Currículo
Environmental Sustainability for Businesses ESBOPT6
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Baseado na missão do ISEG, este curso visa formar os alunos em sustentabilidade ambiental para as empresas (ESB) e para a economia, um requisito de carreira fundamental que lhes permitira contribuir para um mundo melhor. O programa baseia-se nas áreas de trabalho de sustentabilidade ambiental (e social relacionada) que um diretor de sustentabilidade ou funções de gestão relacionadas devem abordar. Serão discutidos conceitos, ferramentas e práticas de ESB. Os estudantes devem: Melhorar a compreensão das principais questões ambientais e sociais relacionadas com o mundo global (empresarial e económico); Reconhecer a gestao da sustentabilidade como uma responsabilidade empresarial e, assim, considerar os princípios de sustentabilidade e práticas relacionadas como atividades comerciais ou nao, regulares e decisões estratégicas; Identificar os desafios e as obrigações das empresas, compreendendo o conjunto de áreas e atividades que são objeto do diretor de sustentabilidade.
Programa
Sustentabilidade global e desenvolvimento sustentável são discutidos, incluindo conceitos como capital natural, decrescimento, economia circular e as externalidades das ações corporativas. São introduzidas abordagens de valor partilhado e de responsabilidade social das empresas, bem como ferramentas conexas, atraves de análises de estudos de caso. Os relatórios de sustentabilidade (não financeiros) são explorados apoiando a compreensão da avaliação da materialidade e do envolvimento das partes interessadas, os sistemas de gestão ambiental, a rotulagem sustentável e ecológica e as cadeias de valor sustentáveis. Será apresentada uma visão geral da avaliação ambiental e social do ciclo de vida de produtos e serviços que aborda o controlo ambiental, a eficiência energética, o inventário de carbono, a gestão da cadeia de valor e a rotulagem. Discutem-se os serviços ecossistémicos e os seus mecanismos de pagamento. Serão estudadas algumas políticas e regulamentos da UE e internacionais.
Método de Avaliação
Abordagem pedagógica utilizará o pensamento sistêmico, ou seja, promoverá a compreensão das ligações e interdependências entre ações e efeitos e a sua evolução em sistemas socioecológicos. As ferramentas pedagógicas expressam-se através do ensino interdisciplinar em formato de aula, integração e pensamento crítico em sala de aula através da aprendizagem colaborativa, exercícios de resolução de problemas e análise de estudos de caso, incluindo momentos de avaliação. A avaliação baseia-se: Em exercícios em pequenos grupos desenvolvidos nas aulas, participação e assiduidade dos alunos durante as sessões e um ensaio-texto individual-50%. As faltas às aulas afetarão o grau de participação e assiduidade. Um trabalho final-grupo de projeto a iniciar em sala de aula e a sua apresentação final-50%. Um período normal de exames para quem não realizou o trabalho durante o semestre e o trabalho final-100% Um período de recurso após a classificação final para quem quiser melhorar a sua nota-100%.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Carroll’s pyramid of CSR: taking another look: Carroll, A.B. 2016 Int J Corporate Soc Responsibility 1, 3.
- Scientists’ Warning on Affluence: Ehrlich, P.R., Kareiva, P., & Daily, G.C. 2022 Nature Communications, 13(1), 3145
- Sustainability Science: Kates RW, Clark WC, Corell R, Hall JM, Jaeger CC, Lowe I, McCarthy JJ, Schellnhuber HJ, Bolin B, Dickson NM, Faucheux S, Gallopin GC, Grübler A, Huntley B, Jäger J, Jodha NS, Kasperson RE, Mabogunje A, Matson P, Mooney H, Moore III B, O’Riordan T, Svedin U. 2001 American Association for the Advancement of Science, Science, New Series, 292(5517): 641-642.