Currículo

História Económica e Empresarial HEE

Contextos

Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ao nível de aquisição de conhecimentos procura-se desenvolver as seguintes capacidades: 1) Ter capacidade de analisar as grandes mudanças económicas no longo prazo, em especial o processo de crescimento económico moderno e globalização económica. 2) Analisar o desempenho das economias e das organizações em diferentes contextos sociais, políticos e culturais. Ao nível das competências genéricas e específicas procura-se contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências instrumentais e interpessoais: a) Recolha e tratamento da informação. b) Capacidade de análise e de síntese. c) Domínio da comunicação oral e escrita. d) Capacidade de trabalhar em equipa

Programa

Introdução – O mundo de hoje: os desafios Parte 1 – O mundo moderno: uma nova época económica Parte 2 – A difusão do CEM: a primeira globalização Parte 3 – A globalização em xeque: empresas e o estado Parte 4 – A Segunda Globalização: organizações internacionais e política económica

Método de Avaliação

As sessões da unidade curricular de História Económica e Empresarial têm 3,5 horas de contacto semanal, distribuídas por 2 horas de aulas teóricas e 1,5 horas de aula prática. Nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos temáticos do programa e discutidos trabalhos Nas aulas práticas são realizados são esclarecidas problemas das leituras obrigatórias e realizados debates e exercícios A avaliação de conhecimentos em época normal compreende duas modalidades alternativas, de carácter presencial: a) modalidade a: uma avaliação ao longo do semestre constituída por testes individuais (50%) e de grupo (50%). b) modalidade b: uma prova escrita individual final, sem consulta, realizada na época de exames (ponderação de 100%). Os estudantes que não tiverem a componente a) realizam apenas uma prova escrita (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 114.5

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • “Modern Management in the 1920s: GM Defeats Ford”: Thomas K. McCraw e William R. Childs 2018 In American Business Since 1920: How It Worked. Third Edition. Hoboken: John Wiley & Sons, pp. 15-28).
  • A Jornada da Humanidade. As origens da riqueza e da desigualdade.: Oded Galor 2022 Lisboa: Lua de Papel. [páginas selecionadas dos capítulos 1 a 10]
  • “International aspects of economic growth in the nineteenth century: the spread of industrialization”: Michel Graff, A. G. Kenwood e A. L. Lougheed 2014 In The growth of the international economy – 1820-2000. London and New York: Routledge, pp. 121-129.
  • "Institutional prerequisites for economic growth: Europe after World War II": Barry Eichengreen 1994 European Economic Review, 38(3-4), 883-890.
  • História Económica e Empresarial: Ana Bela Nunes e Nuno Valério 2015 Lisboa: Presença

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre