Métodos de Ensino e Avaliações

A UC é de natureza teórico-prática pretendendo alcançar os melhores níveis de motivação e interesse dos alunos nas sessões e superior eficácia de aprendizagem. O método de ensino teórico seguido é o método expositivo dos tópicos do programa com auxílio de meios pedagógicos tecnológicos de suporte acompanhado de interação com os alunos. Cada item do programa é apresentado aos alunos seguido de discussão e debate sobre os tópicos. Com este método procura-se dar a conhecer aos alunos os autores e os modelos mais relevantes de suporte à tomada de decisão. O método de ensino prático é seguido na análise de casos com o auxílio de uma metodologia de trabalho que é apresentada e utilizada nas aulas. Cada caso real é alvo de análise (enquadramento, diagnóstico, síntese e tomada de decisão) alargada na turma. A dinâmica entre os diferentes grupos de alunos é estimulada procurando expor cada um à crítica dos outros, questionando as suas opções e modelos de tomada de decisão. A avaliação desta unidade curricular está estruturada de forma a considerar o trabalho realizado ao longo do semestre e a prestação individual dos alunos em testes finais, da seguinte forma: a) Época normal Trabalhos de grupo 70% Teste individual escrito sem consulta 30% Cada componente terá obrigatoriamente de ser igual ou maior a 8 valores. b) Época de recurso Teste individual escrito sem consulta 100% Pode ser considerada a nota do trabalho de grupo nos moldes da época normal, se ainda não utilizada até lá.