Currículo

Ciências Sociais e Desenvolvimento CSD

Contextos

Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina pretende aprofundar o estudo crítico do desenvolvimento enquanto processo de longo prazo de transformação societal. Na primeira parte do programa, abordamos algumas das principais referências teóricas sobre o processo de desenvolvimento (de Marx e Weber a Polanyi e Sen) e discutimos algumas abordagens mais contemporâneas centrais nos debates sobre desenvolvimento, como a corrente pós-desenvolvimentista. Na segunda parte, discutimos algumas das temáticas mais relevantes para a reflexão atual em torno do desenvolvimento.

Programa

1. O Desenvolvimento como Paradigma de Transformação Societal: Modernidade e Desenvolvimento 1.1 A evolução do pensamento sobre o desenvolvimento no pós-2ª Guerra Mundial: da economia do desenvolvimento aos Estudos do Desenvolvimento; 1.2 A emergência da modernidade na Europa: economia, sociedade e religião (Marx e Weber); 1.3 A “Grande Transformação” de Polanyi: incrustação, duplo movimento e Estado; Economia Política Institucionalista: de Veblen a Chang; 1.4 A abordagem das capacidades de Sen e o paradigma do desenvolvimento humano; a construção de agendas globais de desenvolvimento; 1.5 A socioeconomia do desenvolvimento; a crítica pós-desenvolvimentista. 2. Temáticas Contemporâneas Centrais no Estudo do Desenvolvimento 2.1 Pobreza: conceitos, medição, políticas e estratégias 2.2 Fome, segurança e soberania alimentar 2.3 Género e desenvolvimento 2.4 Trabalho, proteção social e desenvolvimento 2.5 Ambiente, sustentabilidade e catástrofes 2.6 Violência, conflito e desenvolvimento

Método de Avaliação

A disciplina divide-se em duas partes. Na primeira parte, correspondente ao primeiro ponto do programa, as aulas são de caráter expositivo. Na segunda parte, correspondente ao segundo ponto do programa, as aulas têm por base a apresentação e discussão de textos em aula por parte dos estudantes. A avaliação em Época Normal assenta na apresentação individual em aula (40%) e exame final escrito individual, sem consulta (60%). A avaliação em Época de Recurso é constituída pelos mesmos elementos da avaliação em Época Normal, sendo a prova escrita individual da Época Normal substituída pela da Época de Recurso. A nota da apresentação oral será considerada tal como na Época Normal no caso de contribuir para melhorar a nota final; caso contrário, a classificação da prova individual valerá 100% da nota final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Essential Guide to Critical Development Studies: Veltmeyer, H. & Bowles, P. (eds.) 2018 London and New York: Routledge
  • Introduction to International Development: Approaches, Actors, Issues and Practice: Haslam, P., Schafer, J. & Beaudet, P. (eds.) 2017 3 rd. ed., Canada: Oxford University Press
  • International Development Studies: Theories and Methods in Research and Practice: Sumner, A. & Tribe, M. 2008 London: Sage
  • The Companion to Development Studies: Desai, V. & Potter, R. (eds.) 2014 3rd ed., London and New York: Routledge
  • International Development: Ideas, Experience and Prospects: Currie-Alder, B., Kanbur, R., Malone, D.M. & Medhora, R. (eds.) 2014 Oxford: Oxford University Press

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre