Cada aluno (ou grupo de alunos) é suposto fazer, antes de cada aula, as leituras que o docente indica para essa aula e, por vezes, disponibiliza na dropbox. Devem preparar-se para apresentar um relatório sobre elas, trazendo para a aula o power point pronto a apresentar e um resumo crítico da leitura (cerca de 10-20 páginas a times 12 a 1.5 espaços). No inicio de cada aula o docente indica qual ou quais dos alunos (ou grupo) farão apresentação nessa aula. Nas primeiras aulas os relatórios são de síntese mas, progressivamente, vão assumindo a natureza de leitura crítica.

Além de cada aluno (ou grupo) trazer para a aula e entregar ao docente o powerpoint e o texto resumo, disponibilizá-los-ão aos colegas, colocando-os na sua pasta na dropbox da turma e ainda   (por razões de segurança)  que os mandá-los-ão ao docente por email  para   motadecastro@gmail.com.  

Aqueles a quem não seja pedido para apresentarem numa dada aula, deverão ter feito as leituras e estar preparados para responder , durante a aula,  questões levantadas pelo docente ou por colegas sobre os textos que leu.    T ambém devem intervir nas aulas pondo dúvidas e pedindo ou dando esclarecimentos, ou fazendo observações ou dando ilustrações, que contribuindo assim para a aprendizagem de outros participantes e sua.

A participação ativa nas aulas é obrigatória e vale 40% da classificação final.

No final do semestre e até 15 de Janeiro, o aluno deverá submeter uma revisão crítica de literatura sobre um tema a acordar com o docente durante as aulas, apontando pistas de pesquisa. Esse trabalho, que funciona como exame final, vale apenas 60%   da classificação final  .