Currículo

Ciências Sociais e Desenvolvimento CSD

Contextos

Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina visa o estudo crítico, baseado numa bibliografia atualizada, do desenvolvimento enquanto processo de longo prazo de transformação societal. O programa divide-se em 2 partes. 1) Veremos como a questão da modernidade surgiu, após a 2ª GM, em íntima associação com a ideia de mudança das sociedades ditas modernas. Apelaremos às visões da história, sociologia, antropologia e ciência política, essenciais para pensar o desenvolvimento no mundo global. 2). Atenderemos às principais temáticas que animam a reflexão sobre o desenvolvimento, sobretudo neste século XXI . No centro da abordagem encontram-se temáticas como a boa governação e corrupção; género e desenvolvimento; ambiente, sustentabilidade e catástrofes; violência, conflito e desenvolvimento; pobreza; e as agendas globais de desenvolvimento, incluindo a Agenda 2030.

Programa

1. O desenvolvimento como paradigma de transformação societal: modernidade e desenvolvimento. 1.1 A evolução do “desenvolvimento”: uma panorâmica. 1.2 O paradigma do desenvolvimento humano e a abordagem das capacidades. 1.3 A “Grande Transformação” de Karl Polanyi: incrustação, duplo movimento e Estado. 1.4 A emergência da modernidade na Europa: economia, sociedade e religião (Marx e Weber). A crítica da modernidade eurocêntrica (Goody e Blaut). 1.5 As origens históricas das desigualdades “Norte-Sul” e “West-Rest”. 1.6 Estado, instituições e desenvolvimento. 2. Temáticas contemporâneas centrais no estudo do desenvolvimento. 2.1 Boa governação e corrupção. 2.2 Género: análise e políticas de igualdade. 2.3 Meio ambiente, sustentabilidade e catástrofes. 2.4 Conflito, violência e desenvolvimento. 2.5 Pobreza: conceitos, medição, políticas e estratégias. 2.6 Que agenda global para o desenvolvimento no século XXI?

Método de Avaliação

A disciplina divide-se em duas partes. Na primeira parte, correspondente à primeira metade do semestre, as aulas são de caráter expositivo. Na segunda parte, correspondente à segunda metade do semestre, as aulas têm por base a apresentação e discussão de textos em aula por parte dos estudantes. A avaliação em época normal assenta na apresentação individual em aula (20%), recensão crítica individual (30%) e exame final escrito individual sem consulta (50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • International Development: ideas, experience and prospects: Currie-Alder, B., Kanbur, R., Malone, D.M., Medhova, R. (eds) 2014 Oxford: Oxford University Press
  • The companion to development studies: Desai, Vandana and Potter, Robert (eds.) 2014 London: Hodder Education.
  • International development studies: theories and methods in development and practice: Sumner, Andy and Tribe, Michael 2008 London: Sage
  • Introduction to international development: approaches, actors, issues and practice: Haslam, P., Shafer, J. and Beaudet, Pierre (eds.) 2017 3rd. edition, Oxford: Oxford University Press
  • Pluriverse: a post-development dictionary: Kothari, A. et al (eds.) 2019 Delhi: Tulika Books

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre