Sumários

O ciclo de Competitive Intelligence. Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão

3 Novembro 2016, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

» O ciclo de Competitive Intelligence.

»  Identificar as necessidades de apoio à tomada de decisão.  Intelligence : Precisa; Objetiva; Fácil de utilizar; Relevante; Oportuna.

» A importância dos pressupostos na tomada de decisão.


Análise do ambiente externo e interno (concl.).

27 Outubro 2016, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

» Aná lise da concorrê ncia no sector através do  modelo das cinco for ç as competitivas de Michael Porter (discussão dos trabalhos de grupo)

» Capacidades, competências "core" e vantagem competitiva (discussão dos trabalhos de grupo)

» A análise da cadeia de valor.


Análise do ambiente externo e interno (cont.)

20 Outubro 2016, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

» Alguns efeitos da concorrência sobre a ação estratégica

» Componentes da análise interna e vantagem competitiva

» Apresentação e discussão dos trabalhos (Swot dinâmica).

» Capacidades, competências "core" e vantagem competitiva (introdução e lançamento de desafio).


Estratégia e o processo de gestão estratégica (concl.). Análise do ambiente externo e interno.

13 Outubro 2016, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

A visão, a missão, os objetivos da empresa como elementos da estratégia a longo prazo. 

A Matriz de SWOT como instrumento de análise e diagnóstico da empresa: uma abordagem dinâmica. O ambiente externo, em geral. Estraté gia e concorrê ncia. O modelo das cinco for ç as competitivas de Michael Porter para a aná lise da concorrê ncia no sector.


Estratégia e o processo de gestão estratégica

6 Outubro 2016, 10:30 ANTÓNIO MANUEL ALVARENGA RODRIGUES

Conceito de estratégia. Na origem a estratégia militar. A adoção do conceito pela gestão empresarial. O processo de gestão estratégica. O cenário competitivo do século XXI e a globalização da economia: a estratégia e as novas formas da competitividade.