Currículo

Europa Global: Diplomacia, Comércio e Segurança num Mundo Multipolar EUROGLOB

Contextos

Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1, 2 e 3

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objetivo analisar criticamente o papel da União Europeia (UE) enquanto atriz global em termos políticos, económicos e normativos. Explora o papel da UE no quadro das transformações dinâmicas no quadro da governação económica mundial e como é que tem respondido interna e externamente aos novos desafios e oportunidades de um mundo cada vez mais multipolar. Para isso, irá analisar de forma crítica e transversal três grandes questões que moldam a política global da EU: segurança, comércio e valores. Em termos temporais, esta unidade curricular focaliza-se no período após o Tratado de Lisboa de 2009 e dedicará atenção particular às políticas de cooperação europeias e à sua importância e impacto, em termos diplomáticos, económicos e securitários, no seio da estratégia global da UE.

Programa

Esta unidade curricular procura refletir e debater as principais questões que estão na base da política global da EU desde 2009 após as mudanças institucionais e organizacionais geradas com o Tratado de Lisboa e com a emergência de um mundo multipolar que vem desafiar a governação política e económica global vigente desde o final da Segunda Guerra Mundial. A unidade curricular irá abordar 3 grandes questões estruturantes da política global da UE: segurança, comércio e valores. Em termos gerais, esta unidade curricular irá: - Propor aos estudantes uma análise critica sobre as condições que estão na origem e evolução da política global da UE; - Promover o debate sobre o processo de negociação e decisão da política global da UE; - Desafiar os estudantes a refletir nas oportunidades e desafios para a UE enquanto atriz global num potencial mundo pós-Ocidental e multipolar.

Método de Avaliação

Avaliação Contínua: - Seminários Individuais (40%) - Ensaios de Grupo (60%) Avaliação não contínua: - Exame (100%) Os seminários individuais e os trabalhos de grupo são avaliados segundo os seguintes critérios: Apresentação (10%), estrutura (20%), análise crítica (30%) e conhecimento da matéria (40%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • European Union Foreign Policy In A Changing World: Smith, Karen 2013 Cambridge: Polity Press
  • The making of the EU Global Strategy: Tocci, Nathalie 2016 Contemporary Security Policy 37:3, pp.1-12
  • A liberal grand strategy in a realist world? Power, purpose and the EU´s changing global role: Smith, Michael 2011 Journal of European Public Policy 18:2, pp.144-163
  • The European External Action Service and agenda-setting in European foreign policy: Vanhoonacker, Sophie & Karolina Pomorska 2013 Journal of European Public Policy 20:9, pp.1316-1331
  • The European Union and Global Development: An Elightened Superpower in the Making?: S.Gänzle, S. Grimm & D. Mahkhan (eds) 2012 Basingtstoke: Palgrave Macmillan
  • Reshaping European Union Development Policy: collective choices and the new global order: Mah, Luís 2015 Revista Brasileira de Política Internacional 58:2, pp.44-64

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre