Currículo

Temas e Debates em Sociologia Económica TDSE-DSEO

Contextos

Groupo: Sociologia Económica e das Organizações 2016 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objetivos estão agregados em quatro domínios nucleares: a) facilitar o conhecimento dos debates atuais com referencial teórico, na área da sociologia económica, de modo a possibilitar a identificação das correntes de pensamento e das problemáticas societais mais significativas; b) desenvolver o pensamento analítico acerca das dinâmicas do sistema socioeconómico no qual múltiplos actores e grupos de interesse divergentes actuam; c) possibilitar a aquisição dos instrumentos teórico-conceptuais que permitam, de uma forma acessível, sustentar uma estratégia de investigação; d) analisar criticamente o quadro teórico-conceptual existente, à luz de novos desafios de investigação, situações ou casos concretos e de propor contributos alternativos.

Programa

O principal propósito é proporcionar aos alunos o contacto com temas atuais de debate e investigação na área da Sociologia Económica. Os temas encontram-se estruturados em quatro grandes eixos, que correspondem a linhas recentes de pesquisa enquadradas na sociologia económica: - Instituições e mercados: este eixo incide em investigação recente baseada na evolução dos mercados e das várias instituições que os integram ou regulam. - Mudança social: Marisa Gaspar abordará questões relacionadas com o turismo e a construção de novas identidades nas sociedades contemporâneas; João Peixoto abordará os desafios atuais das migrações globais. - Ambiente e sociedade: Idalina Sardinha desenvolverá o uso do conceito da sustentabilidade no contexto atual português, e Sofia Bento abordará a construção de instrumentos participativos na governança do ambiente.

Método de Avaliação

A avaliação baseia-se na realização de um trabalho sobre um dos temas apresentado pelos intervenientes. Cada interveniente disponibiliza no início do semestre artigos permitindo ao aluno efetuar a escolha de problemática a tratar. O trabalho avalia as competências analíticas e de síntese dos alunos sobre o tema escolhido.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 174.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Introduction: the embeddedness of economic markets in economies.In: The Laws of the Markets: Callon, Michel 1998 Oxford: Balckwell Publishers, pp. 1-57.
  • Corporate Social Responsibility:: Carroll, Archie B. & Brown, Jill A. 2018 A Review of Current Concepts Research and Issues. In Weber, J . & Wasleleski, D. (Eds.) Corporate
  • Participation in Transition(s): Reconceiving Public Engagements in Energy Transitions as Co-Produced: Jason Chilvers & Noel Longhurst 2016 Emergent and Diverse, Journal of Environmental Policy & Planning, 18 (5), 585-607.
  • De-exoticizing Tourist Travel: Everyday Life and Sociality on the Move: Larsen, Jonas, 2008 Leisure Studies 27(1): 21-34.
  • Economic markets as calculative collective devices: Callon Michel, Muniesa Fabian 2005 Organization Studies, n° 26, p. 1229-1250.
  • Constructing a Market, Performing Theory: The Historical Sociology of a Financial Derivatives Exchange: Donald MacKenzie and Yuval Millo. 2003 American Journal of Sociology 109(1): 107-45.

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre