Currículo
Marketing Internacional MINT
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender como o meio envolvente influencia os negócios internacionais. Conhecer metodologias para a seleção e posicionamento em mercados internacionais. Conhecer as diferentes formas de acesso aos mercados internacionais e decidir a forma mais adequada em casos concretos. Definir práticas bem-sucedidas do marketing-mix em mercados internacionais. Estudar as possíveis estratégias e formas de organização das empresas para competir internacionalmente.
Programa
- Introdução – Definição, Tendências Principais e Importância do Marketing Internacional; - Compreender a Envolvente Global das Perspetivas Económica, Comercial, Político-Legal e Sociocultural; - Seleção e Posicionamento nos Mercados Estrangeiros; - Análise e Escolha dos Modos de Entrada; - Decisões sobre o Marketing-Mix Internacional – Produto/Serviço, Preço, Distribuição e Comunicação; - Estratégias Competitivas em Marketing Internacional; - Organização para Competir Internacionalmente e Responsabilidade Social Corporativa.
Método de Avaliação
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas, onde são apresentados os conceitos teóricos que são posteriormente enquadrados em contextos organizacionais. Há, também, a discussão de casos práticos. A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre. Neste caso, a nota é uma média ponderada da nota do exame escrito (50%) e da avaliação contínua (50%), tendo ambos a obrigatoriedade de nota mínima de 8 valores. A avaliação contínua é composta pela elaboração e apresentação de um trabalho de grupo, a discussão de casos práticos, participação nas aulas e assiduidade.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Global Marketing: Green, M. C. & Keegan, W. J. 2020 Global Edition, 10th Edition, Pearson.
Secundária
- Estratégia de Marketing Internacional: Ilhéu, F. 2009 Coimbra: Edições Almedina.
- International Marketing: Czinkota, M., Ronkainen, I., & Zvobgo, G. 2011 United Kingdom: Cengage Learning.
- International Marketing: Strategy Development and Implementation: Solberg, C. A. 2018 1st Edition, Routledge
- Global Marketing: Hollensen, S. 2020 8th Edition, Pearson Higher Education.