Bolsa de Temas
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Bolsa de Temas do Seminário da Licenciatura em Economia 2020/2021
Topics Available for the Seminar in the Academic Year 2020/2021
Antes de iniciar os procedimentos a
adoptar para a selecção dos temas, leia atentamente as respectivas instruções.! Última actualização em 20 de Março de 2021 -
14:00h |
Área temática: Economia Internacional e do Desenvolvimento
Thematic Area: International and Development Economics
Tema A01 |
Fatores
associados ao acesso de cuidados de saúde no Uganda durante a primeira onda de
COVID 19 |
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Factors
associated with healthcare access in Uganda during the first wave of COVID
19 |
Tutor |
Aida Isabel Tavares
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Descritivo |
O objetivo deste trabalho é
identificar os fatores que estão associados à dificuldade de acesso a cuidados
de saúde no Uganda durante a primeira onda de COVID 19. O método usado para esta
análise é quantitativo baseado em instrumentos da microeconometria. Utilizam-se
os dados da 1ªronda do Inquérito "High-Frequency Phone Survey on COVID-19
2020-2021" levado a cabo pelo governo Ugandês numa parceria com o Banco Mundial.
Requisitos obrigatórios mínimos: conhecimento dos instrumentos estatísticos e
econométricos básicos, e conhecimento de um software econométrico (GRETL ou
Eviews, mas preferencialmente STATA). |
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Tema A02 |
Crescimento económico pro-pobres: o que é e onde
tem ocorrido |
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Pro-poor
economic growth: what it is and where it has happened
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Tutor |
Alexandre Abreu
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Descritivo |
O trabalho no contexto deste tema de
seminário incidirá sobre a questão da relação entre crescimento económico e
redução da pobreza num contexto internacional. Para tal, abordar-se-á o debate
conceptual e teórico em torno da noção de "cresimento pro-pobres", procedendo-se
posteriormente a uma analise empírica que permita identificar quais os países em
que o crescimento económico tem sido mais e menos eficiente na redução da
pobreza nas últimas décadas. |
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The work under this seminar topic will
address the relationship between economic growth and poverty reduction in a
comparative international perspective. To that end, the group will critically
review the conceptual and theoretical debate around the notion of 'pro-poor
growth', and then undertake an empirical analysis of which countries have been
most and least efficient in translating economic growth into poverty reduction
in the last few decades. |
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Tema A03 |
Covid-19:
vacinação e desigualdade |
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Covid-19:
vaccination and inequality |
Tutor |
Antonio Goucha Soares
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Descritivo |
A pandemia do Covid-19 abalou a saúde
e economia mundiais. A vacinação contra o novo Coronavírus é a grande esperança
para recuperar a normalidade. Todavia, o Secretário-Geral das Nações Unidas
lembra que o vírus agravou as desigualdades globais, por apenas dez nações terem
administrado 75% das vacinas disponíveis, enquanto 130 países não receberam uma
única dose. O trabalho de seminário deve analisar a distribuição de vacinas a
nível global, o esforço das economias emergentes na disponibilização de vacinas
aos países em desenvolvimento, a chamada ‘diplomacia da vacina’ pelos países
europeus, bem como a transferência de tecnologia das grandes empresas
farmacêuticas de forma a acelerar a produção mundial de vacinas.
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Covid-19 affected both word health and
economy. Vaccination is the great hope to return to normal life. UN
Secretary-General reminds, however, that the virus increased global inequality,
as ten nations alone took 75% of available vaccines, while some 130 countries
didn’t get a single dose. The seminar paper should analyze the global
distribution of vaccines and the attempt by emerging economies to supply
vaccines to developing nations, the so-called ‘vaccine diplomacy’ by European
countries, as well as transfer of technology abroad by big pharmaceutical groups
in order to increase the world production of jabs.
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Tema A04 |
O Acordo
União Europeia - China |
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European
Union - China Treaty |
Tutor |
Antonio Goucha Soares
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Descritivo |
Um dos marcos da atividade da UE em
2020 foi a celebração do Acordo de Investimento com a China, visando remover
obstáculos à instalação de empresas europeias em território chinês. O trabalho
de seminário deverá analisar as principais alterações ao investimento bilateral
introduzidas pelo acordo, tais como o acesso ao mercado, o fim das transferência
de tecnologia forçadas ou da obrigatoriedade de joint-ventures com empresas
locais. Para além disso, o relatório deverá elencar as áreas abertas ao
estabelecimento de empresas europeias pelo novo tratado, mas também a abertura
de setores sensíveis da UE como energia, telecomunicações, dados e serviços
financeiros à entrada de investidores chineses. |
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Taking into account the goal of
removing the obstacles on the establishment of European companies in China, the
EU-China Investment Treaty was one of the major achievements by the European
Union in 2020. The seminar paper should analyze the main changes on bilateral
investment introduced by the new agreement, such as market access rights, end of
forced transfer of technologies and needless of joint-ventures with local
business. In addition, the paper should report areas where European companies
are allowed to benefit from access rights as a result of the new deal, as well
as the opening of EU sensitive sectors such as energy, telecom, data and banking
to mergers and acquisitions by Chinese investors.
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Tema A05 |
A Nova
Rota da Seda: a China, a Europa e a Economia Global. |
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The New
Silk Road: China, Europe and the Global Economy
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Tutor |
António Mendonça
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Descritivo |
A China, procurando manter a tendência
de crescimento últimos anos, lançou em 2013 a iniciativa "Belt and Road",
visando construir outra "Rota da Seda" no novo século XXI. A intenção é criar um
novo entre a Ásia e a Europa, reconstruindo relações económicas antigas,
existentes antes da constituição da economia global impulsionada pelas viagens
marítimas dos portugueses e de outros europeus. O objetivo será estudar o que
está em jogo com esta iniciativa e o modo como poderá afetar a configuração da
atual economia global, incluindo o potencial das relações China – Europa –
Portugal. |
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China, seeking to maintain the growth
trend in recent years, launched in 2013 the "Belt and Road" initiative, aiming
to build another "Silk Road" in the new 21st century. The intention is to create
a new link between Asia and Europe, reconstructing old economic relations,
existing before the constitution of the global economy driven by the maritime
voyages of the Portuguese and other Europeans. The objective will be to study
what is at stake with this initiative and how it may affect the configuration of
the current global economy, including the potential of China - Europe - Portugal
relations. |
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Tema A06 |
Análise
da Aplicação do Princípio do Desenvolvimento Sustentável em Portugal |
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Analysis
of the Application of the Principle of Sustainable Development in
Portugal. |
Tutor |
Maria Isabel de Deus Mendes
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Descritivo |
A Agenda 2030, adotada pelas UN em
2015, definiu um conjunto de ODS sobre os quais os países terão de reportar a
sua evolução. As orientações nacionais e da EU para as políticas de
desenvolvimento sustentável, estão expressas em 3 documentos básicos: Tratado da
União Europeia, Estratégia Europa 2020 e o 7º Programa de Ação. O objetivo deste
tema é fazer uma avaliação da evolução do desenvolvimento sustentável em
Portugal. Para a prossecução do objetivo, será selecionado um conjunto de
indicadores relacionados com os ODS e analisada a sua evolução ao longo de um
período temporal. Paralelamente, pretende-se comparar a evolução dos indicadores
em Portugal com os da média da EU, e/ou com outras médias regionais relevantes.
No final pretendemos concluir se Portugal está ou não a seguir o caminho traçado
pelos ODS, na totalidade ou parcialmente. |
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Tema A07 |
Avaliação
da aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no ISEG
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Evaluation of the Implementation of Sustainable
Development Goals in ISEG |
Tutor |
Maria Isabel de Deus Mendes
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Descritivo |
Os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) são um dos principais pilares da gestão do ISEG. Neste tema
propõe-se que se faça a avaliação da aplicação dos ODS às instituições públicas
de ensino superior, sobretudo no ISEG. Para a prossecução deste objetivo
propõem-se três etapas. Na 1ª discute-se como é que os ODS podem ser aplicados
ao contexto de instituições públicas de ensino superior, analisando alguns
exemplos. Na 2ª, será escolhido um conjunto de indicadores que permita avaliar a
aplicação dos ODS ao contexto das instituições públicas de ensino superior. E,
finalmente, na 3ª, aplicaremos as conclusões das etapas anteriores para, através
do estudo de caso ISEG, discutirmos a aplicação dos ODS às instituições públicas
de ensino superior. |
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Tema A08 |
Sobre o
ODS 3: Saúde de Qualidade (garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o
bem-estar para todos, em todas as idades)
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Good
Health and Well-being |
Tutor |
Jorge Filipe Silva Gomes
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Descritivo |
O ODS 3 tem como elemento central
garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em
todas as idades. As metas são múltiplas e variadas, e, entre outros, incluem:
redução da taxa de maternidade materna; e acesso livre, de todos os países, a
medicamentos e vacinas essenciais a preços acessíveis. Mais sobre as metas aqui:Não
sendo um dos 6 ODSs definidos por Portugal como prioritários para o país
(Relatório Nacional sobre a Implementação da Agenda 2020 para o Desenvolvimento
Sustentável, Julho 2017), este terceiro ODS nunca pareceu tão prioritário para
tudo e para todos, agora que a pandemia devida ao COVID-19 nivelou e
democratizou a necessidade de cuidados de saúde um pouco por todo o planeta. O
objetivo deste tema é explorar o estado da arte no que respeita a até 2 (duas)
das metas propostas pela UN para este tema, e que podem ser encontradas aqui em inglês:
Como se poderá depreender da lista anterior, os primeiros 9 preveem um relatório
de natureza quantitativa, enquanto os últimos 4 preconizam um relatório de
natureza qualitativa. |
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SDG 3 aims to ensure healthy lives and
promote well-being at all ages. Targets in this goal are various, such as: to
reduce the global maternal mortality ratio, and to provide global access to
affordable essential medicines and vaccines. More about these targets can be
seen here:
Although SDG 3 is not a priority one for Portugal (see Relatório Nacional sobre
a Implementação da Agenda 2020 para o Desenvolvimento Sustentável, Julho 2017),
the last year has shown how critical this particular SDG can be to the whole
world. The pandemic caused by the COVID-19 has affected people and countries
everywhere, making no distinctions between poor and rich, or south and north.
