Currículo

Métodos e Técnicas de lnvestigação MTI-DSEO

Contextos

Groupo: Sociologia Económica e das Organizações 2016 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular tem como principal objetivo introduzir os/as alunos/as a questões fundamentais no desenho e implementação de um projeto de investigação. Em particular, pretende-se familiarizar os alunos com as diferentes abordagens metodológicas (quantitativa, qualitativa e mista) e os fundamentos epistemológicos e metodológicos que subjazem a estas diferentes abordagens. Para além disso, pretende familiarizar os alunos com as principais variantes de pesquiza quer de natureza quantitativa (métodos correlacionais vs. métodos experimentais, análise multinível, análise de rede); quer de natureza qualitativa (método etnográfico, abordagens participativas, análise de conteúdo).

Programa

1. Fundamentos epistemológicos e metodológicos da investigação em ciências sociais 1.1. A Escolha do Tema e Formulação da Questão de Investigação 1.2. Abordagens Qualitativas vs. Abordagens Quantitativas vs. Abordagens Mistas 1.3. As Etapas de um Projecto de Investigação 1.4. Dados Primários vs. Dados Secundários 1.5. Questões Éticas no Processo de Investigação. 2. A Lógica de Investigação de Natureza Quantitativa 2.1. Mensurabilidade, Validade e Representatividade 2.2. Da Estatística Descritiva à Estatística Inferencial 2.3. Descrever a Diversidade na Realidade Social 2.4. Identificar Padrões de Covariação 2.5. Da Identificação de Padrões de Covariação ao Estabelecimento de Relações Causais 2.6. Outros Mecanismos de Influência: o Papel dos Contextos e das Redes. 3. A lógica de Investigação de Natureza Qualitativa 3.1. A ‘Objetividade’ do Conhecimento nas Ciências Sociais 3.2. Entrevistas Semidiretivas e Metodologias Participativas 3.3. O Método Etnográfico 3.4. Análise de Conteúdo Qualitativa.

Método de Avaliação

Os alunos deverão submeter uma ‘Recensão Crítica’, com um máximo de 1500 palavras (excluindo as Referências Bibliográficas), de um artigo científico proposto pelos docentes. Os alunos podem optar por avaliar um artigo quantitativo ou qualitativo. Dependendo do tipo de artigo (quantitativo ou qualitativo) que decidam avaliar, os alunos/as receberão orientações específicas sobre os assuntos a abordar na sua ‘Recensão Crítica’.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 174.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Practice of Social Science Research: Babbie, E. 2016 Boston: Cengage Learning.
  • Social Research Methods: Bryman, A. 2012 New York: Oxford University Press
  • The Sage Encyclopedia of social science research methods (Volume 1): Lewis-Beck, M., Bryman, A., Liao, T. 2004 Thousand Oaks, California
  • Social Research: Sarakantos, S. 2013 Sarantakos, S. (2013) Social Research (4th edition). Londres: Red Globe Press.
  • Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners: Kumar, R. 2012 London: Sage
  • Tricks of the Trade: How to Think about Your Research while You’re Doing It: Becker, H. S. 1998 Chicago: The University of Chicago Press
  • Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory: Corbin, & A. L. Strauss 2015 (4th Edition) - Thousand Oaks: Sage
  • The Sage encyclopedia of qualitative research methods: Given, L. M. (Ed.). 2008 Sage publications
  • Qualitative Inquiry & Research Design: Choosing among Five Approaches: Creswell, J. W. 2013 (3rd edition) - London: Sage

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre