Sumários

Financiamento de C&T (cont). Infraestruturas de Investigação

8 Novembro 2017, 20:30 Ana Moutinho

Pdf com a apresentação utilizada na aula desta semana.

Discutimos candidaturas, projectos e falámos da Art of Grantsmanship .

Vimos uma TED talk com a Mariana Mazzucato, the world's scariest economist , directora do novo instituto da UCL - Institute for Innovation and Public Purpose , onde há uma lista interessante de working papers sobre inovação, incluindo um do Richard Nelson (uma referência na área) sobre Thinking About Technology Policy: 'Market Failures' versus 'Innovation systems' .

Na próxima semana, a aula de PCT será na segunda-feira, 13 de Novembro (por troca com a Ciência e Economia do Sandro Mendonça).

 


Financiamento da C&T

25 Outubro 2017, 20:30 Ana Moutinho

Pdf com a apresentação utilizada na aula de ontem.

Discutimos o trabalho científico na academia e começámos a trabalhar conceitos relevantes sobre financiamento e gestão de projectos em C&T.

Por exemplo, falámos de crowdfunding, das suas origens e eventual aplicabilidade na investigação científica.

Em Portugal, a plataforma de crowdfunding mais popular é a PPL.

Na próxima semana não há aula porque quarta-feira é feriado, celebrando-se o dia de Todos-os-Santos (a igreja católica Romana celebra a Festum Omnium Sanctorum a 1 de Novembro seguido do dia de finados a 2 de Novembro).

Curiosidade: hoje, às 17h00 (16h00, hora de Lisboa), o Papa Francisco vai telefonar à tripulação da Estação Espacial Internacional.

O momento poderá ser acompanhado em directo no canal Youtube do Vaticano.

Voltamos a encontrar-nos no dia 08 de Novembro para uma sessão dedicada ainda ao financiamento em C&T e também às infraestruturas de investigação.


Recursos Humanos na C&T

18 Outubro 2017, 20:30 Ana Moutinho

Pdf com a apresentação utilizada na última aula.

Na próxima quarta-feira, continuaremos a falar de recursos humanos em I&D e também de financiam€nto.

Sobre as questões do emprego científico em Portugal, escrevi há pouco tempo um pequeno texto de jornal que talvez ajude a levantar algumas questões interessantes para discussão.

Mas a dificuldade actual na progressão de uma carreira académica não é só portuguesa. Curiosamente, e para além da precariedade, baixos salários ou long hours, uma das queixas mais frequentes dos jovens investigadores é o peso que sentem com a constante procura de financiamento, o que leva ao aparecimento de sugestões maverick como seja um "universal basic income" como alternativa às grants ( instead of spending time competing for competitive funding, academics should be given a lump sum).

Também já começámos a conhecer algumas das ideias da Mariana Mazzucato, que acabou de lançar o UCL Institute for Innovation and Public Purpose. O seu trabalho mais mediático está no livro The Entrepreneurial State (há uma tradução em Português-Brasil).

Outra referência importante e muito actual é o primeiro working paper do instituto:

Mariana Mazzucato (2017), " Mission-Oriented Innovation Policy: challenges and opportunities ", IIPP Working Paper 2017-1.  This working paper is simultaneously published as a joint  RSA/IIPP report .

Em colaboração com Caetano Penna, há ainda um trabalho sobre o sistema de inovação do Brasil:

" O Sistema de Inovação Brasileiro: uma proposta orientada por missões"


Sistemas de Ciência e Tecnologia

11 Outubro 2017, 20:30 Ana Moutinho

O Richard Thaler recebeu o prémio Nobel da Economia pelo seu trabalho na área da economia comportamental.

Na próxima quarta-feira, 18 de Outubro, às 17h00, na sala Delta do Quelhas, o Departamento de Economia organiza o tradicional seminário sobre o Nobel. Estão todos convidados. Cartaz em anexo.

O Richard Thaler é autor de um livro muito interessante sobre os nudges.

No Reino Unido existe a Behavioural Insights Team " the world's first government institution dedicated to the application of behavioural sciences".

Ainda a propósito da importância da economia comportamental para as políticas públicas, há um artigo muito interessante que adopta uma posição de colaboração entre a teoria económica clássica e as propostas da heterodoxia:

Behavioral Economics and Public Policy: A Pragmatic Perspective, Raj Chetty, 2015

Pdf com a apresentação utilizada na aula. Ficámos na parte sobre a missão da universidade.


Perspectiva histórica nas Políticas de C&T

4 Outubro 2017, 20:30 Ana Moutinho

Esta foi a semana dos prémios Nobel.

Depois da Medicina, Física, Química e Literatura, hoje foi atribuído o da Paz também numa relação estreita com a ciência e a tecnologia: International Campaign to Abolish Nuclear Weapons (ICAN) " for its work to draw attention to the catastrophic humanitarian consequences of any use of nuclear weapons and for its ground-breaking efforts to achieve a treaty-based prohibition of such weapons".

Como dizia o Robert Oppenheimer, there is something irreversible about acquiring knowledge.

Na segunda-feira será a vez da Economia.

Pela minha parte, estou a torcer pela Behavioural Economics (estou sempre a torcer pela Behavioural Economics J; o Daniel Kahneman já ganhou em 2002).

Curiosamente, desde há uns anos que a Web of Science publica estimativas baseadas numa análise bibliométrica de investigação influente.

Pdf com a apresentação utilizada na aula.

Também falámos sobre o CV of failures. Está aqui o de Princeton, o original, uma crítica à ideia, a opinião da Harvard Business Review e, já agora, vale a pena ver o do Jacques Dubochet, que ganhou este ano o Nobel da Química.