Currículo
Gestão Corrente GC
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aumentar a eficácia dos alunos na vida pessoal e profissional através do desenvolvimento de competências pessoais, interpessoais, grupais, e instrumentais. No final deste curso espera-se que os alunos tenham adquirido competências necessárias para a gestão corrente, tais como: • Pessoais (e.g. aprendizagem) • Interpessoais (e.g. motivação e influência) • Grupais (e.g. liderança) • Instrumentais (e.g. condução de reuniões)
Programa
Apresentação do programa e avaliação Conceito de competência e sua importância 1. Competências Pessoais 1.1. Auto-liderança 1.2. Motivação e estabelecimento de objetivos 1.3. Gestão do stress 2. Competências Interpessoais 2.1. Comunicação interpessoal 2.2. Gerir conflitos 2.3. Confiança e negociação 3. Competências Grupais 3.1. Trabalho em equipa e equipas virtuais 3.2. Liderança: uma breve introdução 3.3. Gerir a mudança 4. Competências Instrumentais 4.1. Preparar e conduzir entrevistas 4.2. Preparar e conduzir reuniões
Método de Avaliação
Utilização de exercícios práticos e da metodologia de Design Thinking para a solução de casos reais. Trabalho em grupo escrito com apresentação oral (avaliação contínua - AC): 50% Exame individual de época normal (nota mínima de 7,5): 50% OBS.: A nota final (NF) obtida na Época Normal, corresponderá a: NF = % *AC + % *nota exame época normal; Todos os alunos podem realizar o Exame de Época Normal, independentemente de terem ou não realizado a avaliação ao longo do semestre. Neste caso, o exame vale 100%.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Neves, J.G.; Garrido, M. & Simões, E. 2015 Lisboa: Silabo
Secundária
- Developing Management Skills: Whetten David A. & Cameron, Kim S. 2020 New York: Pearson