Currículo

Marketing Digital e Social Media MDSM

Contextos

Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Compreender o ecossistema digital e os seus diversos elementos; 2. Fornecer as competências e o conhecimento necessários para implementar uma estratégia integrada de Marketing Digital; 3. Promover a reflexão, a estimulação e o desenvolvimento de competências de marketing alargadas, aumentando a eficácia na gestão do plano de marketing; 4. Desenvolver e aprofundar competências práticas que permitam planear, implementar, monitorizar e analisar o retorno da estratégia e plano de marketing, indo ao encontro das necessidades de formação de profissionais da área; 5. Adquirir conhecimentos teórico-práticos relativamente às etapas no processo de planeamento digital, que integra a vertente estratégica, operacional e de medição de resultados.

Programa

1.Princípios da Estratégia de Marketing e a sua extensão ao digital; Consumer Journey e suas matrizes; Alinhamento off-line-online. 2. Media Tradicionais vs Novos Media; Drivers da Transformação Digital; A importância do Conteúdo; Mobile Marketing. 3. Panorama de meios em Portugal; Matriz OSEP; estudos de 4. Tendências em Marketing Digital; Desafios da Estratégia Digital; Benefícios do Marketing Digital; E-business Vs e-commerce. 5. O Modelo RACE enquanto modelo de planeamento e implementação em Marketing Digital; a definição de objetivos com recurso à metodologia SMART; categorização dos canais de implementação. 6. O Marketplace digital; segurança das propriedades digitais; RGPD e questões éticas. 7. Alinhamento de uma Estratégia de Marketing Digital; objetivos, lógicas de implementação e ferramentas 8. Medição e monitorização em Marketing Digital 9. Social media, social monitoring e influence marketing

Método de Avaliação

As sessões a realizar em sala combinam diferentes metodologias de ensino, nomeadamente o método expositivo, interrogativo e de descoberta em grupo com a discussão de casos reais e o trabalho sobre diversos exemplos. O trabalho a realizar de forma autónoma por cada aluno contempla a leitura complementar ao material exposto em sala e a realização de um trabalho de investigação individual e de um projeto de grupo (equipas de 5 alunos). O projeto de grupo consiste na elaboração de plano de Marketing Digital de uma organização escolhida pelos alunos e que pressupõe a realização de desk research para a sua preparação, aliada à utilização das matrizes expostas em sala. O projeto é apresentado em sala para assistência de todos os alunos, com identificação de oportunidades de melhoria. Avaliação: Exame escrito 60%; Relatório escrito individual 10%; Projeto de Grupo incluindo produção e apresentação em sala 30%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Digital Marketing: Chafffey, D., Ellis- Chadwick, F 2015 6th Edition, Pearson

Secundária

  • Understanding Social Media: Ryan, D. 2015 Kogan Page
  • Understanding Digital Marketing Strategies for Engaging the Digital Generation: Ryan, D. 2014 3rd edition, Kogan Page

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre