Currículo
Desenvolvimento Sustentável DS-OPT
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Várias universidades europeias de referência têm vindo a orientar as suas propostas formativas na área da Economia e Gestão de forma a chamar a atenção para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e alinhar os conteúdos de acordo com as preocupações sugeridas pelos ODS. O objetivo central desta unidade curricular consiste numa aproximação a essa estratégia, na nossa Escola: uma cadeira optativa que venha, ao nível da licenciatura, oferecer aos estudantes uma alternativa de formação nestes domínios. A estratégia de abordagem tradicional da Economia do Desenvolvimento Sustentável, que aqui prosseguimos, passa pela aproximação aos problemas da gestão do desenvolvimento e sustentabilidade a diferentes níveis/ objetivos específicos: - Determinar e fundamentar os critérios que devem estar subjacentes à exploração ótima dos recursos naturais e ambientais. - Explicar os comportamentos dos agentes face à produção e uso dos recursos tendo em conta diferentes estruturas de mercado. - Identificar as políticas e quadros institucionais que permitem incentivar os agentes económicos individuais a prosseguirem uma gestão eficiente dos recursos naturais e do ambiente. - Manter uma postura que integre, na análise dos problemas, os três pilares fundamentais do Desenvolvimento Sustentável: Ambiente, Economia e Sociedade.
Programa
1. O Desenvolvimento Sustentável: Quadro Conceptual 1.1 O conceito de DS e a sua evolução. Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). 1.2 A medição do DS. Indicadores de DS. Sustentabilidade Forte e Fraca. 2. Desenvolvimento Sustentável: Análise Económica e Gestão 2.1 Externalidades e Bens Públicos. “Anatomia do Mercado Falhado”. 2.2 A “Tragédia dos Comuns”. E. Ostrom e a “Co-gestão”. 2.3 Modelo Básico de Gestão de um Recurso Natural Renovável. 2.4 A Regra de Hotelling e a Gestão Ótima dos Recursos Não-Renováveis. 3. Desenvolvimento Sustentável: As Políticas 3.1. O desenho das Políticas. Instrumentos de Comando e Controle e Instrumentos Económicos. 3.2. Dimensão Social do D.S. Responsabilidade Social das empresas e Sustentabilidade. 3.3. Valorização Económica de bens e serviços naturais e ambientais. 4. Estudos de caso* 4.1. Conservação da Biodiversidade nas áreas fora das jurisdições nacionais. 4.2. Monitorização e controle na Política Comum de Pescas. 4.3. Emergência dos Anticomuns: Florestas e regimes de propriedade. 4.4. Alterações Climáticas e Mercado de Emissões.
Método de Avaliação
Tendo em conta os objetivos anteriormente definidos, e o programa e características específicas desta unidade curricular, em termos pedagógicos orientamos o desenvolvimento das atividades segundo dois tipos de aulas: • Um primeiro grupo será preenchido com aulas que se aproximam do figurino tradicional de aulas teórico-práticas: exposição da matéria por parte do docente, seguida de reflexão/debate com os alunos a partir de questões e dúvidas colocadas pelo docente e/ou pelos alunos, ou por pequenos trabalhos práticos relacionados com os temas propostos; • Um segundo grupo de aulas em que o papel dos alunos, ao nível da própria apresentação das temáticas, será incentivado. Pensa-se, neste caso, na constituição de grupos de trabalho, aos quais serão indicados vários temas de reflexão: em cada ano letivo, serão indicados vários Estudos de caso* relacionados com os diferentes ODS (No caso exposto, para o primeiro ano, escolheram-se temas relacionados com os ODS 13, 14 e 15). Será indicada bibliografia básica e alguma bibliografia complementar, sobre a qual os grupos deverão investigar e elaborar um Relatório que será apresentado em aula. Após a exposição, deverá o grupo sujeitar-se às questões, dúvidas e comentários dos colegas e do docente. A Avaliação de Conhecimentos segue duas vias possíveis: - Para alunos em Avaliação Contínua, a nota final na UC corresponde à nota de Relatório/ Exposição/Discussão referidos anteriormente, com a ponderação de 60%, e prova individual (no período de Provas Intercalares), sem consulta, sobre os pontos do programa entretanto já abordados, ponderação 40%. - Para os alunos que não passaram na avaliação contínua, ou que não quiseram integrar este tipo de avaliação, mantêm-se os exames tradicionais de época Normal e de Recurso com provas sem consulta e de acordo com o figurino tradicional. Estas provas incidem sobre os pontos 1, 2 e 3 do programa da UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Environmental and Natural Resource Economics: TIETENBERG, T. & LEWIS, A 2018 11th edition, Routledge
- Economia do Desenvolvimento Sustentável: BURGENMEIER, B. 2009 Instituto Piaget, Lisboa.