Currículo

Atelier de Metodologias Qualitativas AMQ-DSEO

Contextos

Groupo: Sociologia Económica e das Organizações 2016 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1

ECTS

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo deste atelier é permitir o aprofundamento das competências metodológicas qualitativas. O funcionamento em atelier procura criar um contexto interativo de aprendizagem através de realização de exercícios práticos e de debate de textos oferecidos pelos docentes responsáveis da unidade. O atelier funcionará fundamentalmente em torno de três formas de recolha de dados: a entrevista, as ferramentas participativas e a etnografia. O programa irá desenvolver-se com base em investigações internacionais e nacionais que permitirão discutir simultaneamente os recursos teóricos e as estratégias metodológicas, assim como os formatos de apresentação de resultados, tendo em conta os métodos de análise.

Programa

- Fundamentos da pesquisa qualitativa. - A entrevista e as histórias de vida. - As ferramentas participativas e o método transdisciplinar. - O método etnográfico e a observação.

Método de Avaliação

A avaliação do atelier baseia-se: (a) num guião de entrevista e realização de uma entrevista assim como a sua transcrição e primeira análise de conteúdo. O preenchimento da ficha "estratégia de investigação" é obrigatório. A data de entrega do relatório deve ser definida com o docente responsável pela correção. O relatório pode ser entregue até ao fim do período de aulas (50%); (b) num exercício que consiste numa descrição etnográfica a propósito de uma situação previamente definida em aula (50%), e (c) na participação dos alunos durante as sessões.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 174.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Interviewing an ultra-elite: Zuckerman,H. 1972 The Public Quartely,36/2, 159-175
  • Etnographic stories as generalizations that intervene: Winthereik,B.R,&Verran,H, 2012 Science Studies, 25(1), 37-51
  • Evaluation public participation exercises:a research agenda: Rowe,G &Frewer,L.J. 2004 Science,Technology and Human Values 29(4) 512-556
  • Ethnographie de l'action:l'observation des details: Piette,A. 1996 Paris:Métaillé
  • Ganchos,tachos e biscates: Machado,J.P. 2001 Porto:Ambar
  • Transdisplinary research in sustainability science:pactice,principlesand challenges: Lang,D.J. 2012 Sustainability Science, 7/1, 25-43
  • Ten lies of ethnography:moral dilemmas of field research: Fine, G.A. 1993 Journal of Contemporary Ethnography 22(3) 167-294
  • Skype interviews:reflections of two PhD researchers: Deakin, H.&Wakefield, K. 2014 Qualitative Research 603-616
  • Les ficelles du métier.Comment conduire sa recherche en sciences s: Becker,H.S. 2002 *

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre