Currículo
Política Macroprudencial PM-OPT
Contextos
Groupo: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Objectivos
O objectivo deste módulo é proporcionar uma compreensão abrangente da política macroprudencial no contexto do sector bancário. Os principais objectivos são os seguintes: 1) introduzir os principais objectivos e mecanismos de transmissão da política macroprudencial a nível da União Europeia. 2) apresentar o quadro institucional na União Europeia (papel do BCE, do CERS e das autoridades macroprudenciais nacionais). 3) compreender como a política macroprudencial interage com outras áreas políticas, tais como a política monetária, a política microprudencial ou a política fiscal. 4) discutir o conceito de risco sistémico. 5) discutir as diferenças entre os instrumentos de política macroprudencial 6) discutir a estratégia de implementação da política macroprudencial (avaliação de risco, selecção e calibração de instrumentos, avaliação de impacto e comunicação). 7) discutir medidas macroprudenciais implementadas na União Europeia (discussão de casos reais) com o objectivo de preparar os alunos para desenvolverem análises políticas sobre questões macroprudenciais.
Programa
Capítulo 1 - Introdução 1.1 Objetivo e mecanismos de transmissão da política macroprudencial 1.2 Mandato e constituição das autoridades macroprudenciais na União Europeia 1.3 Papel do BCE e CERS na condução da política macroprudencial 1.4 Interação com outras áreas de política 1.5 Caso português Capítulo 2 - Risco sistémico e instrumentos de política macroprudencial 2.1 Risco sistémico 2.2 Tipos de instrumentos 2.3 Mitigar e prevenir o crescimento excessivo de credito e a alavancagem 2.4 Mitigar e prevenir o excessivo desfasamento de prazos e a falta de liquidez do mercado 2.5 Limitar as concentração diretas e indiretas de exposições 2.6 Limitar incentivos para a assunção de riscos excessivos por parte de instituições de importância sistémica Capítulo 3 - Operacionalização da política macroprudencial 3.1 Estratégia de política macroprudencial 3.2 Seleção dos instrumentos macroprudenciais 3.3 Calibração de instrumentos macroprudenciais 3.4 Política de comunicação Capítulo 4 - Discussão de medidas macroprudenciais implementadas na União Europeia
Método de Avaliação
Para os conteúdos programáticos definidos nos capítulos 1, 2 e 3 a metodologia de ensino será a exposição teórica dos conceitos acompanhada de exemplos. Posteriormente, serão realizados exercícios de forma a perceber se os conceitos foram compreendidos pelos alunos. Para o conteúdo programático definido no capítulo 4 a metodologia de ensino será a apresentação pelos alunos de casos práticos reais e posterior discussão. A avaliação em época normal é composta pela apresentação de um trabalho de grupo (2 elementos) com uma ponderação de 50% na nota final e pela realização de um exame de 1 hora com uma ponderação de 50% na nota final. A avaliação fora da época norma é composta pela realização de um exame de 2 horas com uma ponderação de 100% na nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- A Review of Macroprudential Policy in the EU in 2020: CERS 2021
- The ESRB handbook on operationalising macroprudential policy in the banking sector: CERS 2018
- ESRB flagship report on macro-prudential policy in the banking sector: CERS 2014
- Macroprudential measures in Portugal: Banco de Portugal 2014
- Macro-prudential policy strategy: Banco de Portugal 2015
- Macro-prudential policy in Portugal: objectives and instruments: Banco de Portugal 2014
- A macro-prudential policy for financial stability: Rita Basto 2013 Banco de Portugal