Currículo
Economias Emergentes EEMER
Contextos
Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas
Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1, 2 e 3
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC visa estudar e debater a problemática das economias emergentes e as transformações que introduziram na economia internacional. Pretende-se ir ao encontro da procura crescente de respostas a um novo conjunto de questões surgidas no quadro da globalização por forma a sensibilizar os estudantes para a transformação, em vários grandes territórios de diferentes geografias, de economias menos desenvolvidas para economias em crescimento rápido.
Programa
- Economias emergentes: um conceito heterogéneo; - A ascensão das economias emergentes e as bases do seu crescimento: forças e fraquezas; - Os BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul: realidades e problemas; - O impacto nas instituições e na arquitetura económica e financeira internacional (G20, novas instituições financeiras); - Dilemas do processo e perspetivas.
Método de Avaliação
Exposições em aula por parte dos estudantes Avaliação contínua com dispensa de exame final para os estudantes que assim o desejarem.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Textos selecionados: Diversos Diversos Diversas