Sumários
Apresentação do Projeto de Competitive Intelligence
15 Dezembro 2016, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
Apresentação do Projeto de Competitive Intelligence - Briefing Decisional. Discussão dos projetos e das apresentações.
Análise Qualitativa e Quantitativa. Construção de Cenários. A Interação com os Decisores. Sistemas de Competitive Intelligence
9 Dezembro 2016, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
» Feedback e discussão dos KITs e KIQs.
» Recolha de dados e de informação: os processos de horizon scanning. Investigação primária e secundária. A utilização da internet.
» Uma linguagem para os processos de scanning, CI e construção de cenários. Rácios financeiros: papel e exemplos. Ferramentas: diversidade e escolha.
» Cenários: definição e distinção da previsão . A natureza e a forma de construção de cenários da escola lógico-intuitiva. Exemplos. A interação com os decisores: orientações. Organização, funções/atividades e resultados de equipas de CI nas empresas. Sistemas e plataformas de CI e de apoio a processos de CI.
Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão (concl.).
24 Novembro 2016, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
» " I ndustry dissonance "; foco e timing ; processo KIT/KIQ's; o " briefing "; protocolo KIT; exemplos.
Recolha de dados e de informação e o processo de acesso a fontes primárias e secundárias. Aspetos de natureza ética e legal em Competitive Intelligence. (cont.). Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão.
17 Novembro 2016, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
» Ética empresarial (concl). Práticas e dilemas éticos em Competitive Intelligence. Trabalhos de grupo: apresentações e discussão. (cont.)
» Lançamento do exercício KIT/KIQ's
Recolha de dados e de informação e o processo de acesso a fontes primárias e secundárias. Aspetos de natureza ética e legal em Competitive Intelligence.
10 Novembro 2016, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
» Ética empresarial. Trabalhos de grupo: apresentações e discussão. Relação com as responsabilidades cívicas, de cidadania e o conceito (e princípios) da sustentabilidade. Relação com a missão/valores do ISEG e com a "Carta de Direitos e Deveres do Aluno" do ISEG.
» Apresentação, feedback e discussão dos "pressupostos incontestados" e da análise PESTLE.