Sumários

Apresentação do Projeto de Competitive Intelligence

15 Dezembro 2016, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

Apresentação do Projeto de Competitive Intelligence - Briefing Decisional. Discussão dos projetos e das apresentações.


Análise Qualitativa e Quantitativa. Construção de Cenários. A Interação com os Decisores. Sistemas de Competitive Intelligence

9 Dezembro 2016, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

» Feedback e discussão dos KITs e KIQs.

»  Recolha de dados e de informação: os processos de horizon scanning. Investigação primária e secundária. A utilização da internet.  

» Uma linguagem para os processos de scanning, CI e construção de cenários. Rácios financeiros: papel e exemplos. Ferramentas: diversidade e escolha.

» Cenários: definição e distinção da previsão . A natureza e a forma de construção de cenários da escola lógico-intuitiva. Exemplos. A interação com os decisores: orientações. Organização, funções/atividades e resultados de equipas de CI nas empresas. Sistemas e plataformas de CI e de apoio a processos de CI.


Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão (concl.).

24 Novembro 2016, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

»  " I ndustry dissonance "; foco e   timing   ; processo KIT/KIQ's; o " briefing   "; protocolo KIT; exemplos.


Recolha de dados e de informação e o processo de acesso a fontes primárias e secundárias. Aspetos de natureza ética e legal em Competitive Intelligence. (cont.). Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão.

17 Novembro 2016, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

» Ética empresarial (concl). Práticas e dilemas éticos em Competitive Intelligence.  Trabalhos de grupo: apresentações e discussão. (cont.)

» Lançamento do exercício  KIT/KIQ's


Recolha de dados e de informação e o processo de acesso a fontes primárias e secundárias. Aspetos de natureza ética e legal em Competitive Intelligence.

10 Novembro 2016, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

» Ética empresarial. Trabalhos de grupo: apresentações e discussão. Relação com as responsabilidades cívicas, de cidadania e o conceito (e princípios) da sustentabilidade. Relação com a missão/valores do ISEG e com a "Carta de Direitos e Deveres do Aluno" do ISEG.

» Apresentação, feedback e discussão dos "pressupostos incontestados" e da análise PESTLE.