Currículo
Planeamento, Controlo e Integração da Produção PCIP
Contextos
Groupo: Gestão e Estratégia Industrial > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Gestão e Estratégia Industrial > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Reconhecer a importância estratégica da gestão da produção e operações para todas as organizações que produzem uma combinação de serviços e produtos, sejam organizações grandes ou pequenas, de manufatura ou serviços, com ou sem fins lucrativos, públicas ou privadas; - Analisar como os gestores de operações concebem os produtos e serviços e os processos que os produzem no sentido de satisfazer os requisitos das pessoas a quem se destinam; - Compreender como o planeamento e controlo das operações utilizam a gestão dos recursos disponíveis de forma a garantir a disponibilidade de materiais e outros recursos variáveis a fim de fornecer bens e serviços que atendam às necessidades dos clientes; - Explicar como os gestores das operações podem contribuir para a melhoria do desempenho das operações, prevenir os erros e as falhas, para a integração das atividades de melhoria da organização.
Programa
1. Gestão da Produção e das Operações; 2. Conceção de produtos e processos; 3. Planeamento e controlo: - A natureza do planeamento e controlo; - Planeamento e controlo de capacidade; - Planeamento e controlo de inventário; - ERP: Enterprise Resource Planning; - Lean na produção de bens e nos serviços; - Planeamento e controlo de projetos. 4. Melhoria das operações: - Gestão Lean; - Teoria das Restrições; 5 - O Planeamento da Produção e as Cadeias de Abastecimento
Método de Avaliação
• Avaliação Individual: Exame – 70 % (9,5 valores min) • Componente de Grupo: Análise e Resolução de um Caso de Estudo – 30% (10 valores min) • Relatório (20%) • Apresentação + discussão (10%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Operations Management: N. Slack, A.; A. Brandon-Jones; R. Johnston 2019 Pearson Education Editors, 9th Edition