Currículo

Gestão Estratégica GE

Contextos

Groupo: 15ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

a) Dar-lhes a conhecer as principais teorias e estruturas conceptuais para entenderem: a natureza das Estratégias das organizações a vários níveis; os processos, deliberados e emergentes de formação de Estratégias; a natureza da Gestão Estratégica; b) Fornecer-lhes ferramentas conceptuais adequadas para pesquisa, análise, e decisão em contexto estratégico; c) Através de casos a pesquisar e analisar em grupo, motivar para a investigação empírica nesta área. d) Analisar e 'fazer sentido' com os fatores relacionais que afetam o posicionamento e desempenho da organização no(s) mercado(s); e) Apreciar o papel da Gestão Estratégica em ambientes complexos e ambíguos; f) Identificar vias de ação que criem condições para a sobrevivência, crescimento e vantagem competitiva renovada da organização; g) Discutir e comentar fundamentadamente as controvérsias sobre a competitividade.

Programa

A) O que é a Estratégia? Conceitos, Níveis, Formulação e implementação; B) Elementos da Gestão Estratégica. Posição estratégica. Escolhas. Ação; C) O modelo I/O e o modelo dos recursos (RBV); -D) A Gestão Estratégica em diferentes contextos: pequenos negócios; multinacionais; produtores racionalizados; organizações inovadoras; empresas públicas; organizações não lucrativas; Estudo e discussão de casos de empresas e organizações portuguesas e internacionais; E) Análise do ambiente externo da organização a vários níveis; F) Análise das competências estratégicas: recursos, competências e competências dinâmicas; G) Estratégias de Grupo, de Negócio e Internacionais. H) Governance; Ética e responsabilidade social; I) Mecanismos de Mudança.

Método de Avaliação

Metodologia de ensino: M1) Abordagens teóricas M2) Discussão de casos e leituras M3) Leituras A avaliação inclui: X) um exame escrito Y) um trabalho global de grupo (com apresentação e discussão) Z) outras informações de avaliação contínua, como sejam um ou dois pequenos trabalhos de grupo (com apresentação e discussão) X) = 25% da nota final Y)+Z) = 75% da nota final

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Exploring Strategy. Text and Cases. Twelfth Edition. Pearson: WHITTINGTON, R; REGNÉR, P.; DUNCAN, A.; JOHNSON, G. & SCHOLES, K. 2020 WHITTINGTON, R; REGNÉR, P.; DUNCAN, A.; JOHNSON, G. & SCHOLES, K. (2020). Exploring Strategy. Text and Cases. Twelfth Edition. Pearson
  • The Management of Strategy – Competitiveness & Globalization. Concepts and cases. 13th Edition. Cengage Learning.: HITT, IRELAND & HOSKISSON 2017 HITT, IRELAND & HOSKISSON (2017). The Management of Strategy – Competitiveness & Globalization. Concepts and cases. 13th Edition. Cengage Learning.
  • Defining the Business: The Starting Point of Strategic Planning, Prentice Hall: ABELL, D.F. 1980 - ABELL, D.F (1980). Defining the Business: The Starting Point of Strategic Planning, Prentice Hall

Secundária

  • What is strategy? Harvard Business Review, 74, pp. 61-78.: PORTER, M. 1996 - PORTER, M. (1996). What is strategy? Harvard Business Review, 74, pp. 61-78.

Disciplinas de Execução

2008/2009 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre