Currículo

Experiential Entrepreneurship EE-DP

Contextos

Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Desenvolvimento Pessoal > Critical Thinking

ECTS

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O Experiential Entrepreneurship é um programa que visa estimular o potencial empreendedor dos Alunos através de ações concretas conducentes à implementação de um projeto real. Ideal para quem se motiva com a participação em novas experiências, para quem quer fazer a diferença, implementando projetos relevantes e com impacto social, e para quem deseja desenvolver, e ter uma maior consciência, das suas próprias competências e capacidades empreendedoras.

Programa

1. O que é o empreendedorismo? - Definições; - Impacto pessoal, organizacional e social. 2. O design thinking como forma de refletir sobre um problema: - O que é o design thinking? - Quais as suas implicações para o pensamento e ação empreendedor(a)? 3. A open innovation como fonte de inovação: - O que é a inovação aberta? - Quais as suas vantagens e desvantagens para o processo inovador?

Método de Avaliação

A avaliação final contempla a frequência, o desempenho e a participação dos alunos nas atividades e exercícios desenvolvidos ao longo do curso.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 12.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Determinants of Successful Entrepreneurship: A Review of the Recent Literature.: Sorensen, J. and Chang, P. 2006 (February 1, 2006).Report prepared for the Ewing Marion Kauffman Foundation
  • Experiential Entrepreneurship in the Classroom: Effects of Teaching Methods on Entrepreneurial Career Choice Intentions.: Sherman, P. S., Sebora, T., & Digman, L. A. 2008 Journal of Entrepreneurship Education, 11, p. 29.
  • The Illusions of Entrepreneurship: The Costly Myths That Entrepreneurs, Investors, and Policy Makers Live By: Shane, S. A. 2008 Yale University Press.
  • A Critical Perspective on Learning Outcomes and the Effectiveness of Experiential Approaches in Entrepreneurship Education: Do We Innovate or Implement?: Scott, J. M., Penaluna, A., & Thompson, J. L. 2016 Education + Training, 58(1), pp. 82-93.
  • The State of Entrepreneurship Education in Portugal: Redford, Dana 2008 (Doctoral dissertation).
  • Survey of Experiential Entrepreneurship Education Offerings Among Top Undergraduate Entrepreneurship Programs: Mandel, R., & Noyes, E. 2016 Education + Training, 58(2), pp. 164-178.
  • Exploring individual differences in the relationship between entrepreneurial self-efficacy and intentions: Evidence from Angola.: Crespo, N. F., Belchior, R. F., & Costa, E. B. 2018 Journal of Small Business and Enterprise Development 0(0), p.0.
  • The impact of Entrepreneurship on Economic Growth.: Carre, M and Thurik, A. 2003 Z.J. Acs and D.B. Audretsch (eds.), In Handbook of Entrepreneurship Research, 437-471
  • Individual and cultural values as psychosocial cognitive antecedents and moderators of entrepreneurial intentions: Belchior, R. F., & Liñán, F. 2017 In The Emergence of Entrepreneurial Behaviour.Edward Elgar Publishing.
  • Determinants of Entrepreneurial Intentions & Behavior: Social Cognitive Career Theory Test,: Belchior, Ricardo Figueiredo 2019 New Propositions and Longitudinal Analysis (Doctoral dissertation)

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre