OPÇÕES PEDAGÓGICAS E REGIME DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS

A disciplina de Política Económica e Actividade Empresarial é leccionada com base em aulas teórico-práticas que se destinam a apresentar de forma sistemática os grandes temas do curso, enquadrando, orientando e apoiando o estudo a desenvolver pelos alunos, através de uma sequência organizada de actividades diversificadas estimulando o espírito científico e a análise crítica.

O regime de avaliação de conhecimentos será encarado como uma resultante natural do estilo de trabalho que se desenvolve nesta disciplina, isto é, de um esforço permanente de aprendizagem onde os alunos são chamados a desenvolver várias formas de síntese de conhecimentos adquiridos, participando activamente nas aulas.

A avaliação de conhecimentos faz-se com base no regime geral definido pelo Conselho Pedagógico e é estruturada por exames de época normal e de época de recurso. Os exames nesta disciplina adoptam a forma de uma prova escrita individual, sem consulta.

Os alunos que optarem pela avaliação ao longo das aulas deverão formalizar essa opção no início do curso. Neste caso a informação complementar daí resultante será considerada para a formação da nota final do aluno, com a ponderação de 50%, desde que contribua para a melhoria da nota obtida no exame final (época normal e de recurso) e o aluno nele obtenha uma classificação de, pelo menos, 8 valores (sem arredondamentos). A nota do exame final terá, neste caso, também, uma ponderação de 50%.

A avaliação ao longo das aulas assume, nesta disciplina, a forma de uma avaliação complementar qualificando o processo de aprendizagem, fornecendo informação objectiva resultantes dos seguintes elementos: a) assiduidade, b) participação nas aulas c) relatório de um trabalho prático realizado em grupo e d) teste escrito individual, visando, também, auxiliar a preparação do exame final. Existirá um registo de presenças e os alunos necessitam de garantir a presença num mínimo de 6 aulas práticas para poderem aceder à avaliação contínua.

Licenciatura em Economia

A nota da avaliação ao longo das aulas será formada com as seguintes ponderações: a) 20% para a nota obtida pela assiduidade e participação (pesos idênticos); b) 40% para a nota obtida num Trabalho de Grupo (4 alunos) que incide sobre a 2ª parte do programa (utilização de modelos na política macroeconómica) e cujo relatório será entregue até 6 Maio e c) 40% para a nota obtida no teste individual (1 hora para responder sobre 3 questões de recapitulação relativas à 1ª e à 3ª partes do programa, que será realizado no dia 17Maio às 15.00 horas.

Licenciatura em Gestão

A nota da avaliação ao longo das aulas será formada com as seguintes ponderações: a) 20% para a nota obtida pela assiduidade e participação (pesos idênticos); b) 40% para a nota obtida num Trabalho de Grupo (4 alunos) que incide sobre a 2ª parte do programa (indicadores de competitividade e taxa de câmbio real) e cujo relatório será entregue até 6 Maio e c) 40% para a nota obtida no teste individual (1 hora para responder sobre 3 questões de recapitulação relativas à 1ª e à 3ª partes do programa, que será realizado no dia 18 Maio às 15.00 horas.