Disciplinar da Universidade de Lisboa, e lei geral, nomeadamente o Código dos Direito de Autor e dos Direitos Conexos.