Currículo
Avaliação na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento ACID-MDCI
Contextos
Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objetivo dar a conhecer aos alunos os fundamentos da avaliação na cooperação para o desenvolvimento incluindo a sua evolução histórica, a teoria e a prática da avaliação ao nível das políticas, programas e projetos, bem como os desafios que se colocam à prática da avaliação no contexto da cooperação para o desenvolvimento. Com uma natureza eminentemente prática, inclui uma análise da relação entre avaliação e as outras fases do ciclo das políticas públicas e dos programas/projetos, a natureza e finalidades da avaliação, a lógica da avaliação, os tipos de avaliação, as normas e valores profissionais, os princípios da avaliação, as perguntas e os critérios de avaliação, as fases do processo de avaliação, as metodologias e métodos de avaliação. No final, os alunos deverão ter adquirido conhecimentos teóricos e práticos em matéria de avaliação de políticas, programas e projetos de cooperação para o desenvolvimento. Conhecerão os modelos de gestão e governação da avaliação e suas implicações. Serão capazes de descrever as diversas abordagens de avaliação do desenvolvimento. Conhecerão as diferentes ferramentas teóricas, analíticas e metodológicas da avaliação. Compreenderão as normas, diretrizes e ética que sustentam a avaliação. Terão desenvolvido competências avaliativas básicas que lhes permitem pensar avaliativamente e participar em equipas de avaliação de intervenções de desenvolvimento
Programa
A unidade curricular está estruturada em torno dos seguintes tópicos: • Origem e evolução histórica da avaliação na cooperação para o desenvolvimento, no quadro da evolução do pensamento sobre o desenvolvimento e o papel da cooperação na sua promoção; • A teoria da avaliação; • A avaliação no ciclo das políticas públicas; • Conceitos e tipologias de avaliação; • Sistemas de avaliação; • Normas, princípios e valores da avaliação; • Fases do processo de avaliação; • Perguntas e critérios de avaliação; • Metodologias de avaliação • Métodos e técnicas de avaliação; • Desafios que se colocam à prática da avaliação nos diferentes contextos da cooperação para o desenvolvimento.
Método de Avaliação
- O programa da unidade curricular decorre durante um semestre (13 semanas). As aulas são lecionadas pela professora, numa abordagem teórico/prática, tendo 3 sessões dedicadas a apresentações de trabalhos de grupo. Os estudantes são avaliados da seguinte forma: 1) Participação (20%) e trabalho de grupo (30%) 2) Teste Individual (50%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The evaluation of international development programs: a view from the front.: Bamberger, M. 2000 American Journal of Evaluation. v. 21, n.1: 95-102
- Evaluators’ Ethical Guiding Principles: American Evaluation Association 2018
- Evaluation roots: Tracing theorists’ views and influences: Alkin, M. C. 2004 Thousand Oaks, CA: Sage.
- A Avaliação na Cooperação para o Desenvolvimento: Portugal (1994-2012). Um processo de Institucionalização Incompleto: Afonso, M.M M. 2021 Tese de Doutoramento, ISEG. [Capítulos 5 e 7].
- Combining quantitative and qualitative methods for program monitoring and evaluation: Why are mixed-method designs best?: Adatho, M 2011 World Bank.