Currículo

Marketing Estratégico MEST

Contextos

Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Descrever as etapas e atividades do planeamento estratégico e planeamento de marketing e a sua relação 2. Conceber o plano de marketing 3. Analisar o mercado: consumidores finais, organizações e concorrência 4. Conhecer os componentes e o processo de desenvolvimento da estratégia de marketing 5. Formular estratégias para novos produtos, produtos existentes e para mercados internacionais 6. Definir responsabilidade social e ética no marketing 7. Desenvolver o pensamento crítico, capacidade de trabalho em equipa e de gestão de projeto, aptidões de comunicação oral e escrita, utilizar ferramentas analíticas e agir de forma ética

Programa

1.Estratégia e Construção de Relações 1.1 Planeamento estratégico Vs Planeamento de marketing 1.2 Estratégia de marketing 1.3 Plano de marketing 2. Análise de Mercado 2.1O mercado dos consumidores 2.2.O mercado organizacional 2.3. Análise da concorrência e estratégias competitivas 3.Estratégia de Marketing 3.1 Identificação dos segmentos de mercado e selecção de alvos 3.2 Estratégia de marketing para diferenciar e posicionar a oferta 3.3 Estratégia de marketing para desenvolvimento de novos produtos 3.4 Estratégia de marketing mix durante o ciclo de vida do produto 3.5 Processo de Internacionalização e oferta no mercado global 3.6 Marketing Sustentável: Responsabilidade social e ética

Método de Avaliação

Época normal A avaliação de acordo com o artigo 2º do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos será o resultado de uma média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: - Uma prova escrita individual final (ponderação de 50%) nota mínima: 8 valores; - Componente de avaliação ao longo do semestre: participação nas aulas, mini apresentações individuais e outros trabalhos individuais ou em grupo (ponderação de 50%) nota mínima: 8 valores. Época de recurso A avaliação nesta época, de acordo com o artigo 3º (nºs 1 e 2) do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos, é composta por uma prova escrita individual. A classificação final desta época considera a classificação global das componentes de avaliação ao longo do semestre, com os pesos definidos para a época normal, caso beneficie o aluno.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 108.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Principles of Marketing: Kotler, Philip e Armstrong, Gary 2018 Global Edition, 17th Edition, Pearson.

Secundária

  • Marketing: An Introduction: Armstrong, Gary, Kotler, Philip, Opresnik, Marc O. 2017 13th Global Edition, Pearson.
  • Consumer Behavior: Buying, Having and Being: Solomon, Michael R. 2018 Global Edition, 12th Edition, Pearson Higher Education
  • Essentials of Marketing Research: A Hands-On Orientation: Malhotra, Naresh K. 2015 1th Edition, Prentice Hall
  • The Marketing Plan Handbook: Wood, Marian Burk 2014 5th Edition, Pearson New International Edition

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre