Descrição

2021/2022 + Info

Breve Introdução

O Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações (PDSEO) é um programa de 3º ciclo, criado em 1991 e acolhido pelo SOCIUS/CSG (Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações), uma unidade de investigação integrada no ISEG e avaliada com a classificação de “Muito Bom” pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (2019).

Este ano, 2021, o PDSEO comemora o trigésimo aniversário, juntamente com o SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, com uma série de iniciativas. Veja mais informações aqui.

 

 

Linhas de investigação

Quais os efeitos gerados por uma economia global e em constante mudança? Qual o papel dos Estados, mercados, instituições, organizações e indivíduos na constituição de práticas económicas e financeiras? Que ligações explicativas podem ser identificadas, tanto no passado como na contemporaneidade, entre economia e políticas, cultura, tecnologia ou ambiente? Serão todos os mercados éticos? Como se expressa a participação de cidadãos/cidadãs nos processos de decisão relativos a matérias financeiras e económicas da vida quotidiana? De que forma estão as organizações a adaptar-se a um contexto marcado pela volatilidade, complexidade, ambiguidade e incerteza? Como se conjuga, no século XXI, o trabalho profissional com outras dimensões da vida? Quais os principais determinantes sociais e económicos da segmentação do mercado de trabalho? Estas são algumas das questões abordadas durante o programa curricular e na investigação produzida no âmbito do SOCIUS-CSG.

O Programa pretende transmitir e produzir conhecimento a partir de investigação nos domínios entre a economia, a finança e as organizações da sociedade contemporânea. Propõe olhar para os mercados e organizações como realidades variáveis, complexas e por vezes contraditórias, desafiando os/as doutorandos/as a novas leituras da economia neoclássica e a questionar as limitações do enfoque na racionalidade do “homo economicus”. Só com esta abordagem multidisciplinar é possível questionar, dar visibilidade e posteriormente analisar a interação entre dimensões económicas, sociais e culturais na constituição de indivíduos, organizações e sociedades.

Os/as doutorandos/as poderão realizar a sua investigação nos campos da sociologia económica, estudos organizacionais, desenvolvimento sustentável, estudos de ciência e tecnologia, estudos sociais de finança, teoria sociológica clássica, economia cultural, estudos sobre migrações, estudos de género, teoria do valor, entre outros. Estes domínios contemplam uma variedade de objetos de estudo, tais como políticas públicas, responsabilidade social das empresas, corporate governance, mercados formais e informais, sustentabilidade ambiental, economias alternativas e cultura “do-It-yourself”, direitos autorais, indústrias culturais, dinheiro e sistemas de pagamento, profissões e trabalho ou organizações do terceiro setor. Estão contempladas abordagens metodológicas diversas, desde a análise estatística (descritiva e inferencial), passando por estudos experimentais, metodologias participativas, etnografia e análise de redes.

O Programa beneficia de um ambiente dinâmico de discussão e partilha entre a comunidade académica de estudantes, investigadores/as e docentes membros do SOCIUS/CSG. O Programa engloba uma série de conferências anuais, workshops e seminários, onde os/as doutorandos/as têm oportunidade de discutir o seu trabalho, expondo-o a outros/as investigadores/as nacionais e internacionais, decisores/as políticos, dirigentes e membros da sociedade civil. Beneficia também de parcerias entre o SOCIUS/CSG e outras redes de investigação nacionais e internacionais, assim como da sua localização no centro histórico de uma cidade vibrante, Lisboa.