Programa
Marketing Operacional
Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais
Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão
Licenciatura Bolonha em Gestão
Licenciatura Bolonha em Economia
Programa
Parte I: Importância e Âmbito do Marketing • Definição e conceitos básicos do marketing • Orientações das empresas face ao mercado • Marketing-mix Parte II: Informação de Marketing • Envolvente de marketing na organização • Sistema de informação de marketing Parte III: Marketing-Mix Produtos, serviços e marcas: gerar valor do cliente • Produto: conceitos básicos • Decisões de produtos e serviços • Marketing de serviços • Estratégia de branding Decisões de comunicação: comunicar valor ao cliente • Mix de comunicação e comunicação integrada de marketing • Processo de comunicação • Orçamento de comunicação • Comunicação socialmente responsável • Elementos do mix de comunicação • Marketing direto, online, social media e mobile Decisões de preço: captar valor do cliente • Preço: conceitos básicos • Fatores a considerar na definição de preços • Estratégias de pricing Decisões de distribuição: entregar valor ao cliente • Distribuição: conceitos básicos • Conceção e gestão de canais de distribuição