Currículo
Desafios e Tendências Globais Emergentes na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento EGCTIDC
Contextos
Groupo: Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objetivo debater e refletir sobre os desafios atuais e tendências futuras que se colocam na arquitetura da cooperação internacional para o desenvolvimento (CID). Para tal, iremos analisar sobre o futuro da CID e como o sistema político (multilateral, bilateral e triangular) irá impactar na implementação das políticas e programas de cooperação, incluindo no desenho de parcerias e do seu financiamento. Serão abordadas cinco tendências emergentes e o seu impacto na CID: (1) digitalização; (2) localização; (3) mudança de paradigma e de poder do Norte Global para o Sul Global; (4) alteração do espaço cívico e impacto na democratização da CID e; (5) a agenda dos bens públicos globais e o seu impacto na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Do ponto de vista geográfico centraremos a nossa reflexão na importância do continente africano e na influência global dos países de rendimento médio líderes na cooperação Sul-Sul, bem como no papel que países como a China, a India e a Indonésia têm desempenhado na definição da nova arquitetura da CID.
Programa
O principal objetivo desta unidade curricular é debater e refletir sobre os desafios atuais e tendências futuras que influenciam a evolução da CID. A unidade curricular irá abordar 5 grandes questões estruturantes: digitalização, localização, relação de poder Norte -Sul, espaço cívico e democracia, bens públicos globais. Em termos gerais, esta unidade curricular: - Propõe aos estudantes uma análise crítica sobre as dinâmicas internacionais presentes e cenários futuros que impactam as relações internacionais - Promove o debate sobre os grandes desafios globais e as novas relações de poder na arquitetura da CID, incluindo sobre o papel dos países em desenvolvimento e de rendimento médio como a China, India e Indonésia; - Desafia os estudantes a refletir nas oportunidades e desafios globais e como a CID é parte integrante da resposta aos desafios e às oportunidades
Método de Avaliação
-O programa da unidade curricular decorre durante 6 semanas. O programa inclui 5 aulas lecionadas pela professora e 1 seminário dirigido pela professora dedicado à discussão do trabalho final. O trabalho será um ensaio individual, um ensaio critico sobre um texto específico disponibilizado pelo professor centrado numa das temáticas abordadas na sala de aula e com base na bibliografia disponibilizada. Os estudantes são avaliados da seguinte forma: 1) Ensaio Individual (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 62.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- What Next?: Surviving the twenty-first Century: Paten, Chris 2008 Penguin Books
- Beyond 2020: OECD 2021
- Digital transformation and the Futures of Civic Space: OECD 2020
- Why Nations Fail?: Daron, Acemoglu & Robinson, James 2013 Profile Books
- Global Public Goods for Development: How Much and What For: Birdsall, Nancy &Diofasi, Anna 2012 Center for Global Development