Currículo

Ativismo Social e Mudança Global SAGC-MDCI

Contextos

Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo da unidade curricular é dar aos estudantes um melhor conhecimento, compreensão e pensamento crítico sobre o papel atual da sociedade civil e como a diversidade dos seus atores atuam no sentido de alcançar uma mudança global. A unidade curricular começa por explorar os conceitos em torno da génese e a evolução histórica da sociedade civil ao longo do tempo. A unidade curricular incidirá particularmente nas organizações da sociedade civil que trabalham no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento e para a Agenda 2030 das Nações Unidas (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). No final da unidade curricular, espera-se que os estudantes tenham adquirido um conhecimento sólido sobre a complexidade da sociedade civil, bem como sobre as oportunidades, desafios e dinâmicas de poder que estes atores enfrentam para alcançar a mudança social e o desenvolvimento sustentável. Os estudantes devem ser capazes de mobilizar e discutir diferentes conceitos; aceder e interpretar fontes de informação e bibliografia diversificada e devem ainda ter reforçado as suas capacidades e competências na discussão e problematização de ideias sobre os conteúdos curriculares com uma perspetiva crítica

Programa

O principal objetivo desta unidade curricular é compreender, debater e refletir o papel da sociedade civil hoje no quadro da cooperação internacional para o desenvolvimento, cruzando a dimensão teórica com a experiência/exemplos práticos. Em linhas gerais, esta unidade curricular está estruturada da seguinte forma: - Proporcionar o conhecimento sobre os conceitos teóricos em torno da sociedade civil assim como a sua evolução histórica (em particular no século XX) em diferentes contextos geográficos, políticos e sociais - Analisar a diversidade de atores no Sul e Norte Global (organizações de base comunitária, movimentos sociais, ONGs nacionais, ONGs internacionais, empresas sociais, redes e alianças) - Promover o debate sobre os diferentes papéis da sociedade civil (prestadores de serviços, ativistas sociais, influência política e advocacia, policy watchdog) - Analisar e problematizar conceitos como: ativismo social, espaço cívico; constituency e legitimidade; inovação social e inovação cívica - Mobilizar os estudantes na reflexão sobre as oportunidades, desafios e tendências que se colocam à sociedade civil no trabalho em torno da mudança global (ex: justiça climática; direitos humanos e espaço cívico, financiamento, transparência e independência, dinâmicas de poder)

Método de Avaliação

O programa da unidade curricular decorre durante um semestre (13 semanas). O programa inclui 10 aulas lecionadas pelos docentes e 3 sessões com apresentação de trabalhos de grupo (dependendo do número de alunos inscritos). A metodologia inclui tanto palestras expositivas quanto sessões participativas que incluirão análises de artigos/estudos, análises de estudos de caso e debates. Sempre que possível e adequado aos conteúdos curriculares, estudos de caso de exemplos reais serão usados para permitir que os estudantes apliquem e explorem os seus conhecimentos teóricos com evidências/experiência da prática neste âmbito. Nas sessões dedicadas às apresentações em grupo, cada grupo preparará e fará uma apresentação sobre uma intervenção real da sociedade civil. Os estudantes são avaliados da seguinte forma: 1) Trabalho Individual – Parte Teórica (40%) 2) Apresentação em grupo – Estudo de caso (30%) 3) Trabalho Individual – Estudo de Caso (30%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • NGOs, States, and Donors Revisited: Still Too Close for Comfort?: Banks, N., Hulme, D., & Edwards, M. 2015 World Development, 66, 707–718
  • Exploring civic innovation for social and economic transformation: Biekart, K., Harcourt, W., & Knorringa, P. 2016 Routledge Taylor & Francis Group.
  • Fast Forward: Changing Role of UK-Based NGOs: Bond 2015 London: Bond.
  • The Open Book of Social Innovation: Caulier-Grice, J., & Mulgan, G. 2010 Vol. 30.
  • Can We Know better? Reflections for Development: Chambers, R. 2017 Rugby: Practical Action Publishing.

Secundária

Disciplinas de Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre