Currículo

Money Lab MOLAB-DP

Contextos

Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Desenvolvimento Pessoal > Critical Thinking

ECTS

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Desenvolver uma visão critica sobre o sistema monetário e desenvolver comportamentos de reflexão e de liderança ativas; 2. Compreender as inter-relações entre a dimensão económica, social e ambiental do dinheiro; 3. Capacitar para o desenho e implementação de moedas; 4. Refletir criticamente em torno dos desafios que os modelos de design monetário apresentam na prática e as suas implicações.

Programa

1. O que é o dinheiro?: - As funções do dinheiro; - Para além das funções do dinheiro; - Diferença entre dinheiro e moeda; - O dinheiro como fenómeno social. 2. As Outras Moedas: - Moedas complementares, alternativas, locais, sociais; - Moedas virtuais e criptomoedas; - Sistemas de crédito mútuo. 3. O design monetário: - Características de um bom design; - Aplicação prática.

Método de Avaliação

A avaliação final (qualitativa) contempla o desempenho e a participação dos alunos nas atividades e exercícios desenvolvidos ao longo do curso, bem como o progresso demonstrado.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 12.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • A handbook of alternative monetary economics.: ARESTIS, Philip; SAWYER, Malcolm C. (ed.) 2006 Edward Elgar Publishing,
  • Sacred economics: Money, gift, and society in the age of transition.: EISENSTEIN, Charles. 2011 North Atlantic Books
  • Debt. The first: GRAEBER, David. 2011 5000
  • Occupy money: Creating an economy where everybody wins.: KENNEDY, Margrit. 2012 New Society Publishers, United States,
  • The future of money: LIETAER, Bernard. 2013 Random House
  • People Powered Money. Designing, developing & delivering community currencies: . 2015 Community Currencies in Action (CCIA)

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre