Sociologia – 2022/23

 

Objetivos

A tradição sociológica e o seu panteão: os precursores reconhecidos da sociologia.

Discussão da sociogénese da sociologia enquanto disciplina científica: os clássicos e os problemas centrais definidores da sua argumentação.

Apresentação crítica dos fundamentos epistemológicos e metodológicos da sociologia: autores e teorias representativas da sociologia do século XX e até aos dias de hoje.

Esquisso duma sociologia económica. Análise das relações sociais, processos de socialização, mobilidade social e estratificação social subjacentes às atividades económicas.

 

Linhas Programáticas

- Precursores da sociologia

- Sociogénese da sociologia: os clássicos

- Teorias sociológicas contemporâneas

- Fundamentos de sociologia económica

 

Avaliação de Conhecimentos

A avaliação de conhecimentos na disciplina de Sociologia consiste em exame final e/ou avaliação contínua. Quem obtiver positiva nesta última, fica isento da realização do exame; quem tiver nota negativa faz obrigatoriamente exame, juntamente com quem pretender melhorar a nota final. Todas as notas finais são publicadas, formalmente, como notas de exame, numa escala de zero a vinte valores.

 

A avaliação contínua é composta por:

a) Um grupo de testes parciais, em datas a fixar por cada docente e para cada turma, de acordo com o ritmo e as necessidades da lecionação, num total entre 3 e 6. Estes testes são realizados nas aulas. O total de ponderação dos vários testes parciais é de 50 por cento.

b) Um teste de fim de semestre, a realizar por cada docente em cada turma, na última aula, com uma ponderação de 50 por cento.

Adentro dum quadro de liberdade docente, cada professor estabelece as perguntas que pretende fazer, bem como o momento da realização dos testes. Finalmente, corrige estes e publica as respetivas notas.

Os exames finais, pelo seu lado, têm o mesmo enunciado para todos os alunos, de todas as turmas. Em princípio, cada docente avalia os exames dos alunos que teve ao longo do semestre.

 

Bibliografia

Principal

Aron, R., As etapas do pensamento sociológico, Lisboa, Dom Quixote, 1991

Ferreira, J.M.C., Carvalho, A., Graça, J.C., Marques, R., Peixoto, J., Raposo, R., Sociologia, Lisboa, Escolar Editora, 2012

Giddens, A., Capitalismo e moderna teoria social, Lisboa, Presença, 2005

Machado, Nuno, Guiões das aulas, Lisboa, ISEG2018

Vários autores, Slides, Lisboa, ISEG, s.d.

 

Auxiliar

Boudon, R. (org.), Tratado de sociologia geral, Lisboa, Asa, 2015

Cruz, M. Braga, Teorias sociológicas, Lisboa, Gulbenkian, 1989

Elias, Norbert, Introdução à sociologia, Lisboa, Edições 70, 1970

Giddens, A., Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002

Graça, J.C. e R. Gomes Correia, “Marxism”, The SAGE Encyclopedia of Economics and Society, Thousand Oaks, 2015

Nisbet, R., La tradition sociologique, Paris, PUF, 1984

Ritzer, G., Classical Sociological Theory, New York, McGraw-Hill, 1999

Ritzer, G., Contemporary Sociological Theory and its Classical Roots: The Basis, New York, McGraw-Hill, 2002