Currículo

Applied Spatial Economics ASE-E

Contextos

Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo desta unidade curricular é aprender sobre a economia das cidades e regiões usando aplicações da economia espacial no contexto da formulação e avaliação de políticas públicas. Os objetivos são fornecer aos alunos uma compreensão abrangente sobre: i)Principais fatores que afetam a distribuição geográfica de pessoas e atividades económicas – bem como os motivos pelos quais as cidades existem e crescem / decrescem? ii)Padrões e determinantes das disparidades regionais nos padrões de desenvolvimento, e iii)Principais problemas abordados no contexto de desenho e implementação de políticas públicas urbanas e regionais (por exemplo, congestionamento, habitação, transporte e mobilidade, poluição, etc.). Os alunos irão aprender a aplicar técnicas de análise de dados espaciais usando o software de código aberto GEODA aplicado a problemas reais e estudos de caso no contexto da economia urbana e regional.

Programa

1. Introdução, visão geral e objetivos Parte 1. 2. Teorias da localização 2.1 Modelos de localização agrícola e industrial 2.2 Economias de aglomeração e determinantes da formação de aglomerados urbanos 3. A estrutura espacial da economia urbana – renda fundiária e uso do solo 3.1 Modelos bid-rent para empresas 3.2 Modelos bid-rent para famílias 3.3 Limitações dos modelos económicos urbanos 4. A distribuição geográfica das atividades 4.1 Teoria dos lugares centrais e o conceito de hierarquia urbana 4.2 Nova Geografia Económica (NEG) 4.3 Medidas de caracterização da concentração das atividades e da especialização regional Parte 2. 5. Análise de dados espaciais com base no software GeoDa 5.1 Medidas de caracterização da concentração das atividades 5.2 Medidas de caracterização da especialização regional Parte 3 6. Análise de políticas regionais e urbanas 6.1 Política urbana 6.2 Política regional

Método de Avaliação

A metodologia de ensino adota uma abordagem centrada no aluno, apresentando conceitos e modelos de maneira participativa e interativa, usando exemplos e casos do mundo real. Além disso, os alunos aplicarão o conhecimento aos dados do mundo real por meio de projetos em grupo e da aplicação do software GEODA. Regime de avaliação: • Exame normal: 40% exame escrito individual + 60% projeto e apresentação em grupo • Segundo exame: exame escrito 100% individual

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 108.0

Carga Total -

Bibliografia

Não foi definida bibliografia principal

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre