Sumários
Medição dos efeitos do Investimento Direto do Estrangeiro (IDE): método e principais dificuldades
12 Abril 2016, 20:30 • Maria Paula Fontoura
Vantagens e desvantagens do IDE
Caracterização dos efeitos indiretos
Como captar empiricamente os efeitos indiretos
Principais críticas e dificuldades identificadas na abordagem empírica dos efeitos indiretos do IDE
Obs: material de apoio disponível na secção sobre este tema.
Dificuldades metodológicas na análise empírica-uma reflexão a partir das teorias do comércio internacional
5 Abril 2016, 20:30 • Maria Paula Fontoura
A problemática da escolha do nível de agregação etatística para analisar o fenómeno.
A probemática da escolha do indicador.
A problemática da modelização empírica do fenómeno.
(ver textos sobre comércio intra-ramo na secção sobre dificuldades metodológicas na análise empírica e slides sobre este sub-ponto desta matéria)
Dificuldades metodológicas na análise empírica
29 Março 2016, 20:30 • Maria Paula Fontoura
O "teste" das teorias em modelos com pressupostos irrealistas e modelização em equilíbrio parcial.
Uma reflexão sobre o tema da aula a partir do conceito de vantagem comparativa e da respetiva medição.
Nota: Ver bibliografia na secção com o título da aula, designadamente o texto sobre a irrelevância dos pressupostos e o conceito de vantagem comparativa e os slides sobre a problemática da análise empírica das teorias de comércio internacional e a medição da vantagem comparativa.
À procura de um novo paradigma
15 Março 2016, 20:30 • Maria Paula Fontoura
Apresentação de debates actuais e procura de novos paradigmas de análise da realidade económica mundial (ver materiais de apoio facultados pelo Prof. Luís Mah em secções opcionais).
Pode a escolha da teoria influenciar a leitura da realidade? Uma reflexão com base na crise de 2008-9
8 Março 2016, 20:30 • Maria Paula Fontoura
Seminário a cargo do Prof. Nuno Valério sobre como a escolha da teoria pode influenciar a leitura da crise de 2008-9.
(Texto e slides de apoio na secção "Escolha da teoria e leituras da realidade")