Currículo
Mandarim II MDR2
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Línguas
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Consolidação das competências de comunicação em Mandarim II, a nível Iniciação I (parte II). Assimilação e consolidação das primeiras competências de comunicação em língua Mandarim em âmbitos pessoais e de estudo. Consolidar e aperfeiçoar a compreensão oral e escrita e regras gerais de fonética. Aquisição das competências escritas básicas e regras gerais de ortografia.
Programa
Até ao fim do curso os alunos deverão ser capazes de fazer o seguinte em Mandarim: - Dominar com autonomia o vocabulário necessário para se apresentar e estabelecer contacto com alguém; - Assimilar as competências léxico-gramaticais, a fonética, aprendizagem dos fonemas, a ordem das palavras em locuções simples, as locuções com adjetivo verbal (onde, como), os pronomes (pessoais, demonstrativos, possessivos); - Os verbos básicos (ser, chamar-se, gostar, ter), palavras estruturais especificas à língua chinesa; - Descrever situações, locais, pessoas da família e animais de estimação, a casa e objetos em casa de forma sintética; - Expressar gostos e preferências; utilizar expressões correntes em várias situações relacionadas com a vida quotidiana, (as nacionalidades, os nomes dos países, as datas, nomes dos dias e dos meses, os números); - Descrição simples das atividades pessoais, falar sobre a comida e bebidas, a escola e horários da escola, colocar questões e responder a pedidos de informação simples e sucintos sobre temas familiares; - Entender uma conversação sobre um tema abordado na aprendizagem; assimilar a demonstrar melhorias na consciencialização e na autocorreção de erros comuns em língua de Mandarim; - Ler e entender caracteres simples sobre o quotidiano, gostos e preferências; - Escrever textos simples sobre o quotidiano, gostos e preferências; - Ter consolidado a compreensão oral em breves conversações e discursos; - Leitura e Escrita, iniciação à caligrafia, leitura de diálogos e pequenos textos simplificados.
Método de Avaliação
TESTE FINAL NÍVEL Iniciação I (parte II) - Avaliação léxico-gramatical - Avaliação morfo-sintáctica escrita - Compreensão escrita e oral - Expressão escrita e oral
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 48.5
Carga Total -