Currículo
Métodos e Técnicas de lnvestigação MTI-DSEO
Contextos
Groupo: Sociologia Económica e das Organizações 2016 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
7.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta Unidade Curricular pretende-se que os alunos adquiram um conjunto de competências, que lhes permitam desenvolver, com sucesso, os respetivos projetos de doutoramento. Estas competências incluem: a compreensão dos fundamentos epistemológicos das Ciências Sociais, a capacidade de identificar e diferenciar as principais abordagens metodológicas, a compreensão do papel da teoria e dos conceitos no processo de investigação, a capacidade de perceber os termos em que é possível identificar relações de causualidade nas Ciências Sociais, a capacidade de identificar e diferenciar as diferentes etapas de um projecto de investigação, saber quais os aspetos a considerar na formulação do ‘problema de investigação’, e saber identificar os principais desenhos de pesquisa quantitativa e qualitativa.
Programa
1.Introdução 2.Imaginação Sociológica e Reflexividade 3.Investigação em Ciências Sociais A especificidade das Ciências Sociais 4.Fundamentos Epistemológicos da Investigação em Ciências Sociais (Pós-)Positivismo, Construtivismo, Interpretivismo. Feminista e Pós-Colonial 5.Abordagens Metodológicas: desenhos quantitativos, qualitativos e mistos 6.O Papel da Teoria na Investigação Social Abordagens à construção de Teoria 7.As Etapas do Processo de Investigação 8.Formulação do Problema de Investigação Definir a questão de investigação e justificar a sua relevância 9.Conceitos: Conceptualização, Operacionalização e Medição Etapas e critérios de operacionalização de conceitos 10.A Ideia da Causalidade nas Ciências Sociais Principais abordagens à causalidade 11.Estabelecer Relações entre Conceitos: definir o modelo analítico Causalidade vs. previsão, tipos de relações causais e identificação de hipóteses 12.Desenho de Investigação Desenhos Quantitativos, Qualitativos e Participativos
Método de Avaliação
A UC está estruturada em linha com a metodologia de ‘Active Learning’, que tem como objetivo maximizar os resultados do processo de aprendizagem através do envolvimento ativo dos alunos no processo pedagógico. Tal objetivo será atingido através da combinação de: i. Discussões em grupo sobre conceitos e teorias; ii. Realização de exercícios práticos em aula, individuais ou em grupos de duas pessoas; iii. Exercícios de reflexão sobre a aplicabilidade da matéria dada para o desenho dos projectos de Doutoramento dos/as alunos/as. A avaliação, que tem por base a realização de um exame, está desenhada de forma que os/as alunos/as demonstrem terem adquirido o conjunto de competências considerados essenciais a esta UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 174.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Qualitative Inquiry & Research Design: Choosing among Five Approaches: Creswell, J. W. 2013 (3rd edition) - London: Sage
- Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners: Kumar, R. 2012 London: Sage
- Social Research: Sarakantos, S. 2012 Sarantakos, S. (2013) Social Research (4th edition). Londres: Red Globe Press.
- Social Research Methods: Bryman, A. 2012 New York: Oxford University Press
- The Practice of Social Science Research: Babbie, E. 2016 Boston: Cengage Learning.
- Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches: Creswell, J. W. & Creswell, J. D. 2022 Los Angeles, CA: Sage