Currículo

Gestão da Inovação GI-GEI

Contextos

Groupo: 14ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Conhecimento dos elementos básicos necessários à gestão da inovação; - Conhecimento das relações entre tecnologia e estratégia e as suas implicações para a competitividade; - Compreensão dos processos de gestão de projetos de desenvolvimento de novos produtos e/ou processos; - Conhecimento e compreensão aspetos positivos e negativos das principais formas de aquisição de tecnologia no exterior; - Conhecimento dos processos de formação e gestão de acordos cooperativos de base tecnológica; - Compreensão dos processos de acumulação tecnológica e do papel da gestão na aprendizagem organizacional; - Conhecimento dos principais desafios da gestão da inovação; - Partilha de experiências no domínio da inovação; - Desenvolvimento de Competências de trabalho em grupo; - Desenvolvimento de Competências em expressão verbal e escrita; - Capacitação dos alunos para analisar criticamente, tomar decisões sobre gestão inovação empresarial; - Compreensão dos problemas éticos associados à gestão da tecnologia e da inovação.

Programa

- INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: PERSPECTIVA GERAL; - PADRÕES DE MUDANÇA NAS TECNOLOGIAS E NOS MERCADOS; - INOVAÇÃO E GESTÃO NA EMPRESA; - INOVAÇÃO ABERTA; - INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA; - OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO; - PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS; - A COOPERAÇÃO DE BASE TECNOLÓGICA; - INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTOS DA EMPRESA.

Método de Avaliação

A classificação final atribuída a cada aluno será função do seu desempenho, avaliado através da ponderação dos seguintes elementos: A - Prova Final (com consulta de elementos em papel. Não podem ser utilizados computadores) 40% B ? Elaboração do trabalho monográfico final 30% C ? Participação nas aulas, incluindo resolução e discussão dos casos e temas propostos 30% Observações Importantes: 1- A classificação mínima na prova final para aprovação na disciplina é de 8 valores. 2-Os critérios de atribuição da classificação na Época de Recurso são idênticos aos relativos à Época Normal. Todavia, as classificações obtidas em (B) e (C) apenas poderão ser consideradas uma única vez, para efeitos de majoração da classificação obtida na prova individual. Isto significa que os aluno que entregarem a prova da Época Normal não poderão beneficiar de majoração na Época de Recurso, independentemente da classificação obtida.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Gerir o Paradoxo: Uma aplicação à Gestão da Inovação: Simões, Vítor Corado 2013 Keynote speech, XXXVIII Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro
  • Inovação: ADN ou Atitude?: PricewaterhouseCoopers 2013 PricewaterhouseCoopers, Lisboa
  • America?s Best Days may be Behind it: New York Times 2016 .
  • Hit Refresh: The quest to rediscover Microsoft?s soul and imagine a better future for everyone: Nadella, Satya 2017 HarperCollins, New York.
  • The Fearless Organization: Creating Psychological Safety in the Workplace for Learning, Innovation, and Growth: Edmondson, Amy C. 2019 Wiley, Nova Iorque.
  • Strategic Management of Technology and Innovation: Burgelman, Robert A., Clayton M. Christensen e Steven C. Wheelwright 2009 5ª edição, McGraw- Hill, Nova Iorque

Secundária

Disciplinas de Execução

2007/2008 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre