Sumários
O ciclo de Competitive Intelligence. Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão
3 Novembro 2016, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
» O ciclo de Competitive Intelligence.
» Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão. Intelligence : Precisa; Objetiva; Fácil de utilizar; Relevante; Oportuna.
» A importância dos pressupostos na tomada de decisão.
Análise do ambiente externo e interno (concl.).
27 Outubro 2016, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
» Aná lise da concorrê ncia no sector através do modelo das cinco for ç as competitivas de Michael Porter (discussão dos trabalhos de grupo)
» Capacidades, competências "core" e vantagem competitiva (discussão dos trabalhos de grupo)
» A análise da cadeia de valor.
Análise do ambiente externo e interno (cont.)
20 Outubro 2016, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
» Alguns efeitos da concorrência sobre a ação estratégica
» Componentes da análise interna e vantagem competitiva
» Apresentação e discussão dos trabalhos (Swot dinâmica).
» Capacidades, competências "core" e vantagem competitiva (introdução e lançamento de desafio).
Estratégia e o processo de gestão estratégica (concl.). Análise do ambiente externo e interno.
13 Outubro 2016, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
A visão, a missão, os objetivos da empresa como elementos da estratégia a longo prazo.
A Matriz de SWOT como instrumento de análise e diagnóstico da empresa: uma abordagem dinâmica. O ambiente externo, em geral. Estraté gia e concorrê ncia. O modelo das cinco for ç as competitivas de Michael Porter para a aná lise da concorrê ncia no sector.
Estratégia e o processo de gestão estratégica
6 Outubro 2016, 10:30 • ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES
Conceito de estratégia. Na origem a estratégia militar. A adoção do conceito pela gestão empresarial. O processo de gestão estratégica. O cenário competitivo do século XXI e a globalização da economia: a estratégia e as novas formas da competitividade.