A classificação final, atribuída na escala de 0 a 20 valores, de acordo com o sistema português de avaliação, é baseada num processo de avaliação contínua ao longo do curso que reflectindo o desempenho no trabalho de grupo e num momento formal de avaliação final. A nota final, em época normal, corresponde à classificação média ponderada entre a nota do exame final e a nota no trabalho de grupo, sendo necessário obter uma classificação mínima de 9,0 valores no exame. Na época de recurso, a nota final é o máximo entre a nota da época de exame de recurso e da média ponderada entre o exame recurso e a classificação do trabalho de grupo.
Assim, a avaliação contínua é obrigatoriamente considerada na época normal e facultativamente na de recurso para obtenção de aprovação ao curso. Em caso de melhoria, a avaliação contínua não será considerada.
O quadro abaixo resume o esquema de avaliação.
Elemento de Avaliação Ponderação
Trabalho de Grupo 40%
Exame 60%
Total 100%
TRABALHO DE GRUPO
No inicio do curso, os alunos formarão grupos de trabalho preferencialmente de 3 a 4 pessoas. Na segunda aula será entregue 1 paper a cada grupo sobre um determinado tema a definir pelo docente. Cada grupo irá procurar mais um mínimo de 9 papers relacionados e preparar um relatório com a revisão da literatura, isto é, uma discussão integrada dos 10 ou mais papers. No entanto, grupos com dimensão inferior a 2 alunos ou superiores a 4 terão um número mínimo de papers a ler diferente. Assim, grupos de 1 ou 2 pessoas terão de trabalhar um mínimo de 7 papers e grupos de 5 pessoas terão que ler um mínimo de 14 papers. O trabalho será efectuado por fases, culminando com a sua apresentação na última aula.
As fazes do trabalho são como segue:
Fases Aula
1 - Entrega de um paper a cada grupo 2
2 - Envio ao docente dos restantes papers seleccionados 4
3 - Entrega ao docente do draft com a revisão da literatura 8
4 - Devolução do draft com correcções e sugestões de melhoria 11
5 - Entrega do trabalho na última aula 14
O não cumprimento destes prazos implica a imediata exclusão da avaliação contínua.
A avaliação do trabalho é constituída por 2 momentos:
1.Draft
2.Relatório final
Em que o draft pondera 70% da nota e a versão final 30%.
O draft é avaliado pelos parâmetros:
•Qualidade geral da revisão da literatura - 50%
•Nível de inovação da revisão da literatura - 15%
•Nível de proximidade à versão final - 15%
•Qualidade formal do relatório (organização, secções consideradas e referenciação da literatura) - 10%
•Adequação gráfica do relatório (considere que este é um relatório académico) - 10%
Na versão final avaliar-se-ão:
•Integração das correcções indicadas pelo docente - 50%
•Melhorias adicionais introduzidas pelos alunos - 50%
O relatório deve conter as secções consideradas na tabela:
Secções Dimensão Máxima
1 - Abstract (resumo) 100 palavras
2 - Introdução (síntese com a motivação, principais conclusões e organização do relatório) 300 palavras
3 - Corpo do documento (onde desenvolve a revisão, adoptando a estrutura que entender mais conveniente) 1200 palavras
4 - Conclusão (ideias chave do trabalho e ilações que retira da revisão elaborada) e pistas de investigação (aspectos identificados dignos de investigação, eventualmente no trabalho final de mestrado) 300 palavras
EXAME
Os exames serão efectuados sem consulta, excepto um formulário individual, sendo que a aprovação no curso está dependente da obtenção de um mínimo de 9,00 valores no exame. Os exames terão a duração de duas horas.
O formulário individual é manuscrito pelo aluno, não podendo ser fotocopiado e não podendo conter nenhum exercício resolvido ou exemplo. A dimensão máxima é de 1 folha A4, considerando frente e verso.
O exame será 60% de escolha múltipla e 40% de desenvolvimento. As questões de escolha múltipla poderão ser conceptuais ou quantitativas. Cada uma terá 5 opções de resposta, sendo que a última alínea é tendencialmente "Nenhuma das anteriores". Cada resposta certa conta 0,8 e cada resposta errada desconta 0,2. O grupo de desenvolvimento será constituído por perguntas quantitativas.
Os critérios de correcção do exame serão divulgados juntamente com a resolução do mesmo.