Currículo
«Espaço Lusófono» Paradigmas, Trajetórias e Identidades ELPTI
Contextos
Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1, 2 e 3
Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1, 2 e 3
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A revolução de Abril de 1974, o fim da guerra em África e a independência dos povos colonizados levaram a importantes transformações em Portugal e nas antigas colónias. Tal gerou uma recomposição das relações no seio do espaço imperial português, entretanto reconfigurado no que viria a designar-se, de forma controversa, de Espaço Lusófono (EL).Entender o processo de reconstrução socio-económica e, sobretudo, a diversidade identitária no seio desta área linguística euro-afro-brasileira, incluindo Timor, são essenciais ao conhecimento desta realidade global contemporânea. Surgem 3 questões: Existirá um verdadeiro EL para lá da representação imaginada de raíz lusotropical? Quais as características de natureza política, socio-económica e cultural, que marcaram, ao longo da História, o relacionamento no seio do EL, e sobretudo nas últimas 4 décadas?
Programa
- Espaço Lusófono: o espaço, e o tempo na longa duração; - Espaço Lusófono: ideologias e categorias classificatórias; - Os atores: instituições e percursos coletivos; - Histórias de vida e identidades; - Imagens e representações.
Método de Avaliação
Cada aluna/o deverá apresentar um ensaio sobre um dos temas lecionados no âmbito da UC (25.000 caracteres, com espaços, excluindo bibliografia e anexos) e apresentá-lo oralmente numa das aulas (a agendar).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -