Currículo
Ciências Sociais e Desenvolvimento CSD
Contextos
Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta disciplina pretende aprofundar o estudo crítico do desenvolvimento enquanto processo de longo prazo de transformação societal. Na primeira parte do programa, abordamos algumas das principais referências teóricas sobre o processo de desenvolvimento (de Marx e Weber a Polanyi e Amartya Sen) e discutimos algumas abordagens mais contemporâneas centrais nos debates sobre desenvolvimento, como a corrente pós-desenvolvimentista. Na segunda parte, discutimos algumas das temáticas mais relevantes para a reflexão atual em torno do desenvolvimento.
Programa
1. O desenvolvimento como paradigma de transformação societal: modernidade e desenvolvimento 1.1 A evolução do pensamento sobre o desenvolvimento no pós-2ª Guerra Mundial: uma panorâmica. 1.2 A emergência da modernidade na Europa: economia, sociedade e religião (Marx e Weber). 1.3 A “Grande Transformação” de Karl Polanyi: Incrustação, duplo movimento e Estado. Economia política institucionalista: de Veblen a Chang. 1.4 Estruturalismo. Teorias da dependência. Teoria do sistema-mundo. 1.5 A abordagem das capacidades e o paradigma do desenvolvimento humano. A construção de agendas globais de desenvolvimento. 1.6 A socioeconomia do desenvolvimento. A crítica pós-desenvolvimentista. 2. Temáticas contemporâneas centrais no estudo do desenvolvimento 2.1 Pobreza: conceitos, medição, políticas e estratégias. 2.2 Fome, segurança e soberania alimentar. 2.3 Género e desenvolvimento. 2.4 Ambiente, sustentabilidade e catástrofes. 2.5 Violência, conflito e desenvolvimento.
Método de Avaliação
A disciplina divide-se em duas partes. Na primeira parte, correspondente à primeira metade do semestre, as aulas são de caráter expositivo. Na segunda parte, correspondente à segunda metade do semestre, as aulas têm por base a apresentação e discussão de textos por parte dos estudantes. A avaliação em época normal assenta na apresentação individual em aula (25%), recensão crítica individual (25%) e exame final escrito individual, sem consulta (50%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Essential Guide to Critical Development Studies: Veltmeyer, H. & Bowles, P. (eds.) 2018 London and New York: Routledge
- Introduction to International Development: Approaches, Actors, Issues and Practice: Haslam, P., Schafer, J. & Beaudet, P. (eds.) 2017 3 rd. ed., Canada: Oxford University Press
- International Development Studies: Theories and Methods in Research and Practice: Sumner, A. & Tribe, M. 2008 London: Sage
- The Companion to Development Studies: Desai, V. & Potter, R. (eds.) 2014 3rd ed., London and New York: Routledge
- International Development: Ideas, Experience and Prospects: Currie-Alder, B., Kanbur, R., Malone, D.M. & Medhora, R. (eds.) 2014 Oxford: Oxford University Press