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Tema A09 |
Estado e
Empresas na China (1978-presente) |
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State and
Business in China (1978-present) |
Tutor |
Luís Mah
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Descritivo |
O objetivo deste tema é debater e
refletir sobre o papel das relações Estado-Empresas na China desde a abertura ao
exterior em 1978. |
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This theme aims at debating and
reflecting on the role of State-Business relations in China following the
country´s opening in 1978 |
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Tema A10 |
Empresas
e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) |
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Business
and Sustainable Development Goals (SDGs) |
Tutor |
Luís Mah
|
Descritivo |
Este tema pretende debater e refletir
sobre o papel das empresas no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável até 2030. |
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This theme aims at debating and
reflecting on the role played by business role to help achieve the Sustainable
Development Goals by 2030. |
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Tema A11 |
A medição
do progresso na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
associados ao envelhecimento |
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Measuring
progress in the implementation of the Sustainable Development Goals associated
with aging |
Tutor |
Paula Albuquerque
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Descritivo |
Os membros das Nações Unidas
comprometeram-se com o cumprimento de ambiciosos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável até 2030. Alguns destes objetivos assumem especial relevância para
as pessoas mais velhas. Avaliar o progresso na implementação dos objetivos é
essencial para que sejam atingidos. Várias organizações publicam relatórios de
avaliação de progresso, com conclusões por vezes diferentes. Neste trabalho,
pretende-se por um lado analisar em que medida as avaliações desenvolvidas
captam o progresso na implementação dos objetivos mais associados à população
mais velha, e por outro lado, fornecer informação sobre o estado da situação
atualmente. |
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The United Nations member states have
pledged to achieve a set of goals by 2030. Several of these goals are
particularly important for older people. Monitoring the progress in the
implementation of the goals is essential to guarantee that they are reached.
Several organizations issue reports, with sometimes different findings. The
purpose of this study is to analyse to what extent the assessments that exist
give a good impression of how progress is taking place for the older population
and to provide information about where we stand at the moment.
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Tema A12 |
As
necessidades futuras de cuidados a idosos em países europeus
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Future
elderly long-term care needs in European countries
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Tutor |
Paula Albuquerque
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Descritivo |
O envelhecimento da população aumenta
significativamente a necessidade de prestação de cuidados sociais a pessoas mais
velhas, uma vez que este grupo etário assume proporções crescentes na estrutura
demográfica das sociedades. Este trabalho pretende quantificar as necessidades
futuras com base num conjunto de variáveis relevantes, para um grupo de países
europeus, incluindo Portugal. |
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Population ageing is responsible for a
significant increase in long-term care needs by the elderly, since this age
group represents a higher proportion of the population. This work aims to
quantify the future needs of long-term care for a group of European countries
including Portugal, based on a set of relevant variables.
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Área temática de Economia Industrial e da Empresa
Thematic Area: Industrial and Enterprise Economics
Tema B01 |
Os portos
e o transporte marítimo em Portugal: o Plano de Recuperação e
Resiliência. |
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Ports and
maritime transport in Portugal: The Recovery and Resilience Plan.
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Tutor |
António Mendonça
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Descritivo |
Portugal é um país com tradição e
interesse estratégico nos portos e no transporte marítimo, incluindo a indústria
de construção e reparação naval. Contudo, a importância económica atual deste
setor está longe do aproveitamento de todo o seu potencial, existindo um largo
consenso sobre a necessidade de promover o desenvolvimento de infraestruturas,
de atrair investimentos, de reforçar e diversificar as conexões internacionais,
de desenvolver tecnologia e know-how, de recuperar uma posição de referência que
Portugal já teve num passado não muito distante. O objetivo é estudar a situação
atual do sector marítimo-portuário, no geral ou em alguma área, ou atividade, em
particular, e o modo como este sector é considerado no projetado Plano de
Recuperação e Resiliência. |
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Portugal is a country with tradition
and strategic interest in ports and maritime transport, including the
shipbuilding and repair industry. However, the current economic importance of
this sector is far from taking advantage of its full potential, with a broad
consensus on the need to promote the development of infrastructure, to attract
investments, to strengthen and diversify international connections, to develop
technology and know-how, to recover a reference position that Portugal has
already had in the not-too-distant past. The aim is to study the current
situation of the maritime-port sector, in general or in some area, or activity,
in particular, and the way in which this sector is considered in the projected
Recovery and Resilience Plan. |
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Tema B02 |
Os
utilizadores de baldios são mais ou menos free-riders que os outros?
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Do the
users of baldios free-ride more or less than others?
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Tutor |
Carlos J.S. Lourenço
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Descritivo |
O objetivo deste projeto é duplo.
Primeiro, discutir o papel dos baldios ibéricos / portugueses como um tipo de
bens comuns que desafia a visão dominante da propriedade privada. Segundo,
avaliar as preferências de indivíduos que gerem e têm permissão para usar
baldios usando o public good game - e comparar essas preferências com as
preferências da população em geral (em particular indivíduos que controlam o
acesso privado às propriedades). Num primeiro passo, os alunos farão uma revisão
crítica da literatura sobre (a) os bens comuns (em particular os baldios) e (b)
as principais conclusões do public good game. Espera-se que os alunos ampliem o
conjunto de documentos de orientação que o tutor fornecerá no início do projeto.
Numa segunda etapa, os estudantes recolherão dados e estimarão as preferências
nas duas subpopulações mencionadas em Portugal. Embora uma sólida formação em
estatística e / ou econometria seja útil, a motivação para aprender rápido é
mais decisivo. |
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The goal of this project is two-fold.
First, to discuss the role of Iberian/Portuguese baldios as a type of commons
that defies the dominating view of private property. Second, to assess the
preferences of individuals who manage and have permission to use baldios using a
public good game – and to compare those preferences with the preferences of the
general population (in particular individuals who control private access to
properties). In a first step, students will do a critical literature review on
(a) the commons (in particular baldios) and (b) the main findings in the public
good game. Students are expected to enlarge the set of guiding papers the tutor
will provide at the start of the project. In a second step, students will
collect data and estimate preferences in the two aforementioned sub-populations
in Portugal. |
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Tema B03 |
Economias
alternativas: dádiva e reciprocidade |
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Alternative economies: gift, reciprocity and
cooperative work |
Tutor |
Daniel Seabra Lopes
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Descritivo |
O mercado não é a única forma de
organizar a produção e a troca de bens necessários à sobrevivência. A par do
mercado, outros sistemas económicos têm sido identificados, marcados pela
dádiva, a reciprocidade e o cooperativismo e não pela transferência lucrativa de
propriedade. Pensa-se muitas vezes que tais sistemas dizem respeito a sociedades
primitivas, tradicionais ou subdesenvolvidas, mas eles estão igualmente
presentes nas sociedades modernas. Com base em dados qualitativos, os estudantes
deverão refletir criticamente sobre exemplos de economias alternativas.
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The market is not the only form of
organizing the production and exchange of vital goods. Alongside the market,
other economic systems have been identified, based on gift exchange, reciprocity
and cooperative work, rather than on profitable transfers of property. While we
tend to think that such systems are characteristic of primitive, traditional or
under-developed societies, the truth is that they are also present in modern
societies. Drawing on second-hand or first-hand on qualitative data, students
will think critically about specific examples of alternative economies.
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Tema B04 |
Modelação
da probabilidade condicional de ocorrência de um evento com dados
seccionais |
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Modelling
the conditional probability of observing a binary outcome with seccional
data |
Tutor |
Esmeralda Ramalho
|
Descritivo |
O principal objectivo deste projecto
será utilização de modelos de regressão para dados binários para descrever a
probabilidade de ocorrência de um dado evento (um individuo estar empregado ou
desempregado, uma empresa sobreviver não num dado horizonte temporal, …), em
função de um conjunto de potenciais determinantes. Recorrendo a modelos logit,
probit e, possivelmente, outros modelos utilizados com dados binários, os alunos
deverão analisar várias especificações alternativas, estimar os modelos de
interesse, documentar a sua validade estatística, e interpretar os resultados à
luz da(s) teoria(s) económica(s) que rege(m) o objecto de estudo. O projecto é
assim de natureza empírica, baseando-se num conjunto de dados, proposto pelos
alunos, referente uma área da economia do seu interesse.
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The main aim of this project is the
estimation of regression models for binary data to describe the probability of
observing a given outcome (a worker is employed or not, a firm survives or not
in a given time period, …) as a function of potential determinants. Using logit,
probit or other models for binary data, the students must consider alternative
model specifications, estimate them, test their validity, and interpret the
results according to the economic framework. This is an empirical project in the
area of Economics, which is based on a dataset selected by the students.
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Tema B05 |
Análise
do efeito de uma política económica com dados agrupados ou com dados de
painel |
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Analysis
of the effect of economic policies with pooled data or panel data
|
Tutor |
Esmeralda Ramalho
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Descritivo |
O principal objectivo deste projecto
será medição dos efeitos de uma intervenção económica. Recorrendo a dados
agrupados ou de painel, recolhidos antes e após a intervenção, para unidades
amostrais afectadas (casos) e não afectadas (controlos) pela medida económica, é
possível medir o efeito de interesse utilizando modelos de regressão lineares
nos parâmetros. O projecto é assim de natureza empírica, baseando-se num
conjunto de dados, proposto pelos alunos, referente uma área da economia do seu
interesse. |
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The main aim of this project is
measuring the effects of an economic policy. Using pooled or panel data,
concerning a period before and a period after the intervention, and collected
for sampling units affected (cases) and not affected (controls) by the policy,
the effects of interest are estimated through a model linear in parameters. This
is an empirical project in the area of Economics, which is based on a dataset
selected by the students. |
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Tema B06 |
Medida do
impacto da inovação na revolução tecnológica da informação e comunicação |
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Measuring
the impact of innovation in the technological revolution of information and
communication |
Tutor |
Francisco Louçã
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Descritivo |
Ao longo das últimas décadas,
economistas de topo, como Solow, assinalaram a dificuldade de medir o impacto da
revolução da comunicação e informação. A resposta a esse "paradoxo" pode estar
na análise da trajetória de inovações fundamentais, como o microchip e
outras. |
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Through the last decades, some top
economists, such as Solow, highlighted how difficult it is to measure the impact
of the communications and information revolution. The answer to that "paradox"
may be the analysis of the trajectories of radical innovations, such as the
microchip and others. |
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Tema B07 |
Preferências por cursos do ensino superior em
Portugal: Uma análise empírica |
|
Preferences for higher education in Portugal: An
empirical analysis |
Tutor |
Joana Pais
|
Descritivo |
Este projeto visa explorar uma base de
dados que contém as listas de preferências sobre cursos de ensino superior
público, submetidas por alunos no concurso nacional de acesso Português. Em
particular, pretende-se analisar (1) até que ponto é que a existência de um
limite ao comprimento da lista de 6 cursos pode condicionar as listas
submetidas, (2) qual o grau de homogeneidade na escolha de cursos dentro de cada
área e (3) qual a importância de fatores como a localização da Universidade,
dados sobre empregabilidade e salários, e nota de entrada nos anos anteriores,
nas escolhas dos alunos. |
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In this project we aim at exploring a
data base containing the lists of preferences submitted by students over higher
education programs in public institutions in Portugal. In particular, we want to
determine (1) to which extent does the existing curb on the lists of preferences
conditions the submitted lists, (2) what is the degree of homogeneity in the
choice of programs within each area of studies, and (3) how important are data
on employment and wages and the cut-off grade from previous years on students’
choices. |
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Tema B08 |
Preferências vs. preferências reveladas no ensino
superior |
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True vs.
revealed preferences in higher education |
Tutor |
Joana Pais
|
Descritivo |
O objetivo deste projeto é a
comparação das verdadeiras preferências por cursos de ensino superior com as
listas de preferências submetidas no concurso nacional de acesso. O projeto
inclui a elaboração de um inquérito a alunos do ensino superior que tem por
objetivo principal obter dados sobre as verdadeiras preferências, sobre os seus
determinantes, sobre a clareza do mecanismo de colocação de alunos em cursos e
sobre os motivos que podem levar os alunos a submeter listas de preferências
diferentes das suas verdadeiras preferências. |
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The aim of this project is to compare
true preferences on higher education programs with the preferences submitted in
the matching phase (concurso nacional de acesso). The project includes carrying
out a survey to elicit students’ true preferences over programs, the
determinants of these preferences, the transparency of the matching mechanism
used in Portugal, and the reason why students may misrepresent their
preferences. |
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Tema B09 |
O
objectivo das empresas |
Tutor |
Pedro V Matos
|
Descritivo |
Embora tradicionalmente se tenha
apresentado como objectivo das empresas a maximização do lucro (ou seja uma
gestão orientada para os interesses dos accionistas), gradualmente esta
abordagem foi sendo questionada, mesmo na academia, surgindo outras leituras do
comportamento empresarial (e nomeadamente a denominada teoria dos stakeholders).
Falencias de grande dimensão, crises económicas, financeiras e climáticas e
agora a pandemia têm permitido/exigido estudar o comportamento empresarial de
forma distinta (B Corporations, Capitalismo Consciente etc), assim como o seu
alinhamento com os ODS – Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos
pelas Nações Unidas para 2030. É essa reflexão que se pretende fazer com este
tema. |
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Tema B10 |
Regulamentação (financeira) das grandes empresas
tecnológicas |
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(Financial) regulation of Big Tech
|
Tutor |
Ricardo Cabral
|
Descritivo |
As grandes empresas tecnológicas têm
tido um impacto significativo e crescente em várias atividades económicas. A
maioria dessas empresas já tem presença no domínio dos pagamentos eletrónicos ou
móveis. Outras, especialmente na China, aventuraram-se na concessão de crédito
financeiro e na intermediação financeira. O objetivo deste projeto de
investigação é analisar o provável impacto grandes empresas tecnológicas nos
sistemas de pagamentos e no sector bancário da Área do Euro e investigar de que
forma as políticas públicas (e em particular a política regulatória) devem
reagir a este novo desafio. Para mais informações sobre este tópico, consulte,
por exemplo, o seminário "Um olhar holístico sobre a regulamentação Big Tech",
organizada pelo Peterson Institute for International Economics em 10 de
fevereiro de 2021, disponível aqui.
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Big Tech companies have had a
significant and growing impact on various economic activities, becoming very
large in the process. Most of these companies have expanded into the realm of
electronic or mobile payments. Others, especially in China, ventured to the
edges of financial credit and of financial intermediation. The aim of this
research project is to analyze the likely impact of Big Tech on Euro Area
payments systems and banking sector and to investigate in which manner public
policy (and, in particular, regulatory policy) should respond to this new
challenge. For further information on this topic please refer, for example, to
the seminar "A holistic look at Big Tech regulation", organized by the Peterson
Institute for International Economics on February 10, 2021,available here.
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Tema B11 |
Política
de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI):O Paradoxo Europeu e o caso
português. |
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Science,
Technology and Innovation Policy (STIP): The European Paradox and the Portuguese
case study. |
Tutor |
Rui Cartaxo
|
Descritivo |
O Paradoxo Europeu: “A Europa
desempenha um papel de liderança mundial em termos de excelência científica,
medida através do número de publicações, mas não tem a capacidade dos EUA para
converter essa performance de topo em inovação, crescimento e emprego” e o caso
Português. Análise da política governamental de CTI, e sua articulação com as
políticas da União Europeia (1986-…), particularmente na sua incidência nas
empresas e universidades. Resultados dessa política, em termos de outputs
científicos e tecnológicos: artigos científicos, patentes, start-ups
tecnológicas. |
|
The European paradox: “The perceived
failure of European countries to translate scientific advances into marketable
innovations. The Portuguese case study. Analysis of the Portuguese Government
STIP, in the framework of EU (1986-…), namely as regards firms and universities.
Policy results (scientific and technological outputs): scientific articles,
patents, technological start-ups. |
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Tema B12 |
O Nudge
na promoção de I&D empresarial |
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Nudge
I&D in the private sector |
Tutor |
Sandra Maximiano
|
Descritivo |
A inovação empresarial é fundamental
para o crescimento e desenvolvimento económico. Um fator importante para a
promoção de I&D empresarial é o número de doutorados em empresas. Em
Portugal, de acordo com o ultimo inquérito aos doutorados, apenas 6% estão a
trabalhar no setor privado, enquanto que na generalidade dos países europeus
cerca de 35% trabalham em empresas. É preciso alterar esta realidade. Como?
Vários especialistas têm vindo a propor a promoção de mais programas de
doutoramento em cooperação com as empresas e incentivos fiscais para que estas
contratem mais doutorados. Este projeto pretende estudar uma via complementar e
alternativa à promoção de I&D nas empresas: a aplicação da teoria do Nudge,
que consiste na aplicação de táticas extraídas da ciência económica
comportamental para promover a mudança por meio da sugestão indireta e
incentivos mais informais. Neste projeto pretende-se então: 1) analisar o porquê
de um número tão baixo de doutorados em empresas. Será um problema de oferta ou
procura? Mais precisamente, será que os doutorados não vão para as empresas
porque não querem ou estas não os procuram? 2) analisar os enviesamentos
comportamentais que podem ser bloqueadores da inovação empresarial; 3) sugerir
nudges para promover a I&D empresarial e o emprego científico no setor
privado. |
|
Business innovation is a fundamental
key for economic development and growth. An important factor in promoting
business R&D is the number of doctorates (PhDs) in companies. In Portugal,
only 6% are working in the private sector while in most European countries
around 35% work in companies. This reality needs to be changed, but how? Several
specialists have been proposing the promotion of more doctoral programs in
cooperation with firms and tax incentives for firms to hire more doctorates.
This project aims at studying a complementary and alternative way for promoting
business R&D: the application of Nudge theory, which consists on applying
tactics from behavioural economics to promote change through indirect suggestion
and more informal incentives. The project has three main goals: 1) analyse why
there is a low number of doctorates working in firms. Is it a supply or demand
problem? More precisely, do doctorates do not choose to work in the private
sector because they do not want or because firms do not want to employ them?; 2)
analyse the behavioural biases that can block business innovation; 3) suggest
nudges to promote business R&D and scientific employment in private sector.
|
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Tema B13 |
Medir as
atitudes face risco: questionários ou métodos experimentais? |
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Eliciting
Risk Attitudes: Surveys or Experimental Methods?
|
Tutor |
Sandra Maximiano
|
Descritivo |
Quando a bolha imobiliária rebentou em
2008 dando-se inicio à crise financeira global, a estrutura de incentivos do
setor financeiro foi largamente criticada. Os esquemas de incentivos dos
consultores financeiros foram em parte responsabilizados pelas perdas dos
investidores privados, porque incentivaram a promoção de carteiras
excessivamente baseadas em ações que estavam pouco alinhadas com as preferências
de risco destes investidores. Desde então, os reguladores têm-se preocupado mais
com a qualidade da consultadoria financeira e um dos instrumentos que exigem aos
bancos é a execução de um questionário que permita avaliar corretamente o perfil
de risco dos potenciais investidores para que as carteiras de investimento
estejam mais alinhadas com este perfil. O problema é que estes questionários
tendem a sobreavaliar as preferências de risco porque baseiam-se em meras
perguntas que não têm consequências imediatas para os inquiridos. Uma
alternativa, seria a utilização de testes de medição de risco baseados em
escolhas efetivas incentivadas, ou seja, com consequências reais. Estes testes
têm sido construídos e amplamente estudados na área da economia experimental.
Este projeto de seminário pretende comparar e correlacionar as atitudes face ao
risco de estudantes do ISEG medidas por questionários tradicionais, usados pela,
com dados recolhidos através da aplicação de um teste experimental conduzido
pelos alunos. |
|
When the housing bubble burst in 2008
and thus initiated the global financial crisis, the financial sector with its
mechanisms and incentive structures came under criticism. Remuneration schemes
of financial advisors were partly made responsible for private investors´
financial losses as they provided incentives to promote equity-based portfolios
that were weakly aligned with investors´ risk preferences. Since then,
regulators have also become concerned about the quality of financial advice and
an instrument they require banks to carry out is a questionnaire to assess the
risk profile of potential investors. The main problem is that these
questionnaires tend to overestimate risk preferences because they are based on
simple questions that have no immediate consequences for respondents. An
alternative would be the use of risk measurement tests based on real choices
with real consequences. These tests have been constructed and widely studied in
the field of experimental economics. This project aims at comparing and
correlating the risk attitudes of ISEG students measured by traditional bank
questionnaires with data collected through the application of an experimental
test conducted by students. |
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Tema B14 |
Tech for
Good – Portugal Landscape |
|
Tech for
Good – Portugal Landscape |
Tutor |
Winnie Ng Picoto
|
Descritivo |
A tecnologia por si só não é boa nem
má. O rápido desenvolvimento das tecnologias da informação e o aparecimento de
tecnologias inovadoras, como Internet das Coisas, Inteligência Artificial ou
tecnologias móveis, podem contribuir não apenas para melhorar o desempenho das
organizações, mas também podem melhorar o bem-estar, contribuir para reduzir a
neutralidade de carbono ou para reduzir as desigualdades em várias dimensões da
nossa comunidade. Nesse contexto, o termo “tech for good” pode ser definido como
o desenvolvimento colaborativo e ético de soluções tecnológicas que atendem aos
desafios societais, económicos e ambientais. O objectivo deste tema é definir-se
o conceito “tech for good” bem como as diferentes formas de o caracterizar e, de
mapear o “tech for good” em Portugal de acordo com as iniciativas existentes
quanto ao seu modelo de negócio, tecnologias envolvidas, proposta de valor e
estado atual de implementação. |
|
Technology is neither good nor bad by
itself. The rapid development of the information technology market and the rise
of innovative technologies such as Internet of Things, Artificial Intelligence,
or Mobile technologies, contribute not only to enhance organizations performance
but also could improve well-being, contribute to carbon neutrality or reduce
inequalities in several dimensions of our community. In this context, tech for
good is a collaborative and ethical development of technological solutions that
addresses social, economic and environmental challenges. The purpose of this
theme is to define the concept “tech for good” and the different ways to
characterize it and to map the Portuguese landscape according to the existent
initiatives related to tech for good, in terms of business model, technology
involved, value proposition and current state of implementation.
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Tema B15 |
Práticas
anti concorrenciais |
Tutor |
Zorro Mendes
|
Descritivo |
As ações lesivas da concorrência, por
parte das empresas, que podem assumir a forma de conluio entre as empresas,
concentrações verticais e horizontais e abuso de posição dominante, são uma
prática comum e obrigam a Autoridade da Concorrência (AdC) a uma intervenção
regulatória constante. O estudo de uma destas intervenções da AdC permitirá
compreender quais os efeitos destas práticas anti concorrenciais e como estes
podem ser minimizados por uma intervenção eficaz da AdC. Desejo
|
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Área temática de Economia Monetária e Financeira
Thematic Area: Monetary and Financial Economics
Tema C01 |
"Sovereign yield spreads: Portugal, Spain, and
France" |
Tutor |
António Afonso
|
Descritivo |
The topic implies collecting 10-year
sovereign bond yield data for the 3 countries (plus Germany as the benchmark).
Afterwards, one needs to compute country specific yield spreads to assess their
development and potential spillover from the spread in country A to the spread
in country B. |
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Tema C02 |
O BCE e a
revisão da estratégia da política monetária |
|
ECB and
monetary policy strategy review |
Tutor |
António Mendonça
|
Descritivo |
Em janeiro de 2020, na sequência da
experiência da política monetária não convencional, o BCE decidiu iniciar um
processo de revisão da estratégia de política monetária. Este processo de
revisão inicialmente previsto para ocorrer ao longo de 2020 e posteriormente
alargado até 2021, deverá abranger diferentes questões como a formulação
quantitativa da estabilidade de preços, o conjunto de instrumentos de política
monetária, a análise económica e monetária e as práticas de comunicação. A
formulação quantitativa da meta de inflação, entendida pelo Conselho do BCE,
numa primeira fase como “abaixo de 2%”, e na sequência das fortes tendências
desinflacionárias provocadas pela crise de 2008-2009 como “abaixo, mas perto de
2%”, encontra-se atualmente, num contexto de ameaças deflacionistas, a ser
considerada como “convergência simétrica a 2%”. A evolução foi no sentido de
privilegiar uma abordagem de médio a longo prazo, procurando incorporar a
possibilidade de alternância de períodos de inflação acima e abaixo de 2%, para
manter uma média de 2%. O objetivo será discutir o estado atual do processo de
revisão e as relações com a crise financeira e económica de 2008-2009. A
comparação com a revisão idêntica do Federal Reserve deve ser
considerada. |
|
In January 2020, following the
unconventional monetary policy experience, the ECB decided to open a process of
reviewing the monetary policy strategy. This revision process initially planned
to take place throughout 2020 and later extended to 2021, should cover different
issues such as the quantitative formulation of price stability, the set of
monetary policy instruments, economic and monetary analysis, and communication
practices. The quantitative formulation of the inflation target, set by the
Governing Council of the ECB, at a first stage as “below 2%”, and following the
strong disinflationary trends caused by the 2008-2009 crisis as “below, but
close to 2%”, is currently, in a context of deflationary threats, as “symmetric
convergence at 2%”. The evolution was towards privileging a medium to long term
approach, seeking to incorporate the possibility of alternating periods of
inflation above and below 2%, to maintain an average of 2%. The aim is to
discuss the state of the reviewing process and the relations with the 2008-2009
financial and economic crisis. The comparison with the Federal Reserve identical
reviewing must be considered. |
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Tema C03 |
Crises
bancárias sistémicas em parceiros económicos |
|
Systemic
banking crises in partner economies |
Tutor |
Bruno José Trancoso da Rocha
|
Descritivo |
Embora exista uma vasta literatura
empírica que visa estimar os efeitos macroeconómicos de crises bancárias
sistémicas, a investigação sobre os efeitos de crises que ocorrem em economias
“parceiras” (por exemplo nos principais parceiros comerciais, em vizinhos
geográficos, etc.) é mais escassa. Este projeto envolverá a revisão destas
literaturas, com uma enfâse particular em análises que usem painéis de países. O
objetivo final do projeto consiste em usar dados de painel para estimar o efeito
no PIB do país A de eventos que ocorreram em economias parceiras B, C, etc.; a
definição de economia “parceira” constitui, de resto, um aspeto importante do
projeto. Dados ao nível do país para as crises, PIB e outras variáveis
económicas serão recolhidos da base de dados World Development Indicators e
outras fontes internacionais, compiladas numa base de dados do projeto, e
analisadas com recurso a diferentes técnicas estatísticas/econométricas. Estas
últimas podem incluir, por exemplo, extrapolações simples (descritivas) a partir
do crescimento económico pré-crise observado em cada país, regressões standard
de painel com efeitos fixos, e a estimação de funções de resposta a impulso
usando métodos de Projeções Locais (os quais assentam em sequências de
regressões de painel). |
|
While there is an important empirical
literature on the macroeconomic effects of systemic banking crises, the research
on the effects of crises that occur in “linked” economies (e.g. main trade
partners, neighbouring countries, etc.) is much smaller. The project will
involve the review of both research strands, with particular emphasis on
multi-country (panel) analyses. The ultimate objective of this project is to use
panel data to estimate the effect on country A’s GDP of events that happen in
linked economies B, C, etc; the definition of “linked” economies is an important
aspect of the project. Country-level data for crisis events, GDP and other
economic variables will be collected from the World Development Indicators
database and other sources, merged to form the project dataset, and analysed
using different statistical/econometric techniques. These techniques may
include, for example, simple (descriptive) extrapolations from pre-crisis
economic growth, standard fixed-effects panel regressions, and the estimation of
impulse response functions using Local Projections methods (a sequence of panel
of regressions). |
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Tema C04 |
A
globalização e os seus efeitos |
|
Globalisation and its effects
|
Tutor |
Cândida Ferreira
|
Descritivo |
O que é e como se mede a globalização?
A globalização contribui para a existência de crises (e pandemias), ou, pelo
contrário, ajuda a ultrapassá-las? A globalização contribui (ou não) para o
crescimento económico? Os efeitos são semelhantes nos países desenvolvidos e nos
países em vias de desenvolvimento? |
|
What is globalization and how is it
measured? Does globalization contribute to the existence of crises (and
pandemics), or, on the contrary, does it help to overcome them? Does
globalization contribute (or not) to economic growth? Are the effects similar in
developed and developing countries? |
|
Tema C05 |
Desenvolvimento financeiro e crescimento
económico |
|
Financial
development and economic growth |
Tutor |
Cândida Ferreira
|
Descritivo |
Qual a melhor definição e como se pode
medir o desenvolvimento financeiro? Serão os bancos determinantes para garantir
o crescimento económico? E os mercados financeiros? Haverá diferenças
significativas no comportamento dos diversos países, grupos de países e/ou
continentes? O que aprendemos com a última grande crise?
|
|
What is the best definition and how
can we measure financial development? Are banks decisive for ensuring economic
growth? And financial markets? Can we find significant differences in the
behaviour of different countries, groups of countries and/or continents? What
have we learned from the last great crisis? |
|
Tema C06 |
Taxas de
juro e política monetária |
|
Interest
rates and monetary policy |
Tutor |
Cândida Ferreira
|
Descritivo |
O que é uma taxa de juro? Porque
existem diferentes taxas de juro? Qual a influência da política monetária nas
taxas de juro? O que justifica as diferenças que se verificam nas taxas de juro
de alguns países sujeitos à mesma política monetária?
|
|
What is the definition of interest
rate? Why do we have different interest rates? What is the influence of monetary
policy on interest rates? What justifies the differences in interest rates in
some countries subject to the same monetary policy?
|
|
Tema C07 |
Papel dos
investidores não residentes no Mercado de Dívida Soberana em Moeda Local de
Economias Emergentes |
|
The role
of foreign investors in Emergent Economies Local Currency Sovereign Debt
Market |
Tutor |
Carlos A. P. Pinto Ferreira
|
Descritivo |
O mercado de dívida soberana em moeda
local das principais economias emergentes quadruplicou de dimensão nos últimos
10 anos e o investimento estrageiro nesse mercado mais do que se multiplicou por
10. O objetivo do presente projeto é caraterizar estes mercados e investigar o
impacto dos investidores não residentes no custo da dívida soberana em moeda
local utilizando métodos econométricos. Para o efeito recorre-se a informação
sobre a base de investidores e dados macroeconómicas do FMI e a taxas de juro da
Bloomberg/Datastream. |
|
The local currency sovereign debt
market of emerging economies has increased fourfold in the last 10 years and
foreign investment in it has grown more than 10 times. The aim of this project
is to characterize these markets and explore the impact of foreign investment in
the sovereign debt costs in local currency using econometric methods. Data
regarding the sovereign debt investor structure and macroeconomic variables is
to be sourced from the IMF databases and local currency sovereign debt yields
are to be retrieved from Bloomberg/Datastream. |
|
Tema C08 |
Inclusão
bancária e financeira |
|
Financial
and banking inclusion |
Tutor |
Daniel Seabra Lopes
|
Descritivo |
À semelhança de outros países
europeus, Portugal apresenta índices elevados (acima de 90 por cento) de
inclusão bancária e financeira. No entanto, a finança é igualmente conhecida por
ser um ramo da economia particularmente vulnerável a crises, manipulações e
fraude. Conjugando dados quantitativos e qualitativos, os estudantes
interessados deverão interrogar-se acerca do que significa a inclusão bancária e
financeira e até que ponto esta pode ser considerada um indicador de
desenvolvimento. |
|
Like other European countries,
Portugal displays high levels of financial and banking inclusion (above 90%).
However, finance is also known for being a branch of the economy particularly
vulnerable to crises, manipulation and fraud. Through quantitative and
qualitative data, students will interrogate themselves about the meaning of
financial and banking inclusion and the extent to which both can be considered
as indicators of development. |
|
Tema C09 |
O
Financiamento das Empresas em Portugal, a Fragmentação Financeira na Zona Euro e
a Importância da União Bancária |
Tutor |
João Carlos Lopes
|
Descritivo |
O principal objetivo deste trabalho é
analisar as condições de financiamento das empresas portuguesas, no contexto da
zona euro. A maior parte do tecido empresarial português é constituído por
micro, pequenas e médias empresas e o seu financiamento é feito em boa medida
através de empréstimos bancários. Os graves problemas dos bancos portugueses e a
crise das dívidas soberanas, colocaram em desvantagem financeira as empresas
nacionais, quer em termos de volume (quantidade de crédito disponível), quer em
termos de preço (taxas de juro ativas) relativamente às empresas dos países do
norte da área do euro (designadamente a Alemanha). Depois da intervenção do BCE,
com a posição “custe o que custar” de Mario Draghi, e com o Quantitative Easing,
a situação melhorou, mas só será devidamente resolvida quando se ultrapassar o
problema dos ativos problemáticos dos bancos (non performing loans) e quando se
completar a União Bancária. |
|
Tema C10 |
O modelo
de cinco fatores em Portugal |
|
The
five-factor model in Portugal |
Tutor |
João Manuel Franco Vieira
|
Descritivo |
Este projeto tem como objetivo aplicar
o modelo de cinco fatores de Fama & French (2015) e ver como a sua
capacidade explicativa na previsão de retornos no mercado de ações de Portugal.
Também se pretende verificar como este modelo se desempenha face ao modelo de
três fatores e CAPM. |
|
This project aims to apply the
five-factor model of Fama & French (2015) and see how its explanatory
capacity in predicting returns in the Portuguese stock market. Is it also
intended to verify how this model performs in relation to the three-factor model
and CAPM. |
|
Tema C11 |
Economia
Política e Finanças Públicas |
|
Political
Economy and Public Finance |
Tutor |
José Alves
|
Descritivo |
Persson e Tabellini (2004)
demonstraram as ligações entre as regras eleitorais e as formas de governo com
os resultados da política orçamental. No entanto, e apesar das formas
constitucionais de governo, o espectro político também apresenta um factor
importante para explicar diferentes padrões de fiscalidade e estruturas de
despesa pública. Com este trabalho, pretendemos aprofundar esta análise e
fornecer um quadro mais geral que pode ligar os sistemas políticos a diferentes
padrões de política fiscal. |
|
Persson and Tabellini (2004) have
demonstrated the linkages between electoral rules and forms of government with
fiscal policy outcomes. However, and despite the constitutional forms of
government, political spectrum also present an important factor to explain
different patterns of taxation and government spending structures. With this
work, we intend to go deeper in this analysis and provide a more general
framework that can link political systems to different patterns of fiscal
policy. |
|
Tema C12 |
Impactos
não lineares da dívida pública líquida no crescimento económico. |
|
Non-linear effects of net government debt on
economic growth |
Tutor |
José Alves
|
Descritivo |
Muitos são os estudos que têm apontado
para os impactos lineares e não-lineares da dívida pública, em percentagem do
PIB, no crescimento económico, de curto e de longo prazo. No entanto, muito
pouca atenção à dívida pública líquida, em percentagem do PIB. Neste sentido,
propõe-se estudar os efeitos lineares e não-lineares desta variável sobre o
crescimento económico, e, em caso de existência de efeitos não-lineares,
estudar-se-á a existência de valores ótimos de dívida pública líquida.
|
|
Several studies have pointed to the
linear and non-linear impacts of public debt as a percentage of GDP on short-
and long-term economic growth. However, very little attention is given to net
public debt as a percentage of GDP. In this sense, we propose to study the
linear and non-linear effects of this variable on economic growth, and, in case
of existence of non-linear effects, we will study the existence of optimal
thresholds of net public debt. |
|
Tema C13 |
Qual é o
Comportamento do Consumo Privado em Portugal? |
|
How Does
Private Consumption Behave in Portugal? |
Tutor |
Luís F. Costa
|
Descritivo |
O objetivo é a utilização de séries
temporais económicas e financeiras para tentar responder à questão. Problemas e
tarefas: equação de Euler do consumo, componente cíclica das variáveis, medição
das expectativas, taxas de juro e preços de ativos, comparações
internacionais. |
|
The aim is using economic and
financial time series to answer the question. Problems to and tasks: consumption
Euler equation, cyclical component for the variables, measuring expectations,
interest rates and asset prices, international comparisons.
|
|
Tema C14 |
As
mulheres no mercado financeiro Português |
|
Women in
the Portuguese financial market |
Tutor |
Margarida Abreu
|
Descritivo |
Será que as mulheres transacionam como
os homens? Têm a mesma atitude relativamente ao risco? Revelam o mesmo nível de
conhecimento? Compram os mesmos ativos? E fazem o mesmo tipo de erros? O
objetivo deste trabalho é explorar as diferenças de género entre os investidores
individuais em Portugal, relativamente ao seu conhecimento financeiro, atitude
relativamente ao risco e desvios comportamentais, com recurso aos inquéritos
online ao investidor individual de 2018 da CMVM e ao inquérito
CMVM/Universidades de 2020. Estes inquéritos, para além da caracterização
socioeconómica dos inquiridos, contém perguntas que permitem identificar a
literacia financeira, atitude relativamente ao risco, e outros comportamentos
dos inquiridos, cujas respostas podem ser trabalhadas para identificar alguns
desvios comportamentais como a sobreconfiança, efeitos disposição ou o prazer de
jogar. Requisito: conhecimento básicos de econometria
|
|
Do women trade like men? Do they have
the same attitude towards risk? Do they reveal the same level of knowledge? Do
they buy the same assets? Or do they make the same kind of mistakes? The
objective is to analyse gender differences among individual investors in
Portugal, regarding their financial knowledge, risk attitude and their
behavioural biases, using data from the 2018 and 2020 CMVM online survey to
Portuguese individual investors. This survey, in addition to a socio-economic
characteristic of respondents, contains questions that seek to identify
financial literacy, attitude towards risk, and other behaviors of respondents in
the financial market that can be worked on to identify some behavioral biases
such as: overconfidence, disposition, gambling attitude. Basic econometrics
|
|
Tema C15 |
Qual a
sensibilidade dos portugueses para as questões do financiamento
sustentável? |
|
What is
the sensitivity of Portuguese citizens to the issues of sustainable
finance? |
Tutor |
Margarida Abreu
|
Descritivo |
As finanças sustentáveis referem-se a
considerar as implicações ambientais, sociais e de governo (ESG) no
financiamento, isto é, a promover um financiamento que favoreça o crescimento
econômico, reduzindo ao mesmo tempo, as pressões sobre o meio ambiente e tomando
em conta aspetos sociais e de governo. A União Europeia tem estado na vanguarda
desde 2015 dos esforços para construir um sistema financeiro que apoie o
crescimento sustentável, e a transição para uma economia de baixo carbono e mais
eficiente na utilização dos recursos. Qual o grau de consciencialização dos
portugueses para as questões do financiamento sustentável? E dos jovens? E dos
investidores Portugueses? Neste trabalho faz-se o ponto da situação sobre as
questões do financiamento sustentável no espaço europeu e uma análise empírica
da sensibilidade da população portuguesa para estas questões com base no
Inquérito CMVM/Universidades de 2020. |
|
Sustainable finance refers to the
process of taking due account of environmental, social and governance (ESG)
considerations in financing, that is, promoting finance to support economic
growth while reducing pressures on the environment and taking into account
social and governance aspects. The European Union has been at the forefront of
efforts to build a financial system that supports sustainable growth since 2015
and the transition to a low-carbon, more resource-efficient and sustainable
economy. How aware are Portuguese's citizens of sustainable finance issues? What
about young people? What about Portuguese investors? The present work analyses
the sustainable finance issues in the European area and develops an empirical
analysis of the sensitivity to these issues of the Portuguese population based
on the CMVM/Universities Survey of 2020. |
|
Tema C16 |
Produtos
de poupança de longo prazo em Portugal – o caso dos Planos Poupança Reforma e
dos Certificados de Reforma |
Tutor |
Maria Teresa Medeiros Garcia
|
Descritivo |
Este trabalho pretende analisar a
poupança de longo prazo em Portugal que se apresenta como um complemento de
rendimento na reforma face à pensão de velhice proveniente do sistema público de
segurança social. Em concreto propõe-se o estudo dos planos poupança reforma e
dos certificados de reforma em diversas vertentes: características, fiscalidade,
população abrangida, evolução do mercado, e desempenho.
|
|
Tema C17 |
O sector
segurador em Portugal |
|
The
insurance sector in Portugal |
Tutor |
Maria Teresa Medeiros Garcia
|
Descritivo |
Pretende-se fazer um estudo do sector
segurador em Portugal. |
|
The objective of the study is to
analyse the insurance sector in Portugal. |
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Tema C18 |
Regulação
e supervisão bancária em Portugal: desde quando e como? |
|
Banking
regulation and supervision in Portugal: since when and how?
|
Tutor |
Rita Martins de Sousa
|
Descritivo |
Desde quando a regulação e a
supervisão bancária em Portugal? Quais as entidades reguladoras? Qual a eficácia
dessa regulação/supervisão? Qual o modelo adotado comparativamente a outras
economias europeias? |
|
Since when did banking regulation and
supervision begin in Portugal? Which are the regulatory bodies? How effective is
this regulation and supervision? What model has been adopted compared to other
European economies? |
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Tema C19 |
A
estabilidade financeira da economia portuguesa no contexto da crise Pandémica:
constrangimentos e desafios. |
|
The
financial stability of the Portuguese economy in the context of the Pandemic
crisis: constraints and challenges |
Tutor |
Rosa Borges
|
Descritivo |
A crise pandémica que tem abalado o
mundo afectou fortemente a generalidade das economias. Em Portugal, o impacto
negativo traduziu-se numa quebra do PIB, em 2020, a rondar os 7,6%. A crise
económica não se tem manifestado igual em todas as áreas de actividade, sendo
particularmente gravosa nos serviços, como o turismo, alojamento e restauração.
Uma das medidas legislativas tomadas para mitigar o efeito da crise nas
famílias, que viram os seus rendimentos baixar e nas empresas, que enfrentaram
problemas de quebras de facturação, foram as moratórias de crédito. Neste
contexto, o fim das moratórias de crédito previsto para setembro de 2021, pode
fazer antever dificuldades no pagamento do serviço da dívida associados a estes
créditos e contribuir para o aumento do crédito mal parado dos bancos. Surge
pertinente então, avaliar os impactos do fim desta medida transitória na
estabilidade do sistema financeiro. |
|
The pandemic crisis that has rocked
the world has strongly affected most of the economies. In Portugal, the negative
impact resulted in a drop in GDP in 2020, of around 7.6%. The economic crisis
has not been the same in all areas of activity, being particularly burdensome in
services, such as tourism, accommodation and restaurants. One of the legislative
measures taken to mitigate the effect of the crisis on families, which saw their
incomes go down, and on companies, which faced problems of liquidity, were the
postponement of payment of credits. In this context, the end of the postponement
of payment of credits due in September 2021, may result in difficulties in
paying the debt service to financial institutions and contribute to the increase
in the bad credit of banks. It becomes pertinent, then, to assess the impacts of
the end of these transitional measures on the stability of the financial system.
|
|
Tema C20 |
A
importância da regulação na economia de mercado. O caso do sector
bancário |
|
The
importance of regulation in the market economy. The case of the banking
sector |
Tutor |
Rosa Borges
|
Descritivo |
Numa perspectiva abrangente a
regulação engloba as diversas formas de intervenção do Estado na economia.
Contudo, uma definição mais específica de regulação económica refere uma
intervenção do Estado numa indústria com poder de mercado ou que produza um bem
ou serviço essencial, com o objectivo de aumentar o bem-estar social. Nestes
casos, o mercado, por si só não permite maximizar o bem-estar social, pelo que,
quando existem estas falhas de mercado, o Estado deverá intervir, nomeadamente
através da criação de reguladores independentes. Pretende-se neste tema abordar
o papel dos reguladores na economia, em particular, o papel do regulador do
sector bancário. |
|
In a comprehensive perspective,
regulation encompasses the different forms of State intervention in the economy.
However, a more specific definition of economic regulation refers to State
intervention in an industry with market power or that produces an essential good
or service, with the aim of increasing social welfare. In these cases, the
market, by itself, does not allow maximizing social welfare, so, when these
market failures exist, the State should intervene, namely through the creation
of independent regulators. The aim of this theme is to address the role of
regulators in the economy, in particular, in the case of the banking regulator.
|
|
Área temática de Economia Pública e Política Social
Thematic Area: Public and Welfare Economics
Tema D02 |
O Impacto
do Envelhecimento Demográfico no Estado-Providência Português |
|
The
Impact of Demographic Ageing on the Portuguese Welfare State
|
Tutor |
Amílcar Moreira
|
Descritivo |
No âmbito das economias avançadas,
Portugal será uma das nações mais afetadas pelo envelhecimento demográfico
(OECD, 2017). Neste projeto pretende-se usar dados do Ageing Report da Comissão
Europeia (2005, 2009, 2012, 2015, 2018 e 2021) para perceber em que medida o
envelhecimento demográfico poderá afetar a dinâmica de evolução, e composição da
despesa social em Portugal. Será dada especial atenção à forma como variações
nas projeções do Ageing Report refletem mudanças nas projeções demográficas e
macroeconómicas que as sustentam. |
|
In the group advanced economies,
Portugal will be one of the nations most affected by demographic aging (OECD,
2017). In this project we will use data from the European Commission's Ageing
Report (2005, 2009, 2012, 2015, 2018 and 2021) to understand the extent to which
demographic ageing may impact on the level and composition of social expenditure
in Portugal in the coming decades. Special attention will be paid to how
variations in the Ageing Report's projections reflect changes in the demographic
and macroeconomic projections that support them.
|
|
Tema D03 |
A
transição da educação para o mercado de trabalho: O problema dos jovens NEET
(not in employment, education or training) em Portugal e na União
Europeia. |
|
The
transition from school to work: the NEET (not in employment, education or
training) in Portugal and in Europe |
Tutor |
Carlos Farinha Rodrigues
|
Descritivo |
O objectivo deste projecto é analisar
a incidência e a composição dos NEET nos jovens entre os 15 e 29 anos em
Portugal e na União europeia. Utilizando a informação disponível em diversos
organismos internacionais (Eurostat, OCDE, OIT) pretende-se fazer uma
caracterização detalhada dos jovens NEET relacionando a sua incidência com o
nível de educação, o abandono escolar e o nível de desemprego da população
jovem. Pretende-se igualmente identificar as principais políticas públicas
implementadas na EU para a resolução deste problema.
|
|
Tema D04 |
Aversão à
desigualdade e aversão ao risco de eleitores e legisladores
|
|
Inequality and risk aversion of voters and
lawmakers |
Tutor |
Carlos J.S. Lourenço
|
Descritivo |
O objetivo deste projeto é discutir e
estimar a desigualdade e a aversão ao risco em duas subpopulações em Portugal:
eleitores e legisladores. Numa primeira etapa, os alunos farão uma revisão da
literatura sobre (a) aversão à desigualdade, (b) aversão ao risco e (c) sua
relação, discutindo em particular os resultados principais e os métodos
comumente usados para estimar essas preferências. Atenção especial deve ser dada
aos estudos que mediram as preferências dos legisladores versus as dos
eleitores. Espera-se que os alunos ampliem o conjunto de documentos de
orientação que o tutor fornecerá no início do projeto. Numa segunda etapa, os
alunos recolherão dados e estimarão a aversão à desigualdade e a aversão ao
risco nas subpopulações mencionadas em Portugal. Embora uma sólida formação em
estatística e / ou econometria seja útil, a motivação para aprender rápido é
mais decisivo. |
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The goal of this project is to discuss
and estimate inequality and risk aversion in two sub-populations in Portugal:
voters and lawmakers. In a first step, students will do a literature review on
(a) inequality aversion, (b) risk aversion, and (c) their relationship,
discussing in particular the main findings and the methods commonly used to
estimate those preferences. Special attention should be given to studies that
have measured preferences of lawmakers vs. those of voters. Students are
expected to enlarge the set of guiding papers the tutor will provide at the
start of the project. |
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Tema D05 |
A
recessão Covid |
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The Covid
recession |
Tutor |
Francisco Louçã
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Descritivo |
A recessão mundial de 2020 prolonga-se
em 2021, sendo a sua causalidade evidente. O trabalho procura investigar os
mecanismos de transmissão, as incertezas que gera e os efeitos das medidas em
curso. |
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The 2020 world recession is prolonged
in 2021, and its causality is obvious. This research discusses the transmission
mechanisms, the uncertainties they generate and the effect of the measures.
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Tema D06 |
Proteção
social familiar em Portugal e na Europa |
Tutor |
Francisco Nunes
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Descritivo |
A proteção social familiar desempenha
um importante papel na provisão do bem-estar nas sociedades desenvolvidas, com
sistemas de segurança social bem estruturados e modernos e também com legislação
sobre direitos sociais, amadurecida e escrutinada, nos processos de
desenvolvimento democrático e de aperfeiçoamento da cidadania. De facto, a
proteção social da família não se esgota – longe disso – no conjunto das
prestações e dos benefícios concedidos formalmente pelos sistemas de segurança
social, nos seus subsistemas de solidariedade social (em geral, financiados
através dos impostos gerais) ou equivalente. A regulamentação da proteção da
maternidade, paternidade e parentalidade e o conjunto dos subsídios atribuídos a
famílias com crianças, nas várias valências dos direitos sociais, constituem uma
base importante, em muitos países europeus, incluindo Portugal, para a
estruturação do sistema de benefícios de apoio do Estado ao bem-estar das
famílias. Onde podemos incluir ainda os benefícios ligados à esfera da educação
e da saúde, especificamente orientados para a proteção/ apoio às famílias com
crianças. Ou até o efeito dos sistemas fiscais, em especial na tributação direta
do rendimento. Uma bateria algo complexa na provisão de bem-estar social pelas
administrações públicas. Para além da análise do caso português, num período de
referência incidente neste século, podemos considerar o interesse comparativo
das políticas sociais dirigidas a famílias com crianças com algumas realidades
de sistema de bem-estar algo distintos do português, na Europa. Que semelhanças
e divergências se poderão apontar na conceção e orientação desse tipo de
proteção em países europeus com Estados de bem-estar distintos? Sugere-se a
comparação entre Portugal e dois países europeus diferenciados no seu modelo de
proteção. Pode-se falar numa convergência global das políticas neste campo? Há
um modelo europeu de proteção social familiar? |
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Tema D07 |
Pandemia
da COVID-19 e desemprego |
Tutor |
António Garcia Pereira
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Descritivo |
Um dos pontos singulares das
estatísticas oficiais do Trabalho e do Emprego em Portugal são os números baixos
do desemprego, muito em particular após a pandemia da COVID-19, bem como a baixa
percentagem dos que acedem ao subsídio de desemprego. Este trabalho tem como
objectivo estudar a real dimensão do fenómeno do desemprego, a sua evolução
desde o início da pandemia e as razões da pouca dimensão dos números quer do
desemprego, quer dos apoios sociais concedidos. |
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Tema D08 |
Emprego e
salário: uma análise de género. |
Tutor |
Graça Leão Fernandes
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Descritivo |
Estudar as diferenças no emprego e no
salário de homens e mulheres, em Portugal, no século XXI.
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Tema D09 |
Estimação
de preferência entre políticas públicas e efeitos de enquadramento
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Assessing
people’s preferences over public policies and framing effects
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Tutor |
Jacinto Braga
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Descritivo |
A escolha entre políticas públicas
deveria ser informada por conhecimento das preferências da população. Uma
dificuldade aqui é que apresentações (enquadramentos) diferentes das opções pode
levar a respostas diferentes. Por exemplo, imagine que se estima que uma
epidemia vai matar 1000 pessoas se nada se fizer, e que lhe perguntam qual de
dois programas de saúde prefere: o programa A salva 300 pessoas; o programa B
com 30% de probabilidade salva 1000 pessoas e com 70% de probabilidade não salva
ninguém. Agora imagine que lhe perguntam se prefere o programa X — com o qual
700 pessoas morrerão — ou o Y — com o qual com 70% de probabilidade morrerão
1000 pessoas, e com 30% de probabilidade não morre ninguém. Na verdade os
programas A e X são o mesmo, e o mesmo se passa com o B e Y. No entanto em
estudos anteriores, a maioria dos respondentes prefere o A ao B, mas prefere o Y
ao X (a preferência contrária). Este projeto consiste em conceber e implementar
o inquérito online para confirmar (ou refutar) estes resultados. O objetivo é a
familiarização com o tópico (que questiona a teoria económica tradicional) e com
as técnicas experimentais e de inquérito (uma ferramenta muito importante na
investigação em Economia) |
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The public policy maker should try and
estimate people’s preferences over different outcomes. One difficulty with this
is that framing policy options in different ways may lead to different
responses. For instance, imagine that an epidemic will kill 1000 people if
nothing is done, and you are asked which of two health programs you prefer:
program A saves 300 people with certainty; program B saves 1000 people with
probability 30% and no one with probability 70%. Now suppose you are instead
asked to choose between program X ¯ under which 700 people will die ¯ and
program Y ¯ under which 1000 people will die with probability 70% and no one
will die with probability 30%. In fact programs A and X are the same, and so are
B and Y. Yet in previous studies it has been observed that most people prefer A
over B, but prefer Y over X (the opposite preference). In this project you will
design and conduct an online survey to confirm (or refute) these results. The
aim is to get acquainted with this topic (which challenges standard economic
theory) and survey and experimental methods (an important tool in Economics
research). |
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Tema D10 |
Estimação
de preferência entre políticas públicas e a disparidade entre “escolha e
equiparação” |
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Assessing
people’s preferences over public policies and the choice-matching
disparity |
Tutor |
Jacinto Braga
|
Descritivo |
Para escolher entre políticas públicas
alternativas, o decisor deveria estimar as preferências da população. Esta não é
uma tarefa simples, pois diferentes métodos de estimação de preferências podem
levar a diferentes resultados. Por exemplo, em 2019 morrerem 474 pessoas em
acidentes de viação em Portugal. Suponha (“escolha”) que lhe perguntam qual de
dois programas de segurança rodoviária mutuamente exclusivos prefere: o programa
A salva 30 vidas e custa €30 milhões (€30m) por ano; o programa B salva 80 vidas
e custa €140m por ano. Agora (“equiparação”) suponha que ainda não se conhece o
custo do programa B, e é-lhe perguntado qual seria o custo do programa B que o
tornaria indiferente entre A e B. Neste tipo de problemas a maioria escolhe o B
na primeira pergunta, mas indica um custo como €80m ou €100m (menos do que
€140m) na segunda. As duas respostas contradizem-se: uma pessoa que é
indiferente entre A e, digamos, salvar 80 vidas a um custo de €100m deveria
preferir A a salvar 80 vidas a um custo de €140m. Este projeto consiste em
conceber e realizar um inquérito onine para confirmar (ou refutar) esta aparente
contradição. O objetivo é a familiarização com o tópico (que questiona
seriamente a teoria económica tradicional) e com as técnicas experimentais e de
inquérito (uma ferramenta muito importante na investigação em
Economia). |
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When choosing between alternative
public policies, the decision maker should estimate people’s preferences. This
is far from a simple task, as different methods of surveying people’s preference
may lead to different preference rankings. For instance, in 2019 474 people died
in traffic accidents in Portugal. Suppose (choice question) you are asked which
of two mutually exclusive road safety programs you prefer. Program A saves 30
lives and costs €30 million (€30m) a year; program B saves 80 lives and costs
€140 million (€140m) a year. Now (matching question) suppose we don’t know the
cost of program B yet, and are asked how much program B would have to cost to
make you indifferent between programs A and B. In these type of questions most
people prefer B over A in the first question, but when asked the second question
indicate a cost like €80m or €100m (less than €140m). The two answers contradict
each other. If you are indifferent between program A and, say, saving 80 lives
at cost of €100m, then you should prefer A over saving lives at a cost of €140m.
