Currículo

Marketing M

Contextos

Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Analisar o papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade. 2. Desenvolver capacidades para examinar como a empresa organiza, implementa e controla o esforço de marketing. 3. Compreender segmentação de mercado, seleção dos mercados-alvo e posicionamento. 4. Proporcionar um conhecimento aprofundado da gestão de cada elemento do marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição. 5. Apresentar um plano de marketing.

Programa

1. Definição e conceitos básicos do marketing. 2. Compreender o mercado e os clientes. 3. Estratégia de marketing orientada para o cliente e criação de valor para os clientes-alvo. 4. Análise dos elementos do marketing-mix: -Produtos, serviços e marcas: gerar valor para o cliente; -Mix de comunicação e comunicação integrada de marketing; -Decisões de distribuição: entregar valor ao cliente; -Decisões de preço. 5. Planeamento de marketing.

Método de Avaliação

1) Época normal A avaliação de acordo com o artigo 2º do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos será o resultado de uma média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: - Prova escrita sobre a matéria (exame) a realizar no final do período de lecionação (ponderação de 60% - nota mínima 8 valores) ? prova individual; - Componente de avaliação contínua ? através de participação nas aulas e Trabalho Final de Grupo ? (ponderação de 40%: 35% para o Trabalho Final de Grupo; 5% para a assiduidade e participação em sala de aula). 2) Época de recurso A avaliação nesta época, de acordo com o artigo 3º (nº 1 e 2) do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos, é composta por uma prova escrita individual. A classificação final desta época considera a classificação global das componentes de avaliação ao longo do semestre, com os pesos definidos para a época normal, caso beneficie o aluno. Melhoria de classificação resulta exclusivamente de prova escrita individual e não depende dos resultados da avaliação ao longo do semestre (artigo 7º, nº 2 do RGAC), quando realizada de acordo com o definido no RGAC. 3) Época especial A avaliação de acordo com o artigo 6º (nº 1) do Regulamento geral de avaliação de conhecimentos é composta por uma prova escrita individual.
Têm acesso à época referida no número anterior todos os alunos a quem faltem, no máximo, 24 créditos ECTS para concluir a licenciatura sem atender ao regime de precedências, bem como todos os alunos abrangidos por lei especial (artigo 6º, nº 2).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 108.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Principles of Marketing: Kotler, Philip e Armstrong, Gary 2018 Global Edition, 17th Edition, Pearson.

Secundária

  • Marketing Management: Kotler, Philip e Keller, Kevin 2014 15th Edition, Prentice Hall, Saddle River
  • Essentials of Marketing Research: A Hands-On Orientation: Malhotra, Naresh K. 2015 1th Edition, Prentice Hall
  • The Marketing Plan Handbook: Wood, Marian Burk 2015 5th Edition, Pearson New International Edition.

Disciplinas de Execução

2007/2008 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre