Currículo
História Económica e Empresarial HEE
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ao nível de aquisição de conhecimentos procura-se desenvolver as seguintes capacidades: 1) Ter capacidade de analisar as grandes mudanças económicas no longo prazo, em especial o processo de crescimento económico moderno e globalização económica. 2) Analisar o desempenho das economias e das organizações em diferentes contextos sociais, políticos e culturais. Ao nível das competências genéricas e específicas procura-se contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências instrumentais e interpessoais: a) Recolha e tratamento da informação. b) Capacidade de análise e de síntese. c) Domínio da comunicação oral e escrita. d) Capacidade de trabalhar em equipa
Programa
Introdução – O mundo de hoje: os desafios Parte 1 – O mundo moderno: uma nova época económica Parte 2 – O crescimento económico moderno e as ordens económicas internacionais dos séculos XIX e XX Parte 3 – A modernidade e as empresas modernas: capitalismos, inovação e empreendorismo
Método de Avaliação
As sessões da unidade curricular de História Económica e Empresarial têm 3,5 horas de contacto semanal, distribuídas por 2 horas de aulas em plenário, e 1,5 horas em aulas em turma. Nas aulas de plenário são apresentados os conteúdos temáticos do programa e dadas as orientações na realização dos trabalhos práticos. Nas aulas em turma consolidam-se os temas expostos em plenário e são expostos os trabalhos práticos, os debates e realização de pequenos testes. A avaliação de conhecimentos em época normal baseia-se no trabalho de grupo e individual realizado longo do semestre, com a seguinte ponderação: 2 testes individuais (60%); 4 trabalhos de grupo _ orais e escritos (40%). A avaliação em época de recurso: uma prova escrita individual final, sem consulta, realizada na época do exame de recurso (ponderação de 100%), destinada a alunos que não obtiveram aprovação na época normal, ou que optaram apenas por esta forma de avaliação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 114.5
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- “Modern Management in the 1920s: GM Defeats Ford”: Thomas K. McCraw e William R. Childs 2018 In American Business Since 1920: How It Worked. Third Edition. Hoboken: John Wiley & Sons, pp. 15-28).
- A Jornada da Humanidade. As origens da riqueza e da desigualdade.: Oded Galor 2022 Lisboa: Lua de Papel. [páginas selecionadas dos capítulos 1 a 10]
- “International aspects of economic growth in the nineteenth century: the spread of industrialization”: Michel Graff, A. G. Kenwood e A. L. Lougheed 2014 In The growth of the international economy – 1820-2000. London and New York: Routledge, pp. 121-129.
- Kuznets, Simon. The Modern Economic Growth: Rate, Structure and Spread. A Poscript. New Haven: Yale University Press, 1966.: Simon Kuznets 1966
- “Epilogue: the past and the present”.: Charles H. Feinstein; Peter Temin; Gianni Toniolo 1997 The European Economy Between the Wars. Oxford: Oxford University Press, 1997, pp. 187-204).