Currículo
Economia e Finanças Comportamentais EFC
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é introduzir os alunos à nova disciplina de economia e finanças comportamentais. Os alunos terão contacto com as principais implicações da psicologia para os processos de tomada de decisão em economia e finanças e nos mercados financeiros. Esta unidade curricular visa incentivar os alunos a refletir sobre os pressupostos e raciocínios próprios da economia neoclássica, apresentando abordagens alternativas para algumas das principais questões da Economia e Finanças e para novas maneiras de pensar em economia e finanças. As aulas serão lecionadas com forte interação com os alunos. Depois de uma apresentação preliminar de cada tópico, os estudantes são convidados a participar em jogos e experiências, os quais potenciam a apreensão da matéria num ambiente aplicado.
Programa
1. Introdução Economia e Finanças Comportamentais 2. Teoria económica tradicional e Economia e Finanças Comportamentais (EFC) 3. Heurística e Desvios Comportamentais 4. Emoções e Desvios Comportamentais 5. Enquadramento e Contabilidade Mental 6. Teoria dos prospetos 7. Irracionalidade nos mercados financeiros 8. Preferências socias, preferências morais e normas sociais 9. Incentivos, motivação e Nudging: a economia comportamental em ação 10. Investigação em Finanças Comportamentais em Portugal 11. Introdução à economia experimental
Método de Avaliação
A Época Normal é constituída por 4 elementos de avaliação, com um peso de 25% cada: uma apresentação em grupo em sala de aula, um teste de escolha múltipla, um relatório de experiência e um exame final (nota mínima de 7/20 valores).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Comportamento Inadequado, A construção da economia comportamental: Richard Thaler 2015 9789896941604
- Behavioral Finance: Psychology, Decision-Making, and Markets: Lucy Ackert, Richard Deaves 2010 9780324661170