Currículo
Análise de Redes Sociais ARS-OPT
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Porque é que algumas organizações se autodestroem e outras crescem e são inovadoras? Porque é que os Sportinguistas convivem maioritariamente com Sportinguistas? Que estratégias utilizam as elites empresariais para aumentar o seu poder económico e político? Ou porque é fácil para alguém já rico ficar ainda mais rico? Com a metodologia da análise de redes sociais responderemos a perguntas como estas. Serão analisados diferentes tipos de redes sociais (intra e interorganizacionais) com o objetivo de compreender diferentes dinâmicas sociais como capacidade de ação coletiva, difusão de informação, conflitos, construção de capital social, formação de elites, etc - com o uso de softwares como UCINET, NETdraw e Key player.
Programa
- Introdução: análise redes sociais o que é, e qual o seu valor acrescentado às análises estatísticas tradicionais nas ciências sociais; - Investigação em ARS: métodos de recolha de dados; tipo de dados (sociogramas); análise de dados com UCINET VI e visualização com Net Draw; - Formato dos dados: redes de um modo vs dois modos. Temáticas: interlocking directorships...; - As Redes de um sistema social ou completas- organizações, comunidades, países. Medidas de ARS: coesão ou densidade, centralização, reciprocidade, o centro e a periferia...); Temáticas: cooperação, conflito, poder, solidariedade, capital social, inovação; - As redes pessoais ou ego-redes. Medidas de ARS: buracos estruturais, densidade, homofilia....;Temáticas: capital social, apoio social, capacidade de inovação, criatividade; - Análise dos indivíduos de uma rede social: Medidas de ARS: centralidade, capital social, atores chave... Temáticas: liderança, disseminação de informação, poder...; - Análise de subgrupos baseadas na coesão. Medidas de ARS: cliques, clans, k cores... Temáticas: cooperação, ação coletiva, conflitos, performance, difusão de inovações, influência social; - Análise de subgrupos baseados nas Posições e papéis. Medidas de ARS: equivalência estrutural e regular... Temáticas: difusão de inovações, imitação, semelhança de atitudes e comportamentos, influência social; - Novos desafios que se colocam à análise de redes sociais: big data e questões éticas.
Método de Avaliação
. Trabalhos práticos -70% . Trabalho escrito final - 30%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Introduction to Social Network Methods: Hannemam, R. A. . .
- Analyzing Social Networks: Borgatti, S., Everett, M.G., Johnson, J.C 2013 Sage
Secundária
- Conectados por redes sociales. Introducción al Análisis de Redes Sociales y Casos Prácticos: Miguel del Fresno, Pilar Marqués y David S. Paunero (eds.) 2014 Editorial UOC
- Social Network Analysis: Scott, John 2000 Sage
- Introducing Social Networks: Degenne, A., Forsé, M 1999 Sage
- Social Network Analysis: Methods and Applications: Wasserman, S., Faust, K 1994 Cambridge University Press