In this project you will design and conduct an online survey to confirm (or
refute) this apparent contradiction. The aim is to get acquainted with the topic
(which seriously challenges tradition economic theory) and survey and
experimental methods (an important tool in Economics research).
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Tema D11 |
Orçamento
Cidadão em Portugal |
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Citizens
Budget in Portugal |
Tutor |
Joana Andrade Vicente
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Descritivo |
A avaliação da transparência
orçamental ao longo dos últimos anos através do Índice de Transparência
Orçamental (Open Budget Index) levou à identificação de uma lacuna importante no
processo orçamental português: a inexistência (ou inconsistente publicação) de
um Orçamento Cidadão – um documento não técnico, mas compreensível, elaborado
pelo Governo, que visa informar substantivamente os cidadãos sobre a proposta de
lei orçamental. É considerado um elemento fundamental para a responsabilização
dos governos (accountability) e para que a sociedade civil possa compreender a
forma como o Governo pretende utilizar os recursos públicos. Este projeto visa
avaliar as diversas iniciativas desenvolvidas pelo Ministério das Finanças e
pela Direção-Geral do Orçamento no sentido de ponderar se configuram um
verdadeiro Orçamento Cidadão no sentido que lhe é dado pelas guidelines e boas
práticas internacionais. |
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The assessment of budget transparency
over the past few years through the Open Budget Index has led to the
identification of an important gap in the Portuguese budgetary process: the
absence (or inconsistent publication) of a Citizens Budget – a non-technical but
comprehensive document, prepared by the Government, which aims to substantially
inform the citizens about the proposed budgetary law. It is fundamental for
governments’ accountability and for the civil society to understand the way in
which the Government intends to use public resources. This project aims to
evaluate the several initiatives developed by the Ministry of Finance and the
Directorate-General for Budget in order to consider whether they constitute a
true Citizens Budget, in the sense given by international guidelines and good
practices. |
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Tema D12 |
O crédito
a particulares: evolução, determinantes e endividamento excessivo |
Tutor |
João Tomé Calado
|
Descritivo |
Este tema facilitava a vida aos alunos
dado que apresentava logo de forma mais clara da sua base de trabalho,
nomeadamente centrando o trabalho empírico no tratamento da base de dados do BP.
Podem optar por fazer uma análise descritiva com análise da evolução ou podem
tentar modelizar o crédito a particulares com base numa regressão linear simples
(mas opcional). O incumprimentos dos particulares teria também duas hipóteses:
análise descritiva ou modelizar (opcional e só para um grupo muito focado e
empenhado). |
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Tema D13 |
O sistema
público de pensões de velhice em Portugal |
Tutor |
Maria Teresa Medeiros Garcia
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Descritivo |
Este trabalho pretende analisar o
sistema de pensões do sistema previdencial da Segurança Social em termos
legislativos, financeiros e de população coberta (contribuintes e
pensionistas). |
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Tema D14 |
Sustainable Mobility, PART and the Covid19
Pandemic |
Tutor |
Patricia C. Melo
|
Descritivo |
According to the latest national
inventory of greenhouse gas (GHG) emissions, published by the Portuguese
Environment Agency (APA) in March 2020, transport is responsible for 26% of
national emissions and this share has not been reducing despite technological
and fuel efficiency improvements. The transport sector therefore assumes a
crucial role in Portugal’s commitment to achieve carbon neutrality by 2050, as
per the Carbon Neutrality Roadmap 2050 (RNC 2050) approved in 2019. This implies
a drastic change in mobility patterns across the country, especially in its
urban areas where the spatial organization of economic activities and the
availability of public transport make modal shift away from the car more
attainable. Given that about 90% of continental Portugal’s population live in
urbanized areas this would have massive social, economic and environmental
impacts. This project will study the impacts of an unprecedented change in
public transport in Portugal, particularly in Lisbon’s metropolitan area (AML):
the programme PART (Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes
Públicos), introduced in April of 2019. The aim of PART is to “reduce the
negative externalities associated with mobility, namely congestion, the emission
of greenhouse gases, air pollution, noise, energy consumption and social
exclusion”. Besides funding the reduction in public transport travel cards, the
main objectives of PART include the simplification of the number and types of
travel cards and increasing the level of public transport services. Nearly one
year after PART was implemented the outbreak of the COVID19 pandemic in Portugal
led to a drastic change in mobility patterns following the imposition of
compulsory lockdown in mid-March of 2020. Since then, there have been different
types of partial lockdowns and limitations to social and physical movements
until January of 2021, after which the country entered a new lockdown period.
The pandemic poses several questions for the future of sustainable mobility in
Lisbon’s metropolitan area. The reduction in the demand for public transport
(and in the demand for travel more generally) led to a drastic reduction in
operating revenues, without a proportional reduction in operating costs. At the
same time, the generalized fear of using public transport due to a perceived
greater risk of contagion generated a comparative advantage for car use, putting
at risk the efforts towards a more sustainable mobility system. This, in turn,
creates challenges for PART’s ability to achieve its goals and to be financially
sustainable in the future. The main objectives of this research project are: •
To study the effects of the PART reform on mobility patterns in Lisbon’s
Metropolitan Area(AML) – i.e. public transport and private transport demand pre-
and post-PART, operating revenues and operating costs of public transport
operators; • To study how the COVID19 pandemic, and the several lockdown
restrictions, affected mobility patterns in the AML and the outcomes of the PART
reform. To achieve the objectives, students will collect and analyze data for
pre- and post-PART and pre- and post-COVID19 public transport demand and supply,
the operating revenues and operating costs of public transport operators, as
well as the car use levels for the AML. The results from the project will be
relevant for public transport operators and municipalities in the AML,
particularly Lisbon municipality. |
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Tema D15 |
Ciclo
económico e perceções sobre o estado de saúde |
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Economic
cycle and perceptions of health status |
Tutor |
Vítor Escária
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Descritivo |
O impacto das flutuações económicas
sobre o estado de saúde e as taxas de mortalidade tem sido um tema bastante
estudado. Muitos estudos concluíram que a mortalidade é pró-cíclica. Embora a
associação entre as condições do ciclo económico e a mortalidade tenha sido
amplamente documentada, ainda são necessárias mais análises para compreender os
mecanismos por trás da relação entre as condições do ciclo económico e os níveis
de saúde. Muitos estudos examinaram a associação entre flutuações
macroeconómicas e níveis de tabagismo e de consumo de bebidas ou distúrbios de
peso, hábitos alimentares e atividade física, embora os resultados não sejam
conclusivos. O único resultado mais estabelecido é que a saúde mental se
deteriora durante a desaceleração económica. Recentemente, muito se tem
discutido sobre o impacto da atual recessão e das medidas de confinamento
adotadas para combater a COVID 19 sobre o nível de saúde. Este trabalho tentará
abordar como o ciclo de negócios afeta a perceção de saúde dos
portugueses. |
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The impact of macroeconomic
fluctuations on health and mortality rates has been a highly studied topic in
the field of economics. Many studies find that mortality is procyclical in many
countries. Even though the association between business cycle conditions and
mortality has been extensively documented, a much stronger effort is needed to
understand the mechanisms behind the relationship between business cycle
conditions and health. Many studies have examined the association between
macroeconomic fluctuations and smoking, drinking, weight disorders, eating
habits, and physical activity, although results are rather mixed. The only
well-established finding is that mental health deteriorates during economic
slowdowns. Recently much has been discussed on the impact of the current
recession and the confinement measures adopted to fight COVID 19 on health. This
work will try to address how the business cycle affects health perceptions of
the Portuguese. |
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Tema D16 |
Ciclo
económico e subutilização do trabalho |
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Economic
cycle and labour underutilization |
Tutor |
Vítor Escária
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Descritivo |
As medidas de subutilização da força
de trabalho podem fornecer mais informações para efeitos de monitorização do
mercado de trabalho e avaliação da pressão sobre o mesmo. Essas medidas podem
melhorar a medição do trabalho decente, dos desajustamentos entre a oferta e a
procura de trabalho, incluindo componentes do nível de "folga" do mercado de
trabalho, baixos rendimentos ou subutilização de algumas competências. Neste
trabalho, será realizada uma análise de como a subutilização da força de
trabalho varia ao longo do ciclo tendo em vista avaliar como a subutilização da
mão de obra é uma almofada utilizada para a adaptação às flutuações.
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Measures of labour underutilization
can provide more information for purposes of labour market monitoring and
assessing the pressure on the labour market. Those measures can improve the
measurement of decent work, mismatches between labour supply and demand
including components for labour slack, low earnings and skills underutilization.
In this work, an analysis of how labour underutilization changes over the cycle
will be performed to assess how labour underutilization is a cushion to adapt to
fluctuations. |
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