Currículo
Marketing Operacional MO
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecimento: No final do curso os estudantes deverão: 1. compreender o papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade; 2. dominar os principais conceitos e terminologia no âmbito do marketing; 3. demonstrar consciencialização para as questões éticas nas organizações e, em particular, nas decisões de marketing; 4. ter capacidade para examinar como a empresa organiza, implementa e controla o esforço de marketing; e 5. ter um conhecimento aprofundado da gestão de cada elemento do marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição. Aptidões e competências: Pensamento analítico e aptidões de resolução de problemas. Aptidões técnicas. Perspetiva ética. Capacidade de trabalhar em equipa e aptidões de comunicação.
Programa
Parte I: Importância e Âmbito do Marketing • Definição e conceitos básicos do marketing • Orientações das empresas face ao mercado • Marketing-mix Parte II: Informação de Marketing • Envolvente de marketing na organização • Sistema de informação de marketing Parte III: Marketing-Mix Produtos, serviços e marcas: gerar valor do cliente • Produto: conceitos básicos • Decisões de produtos e serviços • Marketing de serviços • Estratégia de branding Decisões de comunicação: comunicar valor ao cliente • Mix de comunicação e comunicação integrada de marketing • Processo de comunicação • Orçamento de comunicação • Comunicação socialmente responsável • Elementos do mix de comunicação • Marketing direto, online, social media e mobile Decisões de preço: captar valor do cliente • Preço: conceitos básicos • Fatores a considerar na definição de preços • Estratégias de pricing Decisões de distribuição: entregar valor ao cliente • Distribuição: conceitos básicos • Conceção e gestão de canais de distribuição
Método de Avaliação
Avaliação: Época Normal • Prova escrita sobre a matéria lecionada no final do período de lecionação (ponderação de 60%) – prova individual; • Componente de avaliação contínua – através de trabalho de grupo (ponderação de 40%). Avaliação: Época de Recurso • A avaliação é composta por uma prova escrita individual (ponderação 60% ou 100%). • A classificação final desta época considera a classificação global das componentes de avaliação ao longo do semestre, com os pesos definidos para a época normal, caso beneficie o aluno.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 108.0
Carga Total -