Métodos de Ensino e Avaliações

A UC foi estruturada em linha com a metodologia 'Problem-Based Learning ' que tem como objetivo maximizar os resultados do processo de aprendizagem através do envolvimento ativo das/dos alunas/os no processo pedagógico. As aulas têm uma forte componente prática, envolvendo a pesquisa, análise e interpretação de dados e outras fontes documentais relevantes, bem como a utilização de software de análise de dados (e.g. STATA ou SPSS). As/os alunas/os recebem materiais (PPTs, acesso a bases de dados, bibliografia) que lhes permitem reforçar as competências adquiridas em aula de forma autónoma. O processo de avaliação está organizado em 3 momentos que exigem a demonstração das competências adquiridas em aula: • Participação nas aulas através da formulação de questões, participação em debates e discussões e realização de exercícios práticos. (20%) • Elaboração de um Trabalho Final escrito realizado em grupo (máximo 3 elementos por grupo, com um máximo de 4000 palavras, excluindo bibliografia e anexos) e subordinado a um dos temas propostos pelo corpo docente, envolvendo obrigatoriamente uma componente empírica de análise e avaliação de uma área de política social incluídas no programa, usando as metodologias lecionadas nas aulas. O Trabalho Final deverá ser apresentado e discutido em aula com os restantes alunos. (65%) • Comentário crítico em relação à apresentação do Trabalho Final de outro grupo. (15%)