Currículo

Empreendedorismo Social SE-MDCI

Contextos

Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular fornece as ferramentas necessárias de como criar impacto social através do empreendedorismo. O empreendedorismo social inclui a identificação e exploração sustentável de oportunidades que geram mudanças sociais e bens públicos. Esta unidade curricular pretende orientar no processo de identificação de oportunidades sociais, bem como ajudar a transcrever essas ideias sociais num plano de negócios. Os alunos irão examinar e desenvolver as características pessoais e comportamentos fundamentais para se tornar um empreendedor social de sucesso e serão expostos às primeiras etapas do processo de empreendedorismo social, incluindo o desenvolvimento do business model canvas social e do plano de negócios. Esta unidade curricular destinase a todos os interessados em iniciar o seu próprio negócio social, visto que permite a potenciais empreendedores iniciar, desenvolver e fazer crescer um novo empreendimento. Os objetivos de aprendizagem são: LOS 1: Compreender o papel e a importância do empreendedorismo social para o desenvolvimento econômico e impacto social LOS 2: Compreender os conhecimentos e skills essenciais para desenvolver uma empresa socialmente consciente. LOS 3: Desenvolver um pitch eficaz LOS 4: Compreender a identificar e abordar uma questão social e as ferramentas para medir o impacto social das organizações. LOS 5: Desenvolver as principais etapas na elaboração de ideias sociais LOS 6: Descrever o que é um modelo de negócio social LOS 7: Desenvolver e analisar modelos alternativos de negócios sociais LOS 8: Aplicar skills analíticas e ferramentas certas para avaliar a envolvente externa LOS 9: Explique a importância do marketing numa start-up social LOS 10: Compreender o papel da forma legal, recursos humanos e operações nas etapas iniciais de uma start-up social. LOS 11: Compreender como desenvolver e interpretar um plano de negócios para auxiliar no desenvolvimento de um projeto de empreendedorismo social. LOS 12: Descrever as fontes de financiamento para start-ups sociais

Programa

PARTE I - EMPREENDEDORISMO 1. Introdução 1.1. Definição do conceito de empreendedor social e empreendedorismo social 1.2. Tipos de empreendedorismo 1.3. Barreiras ao empreendedorismo PARTE II - PITCH PARTE III - IDEIAS SOCIAIS PARA OPORTUNIDADES SOCIAIS 1. Reconhecimento de Oportunidades e Design Thinking 1.1. Fontes de ideias sociais 1.2. Geração de ideias de sociais 2. Critérios para Avaliar Oportunidades Sociais PARTE IV - DA IDEIA SOCIAL AO MERCADO 1. Business Model Canvas Social 2. Estratégia de Marketing e Comunicação PARTE V - DO MERCADO AO PLANO DE OPERAÇÕES 1. Criação de uma Start-up Social 1.1. Forma jurídica 1.2. Gestão geral 1.3. Operações PARTE VI - PLANO DE NEGÓCIOS E GESTÃO FINANCEIRA 1. O Plano de Negócios 2. Planeamento Financeiro 2.1. Como obter capital e atrair investidores 2.2. Medição do impacto social

Método de Avaliação

O ensino está organizado em aulas teórico-práticas. Nas aulas começa-se por expor os conceitos e teorias de forma rigorosa, consistente e incremental e posteriormente resolvem-se exercícios, apresentam-se exemplos reais, permitindo aplicar os conceitos previamente expostos. Para além da bibliografia recomendada, são disponibilizados os slides de apoio às aulas cobrindo os principais tópicos da matéria, bem como um conjunto de exercícios e respetiva resolução. Os alunos em regime de avaliação contínua são avaliados com base em vários exercícios individuais e trabalhos em grupo. Os trabalhos de grupo representam 90% da nota final e incluem a discussão e apresentação oral de várias componentes do plano de negócios. Após as apresentações, os alunos recebem feedback do professor, demais alunos e mentores para melhorarem o trabalho final (Plano de Negócios). Os alunos terão também de entregar um Sumário Executivo e Social Business Model Canvas da sua ideia de negócio. As guidelines do Sumário Executivo e do Plano de Negócios estão disponíveis no site da UC. Em resumo, o sistema de avaliação contínua (Época Normal) inclui: 1) Exercícios em sala de aula e em casa (Ex): 10% 2) Discussão e apresentação oral de uma oportunidade de negócio: 90% a) Apresentação "1- Da Ideia ao Conceito" (1P): 10% b) Sumário executivo (ES): 25% c) Apresentação "2- Análise de Oportunidades de Mercado" (2P): 10% d) Apresentação “3- Mercado para as Operações e Plano de Financiamento” (3P): 10% e) Relatório "4- Plano de Negócios" (BP): 25%, f) Vídeo comercial de 1 minuto (CV): 5% g) Vídeo do pitch de 4 minutos (P): 5%. A nota final é calculada da seguinte forma: Nota final = 10% * Ex + 10% * 1P + 25% * ES + 10% * 2P + 10% * 3P + 25% * BP + 5% * CV + 5% * P O regime de avaliação final (Época de Recurso) inclui os seguintes componentes: 1) Plano de Negócios individual (BP): 70%, 2) Vídeo comercial de 1 minuto (CV): 15% 3) Vídeo do pitch de 4 minutos (P): 15%. A nota final é calculada da seguinte forma: Nota final = 70% * BP + 15% * CV + 15% * P. O regime de avaliação final (Época de Recurso) apenas é recomendado para alunos trabalhadores que não podem frequentar as aulas regulares

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 62.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The third sector in Italy: Borzaga, C. 2004 A. Evers and J.-L. Laville, eds. The third sector in Europe. Cheltenham, UK: Edward Elgar, 45–62.
  • The Start-up Owner’s Manual – The Step by Step Guide for Building a Great Company: Blank, S. & Dorf, B. 2020 John Wiley & Sons Inc
  • Business model generation: A handbook for visionaries, game changers, and challengers: Osterwalder, A., Pigneur, Y., & Clark, T. 2010 Hoboken, NJ: Wiley

Secundária

Disciplinas de Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre