Currículo
Concorrência e Competitividade CC
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, os alunos deverão: Conhecer os conceitos de concorrência e competitividade observados na perspetiva da excelência organizacional e excelência de gestão; Identificar técnicas e instrumentos para a sustentabilidade das organizações, o que exige condições de eficiência e eficácia, visando o elevado desempenho, baseados em conceitos, nomeadamente, de gestão da qualidade total, corporate governance, benchmarking, reengenharia, reestruturação, balanced scorecard e alianças estratégicas; Conhecer metodologias referentes às técnicas e instrumentos, para a sua aplicação prática nas empresas; Conhecer a situação de concorrência e competitividade das empresas no contexto periférico da economia portuguesa e refletir sobre a importância dos clusters e aglomerações empresariais; Perspetivar a ética como referencial relevante no quadro duma economia de mercado para assegurar uma saudável situação concorrencial.
Programa
1. Princípios de concorrência e competitividade 2. Excelência organizacional e desempenho 3. Conceito e modelos de corporate governance 4. Conceito e a cultura de qualidade 5. Conceito e metodologia de benchmarking 6. Conceito e metodologia de reengenharia e reestruturação 7. Conceito e metodologia de balanced scorecard 8. Conceito e modelos de alianças estratégicas 9. Empresas portuguesas e competitividade 10. Tópicos emergentes
Método de Avaliação
Aulas teórico-práticas com conceitos aliados a exemplos práticos, com discussão de case studies e artigos científicos. A avaliação de conhecimentos, na época normal, pressupõe a realização de uma prova escrita individual (ponderação de 50% na nota final), um trabalho de grupo (ponderação de 40% na nota final) e a assiduidade e participação nas aulas (ponderação de 10% na nota final), sendo a nota mínima 8 valores em cada uma das componentes. Na época de recurso a classificação resultante da avaliação contínua será considerada caso beneficie o aluno.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Steel sharpens steel: A review of multilevel competition and competitiveness in organizations: Swab, R.G., & Johnson, P.D. 2019 Swab, R.G., & Johnson, P.D. (2019). Steel sharpens steel: A review of multilevel competition and competitiveness in organizations. Journal of Organizational Behaviour, 40, 147–165.
- On Competition: Porter, M. E. 2008 Porter, M. E. (2008). On Competition. Boston, MA: Harvard Business School Publishing Corporation.
- Exploring Strategy: Text and Cases: Johnson, G., Whittington, R., Scholes, K., Angwin, D., & Regnér, P. 2017 Johnson, G., Whittington, R., Scholes, K., Angwin, D., & Regnér, P. (2017), Exploring Strategy: Text and Cases, 11th Edition, Pearson Education Limited: Harlow, United Kingdom.
- Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality: Goetsch, D.L., & Davis, S. 2013 Goetsch, D.L., & Davis, S. (2013). Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality, 7th Edition, Pearson.