Currículo

Género e Cidadania GCID

Contextos

Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1, 2 e 3

Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1, 2 e 3

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Aquisição do conhecimento teórico e das referências empíricas que permitam a compreensão do género enquanto construção social, assim como a análise crítica dos padrões de desigualdade de género. 2. Compreensão do valor da igualdade de género e da cidadania no quadro do desenvolvimento. 3. Analisar e refletir criticamente sobre as principais mudanças operadas a nível económico, no plano global, e as implicações para a divisão sexual do trabalho e desigualdades sociais em geral 4. Desenvolver as competências teóricas e analíticas que permitam contribuir para o avanço do conhecimento científico, para a melhoria das políticas públicas, assim como para o desenho e desenvolvimento de projetos de mudança a nível organizacional e/ou comunitário, a partir da integração de uma perspetiva de género.

Programa

1. Contributos teóricos para o desenvolvimento dos Estudos de Género e conceitos centrais 2. Género, cidadania e desenvolvimento: a abordagem dos direitos humanos 3. Globalização da economia, migrações e cuidados 4. Género, Mudança e Desenvolvimento

Método de Avaliação

Estão previstas 13 aulas, compreendendo aulas de exposição teórica, aulas práticas (workshops) e seminários. As aulas práticas/workshops destinam-se a apresentar e debater artigos sobre os conteúdos programáticos do Programa. Esta participação prática compreende 20% da avaliação. Os/as estudantes têm de apresentar durante 15 minutos um tema do Programa, entregando o respetivo trabalho por escrito na data da EN (máximo: 2500 palavras). Esta componente vale 80% Época de recurso Prova escrita individual, não sendo permitida a consulta de elementos de estudo (100%), destinada a quem reprovou na EN ou pretende melhorar a classificação obtida.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Inequality regimes: gender, class and race in organizations: Acker, J. 2006 Gender & Society, 20(4), pp. 441-464.
  • Women’s Role in Economic Development: Boserup, E. 1970 New York, NY, St. Martin’s Press.
  • Empowerment, citizenship and gender justice: a contribution to locally grounded theories of change in women's lives: Kabeer, N. 2012 Ethics and Social Welfare, 6(3),pp: 216-232
  • Gendering the inequality debate: Perrons, D. 2015 Gender and Development, 23(2), pp. 207-222
  • Sen’s capability approach and gender inequality: selecting relevant capabilities”, Feminist Economics: Robeyns, I., 2003 Feminist Economics, 9 (2-3), pp. 61-92.
  • The 2030 Agenda: challenges of implementation to attain gender equality and women's rights: Ravazi, S. 2016 Gender & Development, 24:1, 25-41.
  • Global trends in gender equality: Seguino, S. 2016 Journal of African Development, 18, pp. 1-30.
  • Development as Freedom: Sen, A. 2000 Anchor Books.

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre