Currículo
Economic and Financial Sociology EFS
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os principais objetivos deste curso são os seguintes: - estudar as teorias e os conceitos da sociologia económica; - compreender a dinâmica social e cultural dos mercados; - discutir as abordagens sociológicas à construção de valor e à definição do negociável; - explicar os modelos e as formas de desenvolvimento no contexto da globalização; - estudar as tendências da sociologia financeira contemporânea; - compreender as ações e as lógicas internas dos principais players do mundo financeiro; - discutir abordagens sociológicas dos mercados de capitais e financeiros; - explicar os constrangimentos sociais e culturais dos mercados monetários e financeiros no contexto da globalização.
Programa
-- O que é Sociologia Económica? Fronteiras e Limites. Sociologia Económica vs. Economia. Para lá do Homo Oeconomicus e do Homo Sociologicus; - Uma Breve História da Sociologia Económica: Os Pais Fundadores (1840-1920). A Grande Divisão - De Schumpeter e Polanyi ao Projeto Parsoniano. A Emergência de um Novo Paradigma - Os Anos 80 e a Nova Sociologia Económica; - O Vocabulário da Nova Sociologia Económica: Incrustação, Capital Social, Confiança, Redes Sociais, Performatividade. O debate sobre o Capital Social. Mãos sujas versus modelos limpos? - A Construção Social do Valor. A Sociologia Económica da Dádiva, Reciprocidade e Altruísmo. Mercados especiais e mercadorias especiais. O mercado de sangue e órgãos. Leilões ou a linguagem do(s) valor(es); - Instituições e Organizações. Isomorfismo e Legitimidade. A hipótese ecológica. Quem Controla as Organizações Modernas. O consenso do valor do accionista. A Questão dos Grupos de Negócios; - A Construção Social dos Mercados. Construções ideológicas. Definindo a troca e as suas variedades. A Construção Social da Competição. Modelos Sócio-Económicos de Produção; - A Sociologia Económica do Capitalismo e da Globalização. Mecanismos de Criação de Indústria em Sociedades Avançadas. As Transições a Lestes. Risco e Incerteza; - A Sociologia dos Mercados Financeiros. Informação e Arbitragem. A Hipótese da Performatividade. O Big Bang e a Globalização dos Mercados Financeiros. A retórica do mercado. Os significados sociais do dinheiro; - A Sociologia Económica das Finanças Públicas. Finanz Soziologie ou Sociologia Fiscal? Trazer o Estado de volta? Ilusão Fiscal e Cultura Fiscal; - Cultura e Economia. Indústrias Culturais. Entre a homogeneidade e a heterogeneidade. Consumo e Estilos de Vida. O Mundo da Arte. O debate de valores pós-materialistas.
Método de Avaliação
A avaliação contínua será realizada de acordo com seguintes elementos: - Participação em micro-atividades: 10% - Discussão e apresentação de estudos de casos: 20% - Trabalho final individual: 40% - Apresentação individual do projeto final: 20% NOTA: No final do semestre será disponibilizado um exame de época normal para os alunos que não fizerem a avaliação contínua.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Worth of Goods: Valuation and Pricing in the Economy: BECKERT, Jens and Patrik Aspers 2011 Oxford, Oxford University Press
- Economic Sociology: BIGGART, Nicole Woolsey (Ed) 2001 Oxford, Blackwell
- The Sociology of Financial Markets: CETINA, Karin Knorr and Alex PREDA (eds) 2005 Oxford, Oxford University Press
- Do Economists Make Markets? On the Performativity of Economics: MACKENZIE, Donald Fabian MUNIESA, and Lucia SIU 2007 Princeton, Princeton University Press
- The Handbook of Economic Sociology: SMELSER, Neil and Richard SWEDBERG (Eds.) 2005 2nd edition, Princeton, Princeton University Press
Secundária
- The Sociology of Economic Life: GRANOVETTER, Mark and Richard SWEDBERG 2001 2nd Edition, Boulder/São Francisco, Westview Press
- Valuing the Unique: The Economics of Singularities: KARPIK, Lucien 2010 Princeton, Princeton University Press
- Principles of Economic Sociology: SWEDBERG, Richard 2003 Princeton, Princeton University Press