Currículo

Organização Industrial OI

Contextos

Groupo: 14ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No âmbito dos conhecimentos, poder: - Compreender o funcionamento dos mercados; - Dominar a leitura das estruturas e dos comportamentos das empresas no mercado; - Saber avaliar a competitividade de um agregado económico; - Conhecer os princípios da política de concorrência e da regulação económica. No âmbito das aptidões, saber: - Sintetizar, tanto ao nível da informação como da análise; - Comunicar de forma eficaz, tanto escrita como oralmente; - Aplicar os conhecimentos adquiridos em situações concretas; - Identificar comportamentos criticáveis eticamente. No âmbito das competências, conseguir: - Analisar de forma integrada as diversas realidades da organização do mercado; - Avaliar o desempenho do mercado através de indicadores por vezes contraditórios; - Formular de forma eficaz estratégias e instrumentos de política pública; - Abordar situações novas, multifacetadas e com informação escassa.

Programa

1. Âmbito e conceitos: - Objeto e conceitos associados ao estudo dos mercados; - Abordagens da Organização Industrial; - Eficiência, custos e fontes de rendimentos. 2. Empresa e Estruturas de Mercado: - Empresa e suas motivações; - Estruturas de mercado e suas determinantes; - Estruturas de Mercado e Competitividade. 3. Análise da estratégia da empresa: - Estratégias Genéricas; - Integração Vertical e Diversificação; - Inovação e Diferenciação. 4. Empresas, Mercados e Políticas Públicas: - Fundamentos da intervenção; - Regulação e Política da Concorrência; - Políticas Económicas Estruturais.

Método de Avaliação

- Prova escrita individual: 33%; - Trabalho de Aplicação Prática (em Grupo de Trabalho): 67%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2007/2008 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre