Currículo
Ethics ETH-E
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- conhecer, interpretar e avaliar os principais dilemas éticos que surgem no quotidiano pessoal e organizacional, traçando vias e rumos de ação compatíveis com a lei e com os códigos deontológicos. - entender as diversas justificações morais da acção que resultam da aplicação de diferentes teorias éticas. - simular práticas de gestão ética e de responsabilidade social relevantes para o mundo organizacional contemporâneo. - estabelecer prioridades éticas em contextos de internacionalização e globalização, levando em linha de conta especificidades associadas às variedades culturais e éticas de diferentes países, territórios e organizações. - desenvolver sólidas argumentações e raciocínios de base ética, em face de escolha de projetos, investimentos ou atividades empresariais.
Programa
1. A Ética e a sua História: Razões para estudar Ética. As transformações do mundo do pós-guerra. A Lei e a Ética. A Ética e a Moral. O Vocabulário Ético: tolerância, respeito, dignidade, direitos, justiça, decência. Relativismo Cultural e Relativismo Ético. 2. Teorias Éticas e sua relevância: Consequencialismo e não Consequencialismo. Éticas de Responsabilidade e da Convicção, Teoria das Virtudes, Teoria dos Direitos, Deontologia Kantiana, Utilitarismo Benthamita e John Stuart Mill, a Teoria Rawlsiana da Justiça. 3. Mercados e Moralidade. Podem os Mercados ser Morais? Virtudes burguesas ou mercados destrutivos? Homo oeconomicus ou homo reciprocans? Os resultados da Economia Experimental.
Método de Avaliação
Um misto de aulas de natureza teórica e expositiva e aulas de orientação prática, centradas na discussão de casos ou de resposta a paradoxos e dilemas éticos, onde a participação dos alunos será relevante. A exposição teórica será permanentemente complementada pela apresentação de casos recentes considerados significativos e que permitirão a aplicação imediata do corpo conceptual da UC. A avaliação incluirá uma prova de avaliação escrita individual, sem consulta (60%); discussão de casos, ao longo do trimestre (30%); e participação nas aulas (10%). A aprovação implica que a prova escrita individual e o trabalho em grupo tenham, cada um, uma classificação mínima de 8 valores, mesmo que a média final seja igual ou superior a 10 valores. Para os alunos que não realizem a avaliação ao longo do semestre, a classificação final corresponderá a 100% da nota obtida na prova escrita individual. A avaliação na época de recurso baseia-se na realização de uma prova escrita individual, sem consulta.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Ethical Theory, 2nd Edition: Shafer-Landau, Russ 2012 Chichester, Wiley-Blackwell.
- Ethics and Finance: Hendry, John 2013 Cambridge, Cambridge University Press.
- Business Ethics: Best Practices for Designing and Managing Ethical Organizations Second Edition: Collins, Denis 2018 London, Sage.
- Ethics: History, Theory, and Contemporary Issues 6th Edition: Cahn, Steven M., Markie, Peter 2015 Oxford, Oxford University Press.
- Ethics in Finance, third edition: Boatright, John, R. 2014 Chichester, Wiley Blackwell.
Secundária
- Ethics: Theory and Contemporary Issues 9th Edition: MacKinnon, Barbara, Fiala, Andrew 2017 Boston, Cengage Learning.
- A Matter of Trust: The Practice of Ethics in Finance: Kofman, Paul, Payne, Clare 2017 Melbourne, Melbourne University Press.
- Ethics Theory: Business Practice: Fryer, Mick 2015 London, Sage
- Business Ethics: Ethical Decision Making & Cases 11th Edition: Ferrell, O.C., Fraedrich, John, Ferrell, Linda 2017 Boston, Cengage Learning.