A avaliação da unidade curricular Microeconomia I pode ser efectuada através de dois sistemas: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame final.
A) Avaliação ao longo do semestre

A avaliação ao longo do semestre pressupõe a participação efectiva dos alunos nas aulas, sendo a nota final obtida através da seguinte fórmula:

                
NF = 0.10 * (AP) + 0.30 * (TI) + 0.60 * (TG)

 

 
onde
NF = Nota final ;
 
 
AP = Apreciação da assiduidade e participação nas aulas práticas;
 
 
TI = Nota de um teste individual a realizar pelo aluno no decorrer do semestre;
 
 
TG =Teste global individual, sem recurso a consulta e incidindo sobre toda a matéria, a efectuar na designada Época Normal
 


  Apenas terão acesso à prova de Época Normal os alunos que tenham realizado as componentes AP e TI.

Para obterem nota final positiva, de acordo com a expressão anterior, os alunos não podem ter menos de 8 valores na componente TG. Constitui ainda requisito de participação no regime de avaliação contínua a presença em pelo menos 80% das aulas práticas efectivamente dadas durante o semestre, sendo que nessas aulas é feito registo individual de presenças em cada turma. Não sendo cumprido este requisito de assiduidade, mesmo com aproveitamento em todos os momentos de avaliação ao longo do semestre, o aluno, porque excluído de avaliação contínua, não poderá efectuar o exame da época normal.

A lista com os alunos com a componente de avaliação contínua validada - com a informação se cumpriu o requisito de assiduidade e com a nota das componentes AP e TI será publicada no site da disciplina no final do período de aulas.

 

B) Avaliação por Exame Final

Os alunos que não tenham optado pelo regime de avaliação contínua têm apenas acesso à prova final da designada Época de Recurso . Têm ainda acesso a esta prova os alunos que tenham realizado avaliação contínua mas que não tenham obtido aprovação ou que desejem obter melhoria de nota. Será creditada a estes alunos que façam esta prova a nota das componentes AP e TI da avaliação contínua, nas proporções antes identificadas, desde que essa nota seja superior à nota individual do teste de Época de Recurso.